Início » Aplicativos e Software » B2G, o sistema móvel da Mozilla, está em teste

B2G, o sistema móvel da Mozilla, está em teste

Avatar Por

O time de engenheiros da Mozilla segue a todo o vapor desenvolvimento a plataforma para celulares que a empresa pretende lançar num futuro próximo. O Boot to Gecko (B2G) anunciado em julho de 2011 ganha forma aos poucos com a colaboração da comunidade — como em tudo que diz respeito ao mundo da Mozilla.

As informações acerca do B2G ainda são poucas. De modo geral, se trata de um sistema focado na web, tirando total proveito dos padrões web (aqueles que a Mozilla faz questão de defender, até mesmo devido ao produto carro-chefe Firefox). Também sabemos que o futuro sistema está em testes internos, mas até agora não houve qualquer demonstração pública de suas funcionalidades.

Na página do projeto há o seguinte esquema com possíveis funcionalidades da plataforma móvel. Não se trata de nada muito polido ou próximo de ser finalizado, como você pode ver. As ideias ainda estão no início.

Back to Gecko: em teste. (Clique para ampliar)

Pelo menos um detalhezinho muito me lembrou do Google Android: a barra de notificações no topo da tela. Os críticos da Apple dizem que a empresa copiou o recurso do sistema do Google no iOS 5, primeira versão da plataforma com o tal do Notification Center habilitado. O B2G da Mozilla parece ir pelo mesmo caminho (seja ele bom ou ruim).

A gente deve ver uma versão funcional do B2G só no primeiro trimestre do ano que vem. Se depender da Mozilla, o primeiro celular rodando o sistema deve aparecer no segundo trimestre de 2012.

Com informações: Ubergizmo

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fer
Na verdade, a própria barra em si é a do android, bem, tomará que esse system não seja o primeiro a copiar aquele coco, para ser educado e não definir melhor!
Turdin
Se for pesado como o navegador, pode preparar um Quad Core.
Rafael
A patente da Apple define que uma imagem deve ser deslizada de um ponto predefinido para outro desbloquear, o que não acontece no Android, WP7, Win8, nem nas imagens desse artigo mostrando o sistema da Mozilla.
Rodrigo
Tem gente que ainda acha que Linux é só pra servidores, ou na casa de uns poucos nerds sem vida social...
Claudio H.
"Capaz da Apple processar só por usar a imagem do iPhone no exemplo =X" Isso sim seria hilário!
Henrique
@Guilherme Macedo C. Eu to usando mac e mesmo nele, não consigo passar um dia (de trabalho) sem depender do terminal. Linux eu nem mesmo sonho em usar sem linha de comando.
@julianleno
me parece uma chupinhada fatal do Meego por vários motivos: - Forma de desbloqueio idêntica. - Conceito de Swipes. - o desenho dos Ícones. - a disposição de ícones em grade 4x4 ahhh e a barra de notificações já veio antes no Android e Symbian Belle, parece que o iOS5 foi o último a chegar com essa "novidade" olhando bem pode-se até dizer que é um Meego Harmattan em um iPhone 3GS
@julianleno
até meu Nokia lanterninha tem! :)
@wesleyjefferson
A primeira imagem já infringe a patente da Apple de deslocar alguma coisa numa direção pré-definida para desbloquear o aparelho. Engraçado é que quando a Apple copia, os appletards não falam nada. Mas quando as outras copiam, devem arder no mármore do inferno.
Rodrigo Fante
Isso é gente que nunca mexeu em Linux que tem menos de 1% do mercado, o Firefox com 25% tem muito mais usuários e está instalado em quase todo computador, ou seja, todo mundo tem contato com ele, diferentemente do Linux, não vejo onde a comparação pode ser válida.
@TatoGomes
Tem meia dúzia de rabiscos aí e o povo já tá falando que é cópia, que parece com fulano misturado com ciclano...
Rodrigo
Só faltou dizer que itens dispostos em listas também foi idéia da Apple...
Guilherme Macedo C.
Até hoje falam que pra usar Linux tem que usar linha de comando, pra vc ver.
Rafael
Realmente esse é um detalhe crucial pra saber se eu vou comprar ou não.
Rafael
Até meu Tamagotchi
Exibir mais comentários