Início » Internet » Próxima versão do Silverlight pode ser sua última

Próxima versão do Silverlight pode ser sua última

Avatar Por
8 anos atrás

Enquanto a Adobe enterra o Flash para plataformas móveis sem cerimônia e joga uma pá de cal no seu desenvolvimento, a Microsoft pode ter ideias semelhantes na cabeça em relação à versão para desktops do seu próprio Silverlight. Segundo fontes da ZDNet, a Microsoft está para liberar o Silverlight 5, a próxima versão do seu plugin e que também deverá ser sua última.

Segundo o site, diversos clientes e parceiros da Microsoft estão sendo avisados de que a empresa planeja interromper o desenvolvimento do seu plugin depois que essa versão for liberada. Nenhum dos clientes, no entanto, soube informar ao certo se a Microsoft planeja continuar liberando atualizações de segurança para o Silverlight 5 e por quanto tempo.

O Silverlight 5 foi anunciado em 2010 e já existe até um Release Candidate do programa disponível para download, embora a versão final ainda não tenha uma data exata para ser liberada. E ele vai trazer diversas novidades, como suporte a decodificação de H.264 por aceleração de hardware, controle remoto e melhoria no gerenciamento de DRM.

E não é como se o Silverlight não fosse importante para a web. Grandes sites de distribuição de conteúdo e streaming de vídeos preferem esse plugin por ele oferecer maior segurança contra captura de imagens e possivelmente até maior qualidade do que o Flash. Não é a toa que ele é usado no Netflix, por exemplo.

Por isso mesmo, assim como o Flash, ele vai continuar a ser usado até que uma falha colossal seja descoberta ou as empresas encontrem uma solução melhor para distribuir conteúdo. O que vier primeiro.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.