Como excluir o Facebook definitivamente

Veja o passo a passo de como excluir sua conta do Facebook de forma permanente pelo celular ou pelo computador

Melissa Cruz Cossetti Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Ícone do Facebook
Ícone do Facebook (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

Com o surgimento de novas redes sociais, optar por excluir o Facebook é algo comum, já que alguns usuários deixam de usar a plataforma naturalmente. O processo é bem intuitivo e pode ser feito tanto pelo celular quanto pelo computador. Veja, a seguir, como fazer o processo corretamente.

Tempo necessário: 5 minutos

O processo de excluir uma conta do Facebook é bem simples e leva poucos minutos para ser feito. Veja abaixo como fazer pelo aplicativo no Android e no iOS:

  1. Abra o menu de três barras

    Ao abrir o aplicativo, toque no menu de três barras posicionado no canto inferior direito no iPhone e no canto superior direito no Android; menu facebook

  2. Acesse as configurações do seu perfil

    Role um pouco a tela e toque na opção “Configurações e privacidade”;configurações facebook

  3. Clique em “Configurações”

    Selecione a primeira opção que aparece na tela, “Configurações”;configurações de conta facebook

  4. Vá para “Acesso e Controle”

    Nas opções de conta, clique em “Acesso e controle”;configurações de controle facebook

  5. Clique em “Desativação e exclusão”

    Das duas opções que aparecem; clique em “Desativação e exclusão”;excluir facebook

  6. Selecione a opção “Excluir conta”

    Ao selecionar a opção “Excluir conta”, clique no botão azul “Prosseguir com a exclusão”. Depois é só seguir os outros passos que aparecerão na tela.conclusão excluir facebook

Pronto! A partir deste momento, o Facebook iniciará o processo de exclusão. Para recuperar o perfil, basta entrar novamente na conta desejada e tocar em “Cancelar exclusão” no pop-up que surgirá na tela. Lembrando que o acesso só será retomado caso o login tenha sido feito no período de 30 dias.

Para aqueles que utilizam o computador, existe uma forma ainda mais simples de excluir conta: pelo link direto.

  1. Faça login no seu Facebook e acesse o link facebook.com/deactivate_delete_account;
  2. Selecione a opção “Excluir conta”, para excluir permanentemente;
    link direto excluir facebook pelo computador
  3. Confirme e finalize o processo seguindo as orientações da página.

O que acontece quando exclui o Facebook?

A exclusão do Facebook é permanente, ou seja, você não poderá recuperar a conta após os 30 dias a partir da solicitação, período em que é possível cancelar a exclusão. Além disso, todos os seus conteúdos e informações compartilhados com a rede social serão apagados, assim como o seu Messenger e todas as mensagens enviadas por lá.

Uma dica importante para quem for fazer o processo é, caso queira salvar o conteúdo do seu perfil, baixar uma cópia das suas informações. Dessa forma, você tem um backup de tudo que foi construído por você na rede social, como fotos, vídeos e mensagens.

Qual a diferença entre desativar ou excluir o Facebook?

Quando você opta por desativar o Facebook, sua conta fica indisponível para seus amigos, mas seu perfil e tudo o que ele abriga ficam guardados e você consegue acessá-los quanto reativar fazendo login novamente. Agora, se você excluir o seu Facebook, todos os dados armazenados serão perdidos. Vale lembrar: as mensagens trocadas pelo Messenger continuarão acessíveis pelos seus amigos e não vão desaparecer.

O que acontece se eu desativar minha conta? Posso reativar?

Você pode reativar um Facebook desativado quando quiser. Basta entrar novamente na sua conta, simples assim.

Se eu desativar o Facebook, posso continuar usando o Messenger?

Se desativar, sim, você ainda pode conversar com amigos no Messenger. Aliás, sua foto do perfil do Facebook continuará visível em suas conversas no Messenger e outras pessoas podem procurar você para enviar uma mensagem via mensageiro. Mas ao excluir o Facebook permanentemente, você também perde o Messenger.

Se eu excluir minha conta definitivamente, posso recuperá-la?

Não será possível recuperar a sua conta e o processo só termina 30 dias após a solicitação. Durante esse período, caso você entre novamente no seu perfil, a solicitação de exclusão será cancelada. Além disso, segundo o Facebook, pode levar até 90 dias para que os dados armazenados nos sistemas de backup do Facebook sejam excluídos;

Quando exclui o Facebook, os amigos ficam sabendo?

Se os amigos entrarem na conta, verão que não há mais informações sobre o perfil, então saberão que o perfil foi excluído.

Posso excluir o Facebook de outras pessoas?

A resposta é sim. No entanto, o processo é mais complexo. Se um amigo ou familiar for mental, ou fisicamente incapaz de manter a própria conta do Facebook, a rede social pode avaliar removê-la na plataforma. Você precisa preencher o formulário de “Solicitação especial para conta de pessoa clinicamente incapacitada ou falecida”.

Posso excluir um Facebook antigo que não sei mais o login e a senha?

Nesse caso, você deverá, primeiro, fazer a recuperação desse Facebook antigo. Depois, é só seguir o processo de exclusão descrito nos tutoriais acima.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados