Pode te parecer um retrocesso, mas muitos americanos continuam utilizando a internet discada como forma primeira de acessar os conteúdos dessa grande rede. O número gira em torno de 3,5 milhões de assinantes somente da AOL, aquela gigantesca empresa que viu seu negócio de dial-up encolher significativamente nos anos seguintes ao boom da banda larga na terra de Barack Obama.

Eu mesmo achava que o serviço de conexão discada estava com os dias contados nos EUA. Pode ser, mas ainda existem norte-americanos que preferem esse tipo de acesso. Uma pesquisa conduzida pelo instituto Pew faz dois anos inclusive mostrava que metade dos assinantes de dial-up naquela época não tinham qualquer intenção de migrar para a banda larga, cujo preço está bem acessível naquele país (e no Brasil também, ao menos para a classe média).

Modem de 56 kbps

Dentre os que continuam usando a banda estreita — era assim que chamavam o dial-up — mais da metade afirmam que o preço da banda larga tem que cair. Acredite se quiser…

Na época de ouro da AOL havia nada menos que 26,5 milhões de assinantes da conexão mais vagarosa. Isso lá em 2002, nos idos em que a empresa se juntou com a Time Warner para virar um grande conglomerado de serviços de internet e televisão por assinatura. Atualmente são só 3,5 milhões, e a tendência é que o número continue caindo. O estudo do Pew dava conta de 6,3 milhões de assinantes em 2009, o que significa que a quantidade de gente que paga pelo dial-up caiu quase pela metade desde então.

Atualmente o negócio da AOL é outro. Eles querem se fortalecer como portal de conteúdo. Estão de olho no mercado de publicidade. Para tanto, têm comprado websites importantes como o noticioso Hunffington Post e o blog DownloadSquad. O TechCrunch também faz parte da rede de sites da AOL e continua muito bem, mesmo depois de Michael Arrington, seu fundador, ter deixado a redação do site.


(Vídeo do YouTube)

Gostaria que o iG se manifestasse para dizer se ainda tem usuários de internet discada. O mesmo vale para o UOL.

Com informações: Technolog

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hélder
Não troco minha GVT por nada.
Vinnicius
ALOL.com
Vinnicius
E eu reclamando da minha velox de 1Mb. Mas ler noticias como essa, me remete aos tempos de acessar depois da meia noite e ter que baixar o volume do alto falante pra não acordar minha mãe com o barulho do modem discando. [ahhhh, bons tempos]
Kowalski
Nesse tempo, nosso querido filósofo Thássius ainda não tinha lido "O Mundo de Sofia" nem sabia quem era Franz Kafka... :D
@jackwithoneye
Super 11 FTW
@LBKatan
Época que eu jogava Elifoot! lol
@LBKatan
E o Click21? Orolix? Cheguei a ganhar aproximadamente R$30 a cada dois meses sem usar muito! Velhos tempos...
@TatoGomes
Eu acho que eu tinha uns 200 desses CDs! kkkkkkkkkkkk! Toda semana jogavam um na minha casa! =D
@TatoGomes
Bons tempos de chat da UOL... E lembrar que eu baixava Championship (depois Football) Manager, que devia ter uns 100 ou 200 Mb, em uma semana quase. Acho que era mais legal assim. Crescia a expectativa. =D
Jorge
Uol e IG não sei, sei que o terra tem uma quantidade surpreendente de usuários ainda.
@mauraoemau
E bons tempos, naquela epoca o sites eram diferente sem design e tudo mais.
Alex Ribeiro
Eu comecei com um US Robotics de 1400Kbps :] Tempos difíceis aqueles.
@michelblopes
E eram mesmo. Bate-papo do UOL: Quem nunca teclou por la? Boa parte das minhas musicas foram baixadas nessa epoca. Mas mesmo precariamente, acho que foi a epoca mais (in)produtiva da minha vida. =')
Bruno Cabral
A conexão na minha faculdade era tão lenta que tive que instalar o Squid no meu Linux...
vinnicius
Eu ri com o GVT Boys. Enquanto isso estou esperando a promessa da GVT de expandir a cobertura, ela disse isso em Junho. Assim como estou esperando a TV digital desde 2009. O país está tecnologicamente defasado sim, com certeza. Pelo menos nos EUA devem ser 56kbps. No tempo que sofri com a discada, eu não pagava pela internet e sim por escutar uma musiquinha e o tom de ocupado. Eu ainda tenho um CD da AOL =)
Exibir mais comentários