Início » Telecomunicações » AOL continua com 3,5 milhões de assinantes de dial-up nos EUA

AOL continua com 3,5 milhões de assinantes de dial-up nos EUA

Avatar Por

Pode te parecer um retrocesso, mas muitos americanos continuam utilizando a internet discada como forma primeira de acessar os conteúdos dessa grande rede. O número gira em torno de 3,5 milhões de assinantes somente da AOL, aquela gigantesca empresa que viu seu negócio de dial-up encolher significativamente nos anos seguintes ao boom da banda larga na terra de Barack Obama.

Eu mesmo achava que o serviço de conexão discada estava com os dias contados nos EUA. Pode ser, mas ainda existem norte-americanos que preferem esse tipo de acesso. Uma pesquisa conduzida pelo instituto Pew faz dois anos inclusive mostrava que metade dos assinantes de dial-up naquela época não tinham qualquer intenção de migrar para a banda larga, cujo preço está bem acessível naquele país (e no Brasil também, ao menos para a classe média).

Modem de 56 kbps

Dentre os que continuam usando a banda estreita — era assim que chamavam o dial-up — mais da metade afirmam que o preço da banda larga tem que cair. Acredite se quiser...

Na época de ouro da AOL havia nada menos que 26,5 milhões de assinantes da conexão mais vagarosa. Isso lá em 2002, nos idos em que a empresa se juntou com a Time Warner para virar um grande conglomerado de serviços de internet e televisão por assinatura. Atualmente são só 3,5 milhões, e a tendência é que o número continue caindo. O estudo do Pew dava conta de 6,3 milhões de assinantes em 2009, o que significa que a quantidade de gente que paga pelo dial-up caiu quase pela metade desde então.

Atualmente o negócio da AOL é outro. Eles querem se fortalecer como portal de conteúdo. Estão de olho no mercado de publicidade. Para tanto, têm comprado websites importantes como o noticioso Hunffington Post e o blog DownloadSquad. O TechCrunch também faz parte da rede de sites da AOL e continua muito bem, mesmo depois de Michael Arrington, seu fundador, ter deixado a redação do site.


(Vídeo do YouTube)

Gostaria que o iG se manifestasse para dizer se ainda tem usuários de internet discada. O mesmo vale para o UOL.

Com informações: Technolog

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hélder
Não troco minha GVT por nada.
Vinnicius
ALOL.com
Vinnicius
E eu reclamando da minha velox de 1Mb.

Mas ler noticias como essa, me remete aos tempos de acessar depois da meia noite e ter que baixar o volume do alto falante pra não acordar minha mãe com o barulho do modem discando. [ahhhh, bons tempos]
Kowalski
Nesse tempo, nosso querido filósofo Thássius ainda não tinha lido "O Mundo de Sofia" nem sabia quem era Franz Kafka... :D
@jackwithoneye
Super 11 FTW
@LBKatan
Época que eu jogava Elifoot! lol
@LBKatan
E o Click21? Orolix? Cheguei a ganhar aproximadamente R$30 a cada dois meses sem usar muito! Velhos tempos...
@TatoGomes
Eu acho que eu tinha uns 200 desses CDs! kkkkkkkkkkkk! Toda semana jogavam um na minha casa! =D
@TatoGomes
Bons tempos de chat da UOL... E lembrar que eu baixava Championship (depois Football) Manager, que devia ter uns 100 ou 200 Mb, em uma semana quase.

Acho que era mais legal assim. Crescia a expectativa. =D
Jorge
Uol e IG não sei, sei que o terra tem uma quantidade surpreendente de usuários ainda.
@mauraoemau
E bons tempos, naquela epoca o sites eram diferente sem design e tudo mais.
Alex Ribeiro
Eu comecei com um US Robotics de 1400Kbps :]
Tempos difíceis aqueles.
@michelblopes
E eram mesmo. Bate-papo do UOL: Quem nunca teclou por la?
Boa parte das minhas musicas foram baixadas nessa epoca. Mas mesmo precariamente, acho que foi a epoca mais (in)produtiva da minha vida. =')
Bruno Cabral
A conexão na minha faculdade era tão lenta que tive que instalar o Squid no meu Linux...
vinnicius
Eu ri com o GVT Boys. Enquanto isso estou esperando a promessa da GVT de expandir a cobertura, ela disse isso em Junho. Assim como estou esperando a TV digital desde 2009.

O país está tecnologicamente defasado sim, com certeza. Pelo menos nos EUA devem ser 56kbps. No tempo que sofri com a discada, eu não pagava pela internet e sim por escutar uma musiquinha e o tom de ocupado.

Eu ainda tenho um CD da AOL =)
Bruno Cabral
Já eu, adorei me livrar daquilo.
Me lembro de quando tinha uma LAN HOUSE com internet DISCADA.
Eu usava servidor Linux e o proxi Squid pra disfarçar a lentidão,
e conseguia. O Linux mantinha um cache da rede, deixando a navegação
bem mais rápida. Já que 90% acessavam o Orkut.
vinnicius
Eu sei disso. A 3G da TIM é triste e nunca pegou em 3G, somente em EDGE, pelo menos para mim. Coloquei a da Oi e está bem melhor. Aconselho testar.
vinnicius
Eu não moro no interior mas a GVT tem uma cobertura minúscula na minha cidade. Ou usamos uma internet wireless que chamam de via rádio por aqui, ou usamos 3G. Eu uso a 3G da Oi e ela está excelente, enquanto a wireless chega aos 70kbps com sorte.
Bruno Cabral
No estado do Rio de Janeiro, sempre que o Oi lixo cai, tem que recorrer
a internet discada.
vinnicius
Tem diferenças. A 3G da Oi está ótima, mas a da Claro vive caindo e a TIM possui uma cobertura 3G péssima e limitada.
1MB parece muito pouco para os usuários da NET e GVT, mas por aqui o que ainda reina é a internet Wireless, chamada de via-rádio, que em dias de sorte chegam aos 70kbps e vivem caindo, assim como a 3G da Claro.

Enquanto GVT não chega, me contento com a Oi 3G, que está com um serviço muito bom aqui, quase nunca cai.

Detalhe: GVT tem uma cobertura minúscula aqui por enquanto.
Bruno Cabral
Só uma correção...
Nunca chega a 56Kbps. Na melhor as hipóteses, chegara a 52,333Kbps no Linux e a 50,6 no Windows XP ou 7
Kowalski
Aqui, no Nordeste e Norte, há muitos que usam acesso discado à Internet. Não há opção principalmente no interior...
Ryo
Ouso dizer que eram bons tempos.
ricardo
Se esses números fossem do Brasil os "GVT Boys" já estariam indignados com o fato de, em pleno século XXI, ainda existirem pessoas que não usam banda larga. E estariam bradando o quanto este país está tecnologicamente defasado. Mas como é na terra do tio sam...
caRIOca
Eu uso o 3G da TIM que tem horas é bem pior que dial-up. :(
@michelblopes
A Telecômica cobra R$29,90 pelo acesso discado com navegação ilimitada. Meus vizinhos tentaram assinar o Speedy e não conseguiram. Então assinaram este plano. Ainda bem que eu já tenho meu Speedy lindo de 500 Kbps que funciona muito bem e que a Lixofônica presta um suporte divino.
@michelblopes
Que boy!
Petter
Cara trabalhei muito com notebook com essas famigeradas placas PCMCIA, tenso.
Yangm
...de memória RAM.
Yangm
Isso me lembrou da época em que eu só entrava na internet quando era horário reduzido, e que nenhum computador precisava mais de que 512Mb.
Vinicius Kinas
Meu tio tem até hoje internet discada porque ele usa uma vez por semana, por algumas horas, no máximo.

Mas eu lembro muito bem do barulho da internet discada. E como ela me salvou algumas vezes que a ADSL da BrT não funcionava.

Falando nisso, esse servidor de 56k tá com problema na conexão hein? Normalmente era mais tranquilo pra conectar (quando não tava ocupado).
@n2o_manoel
Poxa, você era rico
Marcos
Depois de fazer um upgrade na minha GVT de 15 para 35 megas ( to contando os minutos pra ver como é essa internet "cavala" da GVT ), ao ler essa reportagem me deu uma saudade daquele "barulhinho" da discada na hora de conectar...rsrsrsrsrs
@AntonioVeras
E o Ibest? :P
@felipeautran
Lendo esse texto parece que não existem americanos pobres que não possam pagar por uma banda larga. Não é que eles preferem internet discada, é porque não devem poder pagar.

Aqui, então, com certeza tem um número altíssimo de usuários de internet discada.
Eduardo Lara
UOL e IG com internet discada? Com certeza! Existem muitas localidades que o speedy ainda não está disponível em São Paulo. Isto sem dizer dos outros estados no Brasil.
Rodrigo Fante
Em 97/98 eu tinha uma placa 14400 para inserir no notebook, coisa linda.
C6
podem ate usar discada ,mais garanto que por la os 56K é 56K de verdade,diferente daqui do Brasil,que as vezes alguns usuarios precisam de mais de 1 discada pra conectar.
Everton Favretto
Imagino que quem ainda use dial-up(lá ou aqui) ou faça uso bem esporádico, que sai mais em conta que assinar uma banda larga que vai ficar parada boa parte do tempo ou realmente não tenha outra opção.
LkSvn
nostalgia lol
Alisson Kalinke
Sim sim, eu mesmo usava 33.6k em um US. Robotics.

To imaginando hoje, onde a taxa de transferência do meu torrent fica em 1.6 MB.

Tenso.
Gustavo Santana
Naquela época? Era pra pouquíssimos!
Marcelo Baidu
Pode ter certeza que discada é melhor/igual a essa 3G oi/tim/claro, que alias custa bem caro comparado ao serviço "dado" aos seus clientes.
Alisson Kalinke
56k.

Tenso.