Início » Internet » Próxima versão do Silverlight pode ser sua última

Próxima versão do Silverlight pode ser sua última

Avatar Por

Enquanto a Adobe enterra o Flash para plataformas móveis sem cerimônia e joga uma pá de cal no seu desenvolvimento, a Microsoft pode ter ideias semelhantes na cabeça em relação à versão para desktops do seu próprio Silverlight. Segundo fontes da ZDNet, a Microsoft está para liberar o Silverlight 5, a próxima versão do seu plugin e que também deverá ser sua última.

Segundo o site, diversos clientes e parceiros da Microsoft estão sendo avisados de que a empresa planeja interromper o desenvolvimento do seu plugin depois que essa versão for liberada. Nenhum dos clientes, no entanto, soube informar ao certo se a Microsoft planeja continuar liberando atualizações de segurança para o Silverlight 5 e por quanto tempo.

O Silverlight 5 foi anunciado em 2010 e já existe até um Release Candidate do programa disponível para download, embora a versão final ainda não tenha uma data exata para ser liberada. E ele vai trazer diversas novidades, como suporte a decodificação de H.264 por aceleração de hardware, controle remoto e melhoria no gerenciamento de DRM.

E não é como se o Silverlight não fosse importante para a web. Grandes sites de distribuição de conteúdo e streaming de vídeos preferem esse plugin por ele oferecer maior segurança contra captura de imagens e possivelmente até maior qualidade do que o Flash. Não é a toa que ele é usado no Netflix, por exemplo.

Por isso mesmo, assim como o Flash, ele vai continuar a ser usado até que uma falha colossal seja descoberta ou as empresas encontrem uma solução melhor para distribuir conteúdo. O que vier primeiro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Não, você não me entendeu. Eu quis dizer que a Microsoft deveria começar do zero uma nova base para o sistema operacional universal para PC, Tablet, Netbook, Smartphone e o que mais vier pela frente usando a mesma linguagem em todas as versões, mudando um pouco aqui e acolá a interface, e aproveitando a reviravolta adotar uma linguagem que rode em qualquer arquitetura independente da arquitetura do processador mas como eu sabia que ter sempre alguém insistindo em coisas velhas (joguinhos, oi?), eu citei o modo de compatibilidade para programas programados em linguagens "obsoletas" (C [mais velho que eu xD], C++, VB, Delphi, C#, Java [pesado demais], Ruby[esse é legalzinho], Python[também], Assembly[outro vovô], etc). Eu acho que cabe ao sistema optimizar os programas para todas as arquiteturas não os programadores (afinal muitos desses são preguiçosos e não fazem uma versão 64 bits de certos programas, por exemplo). Parece que a preguiça é maior que a fome.
midnait
O dia que eu for obrigado a perder minha vida verificando } e ; é o dia de parar de programar. =)
@leozacche
Isso! aí a briga vai ficar nos codecs!
@cobalto
O silverlight é bastante usado para criar aplicações complexas que rodem direto no browser, só que essas aplicações costumam ter um público específicos (funcionários de empresas, sistemas específicos), não para ~a internet~. Na internet o flash já quebrava o galho e já era mais famoso.
Leandro de souza
Provavelmente pq poucos sites requeriam o silverlight. Essa historia da microsoft quere faze algo parecido com o flash nao se popularizou. Ele é otimo para streamings , porém um puglin as vezes inutilizavel pois o popular era o flash. Eu se fosse a microsoft , aplicaria essa ferramenta ja no windows 8...
alberson91
Nunca precisei usar nem mesmo no tempo que eu usava o Janelas, sinceramente não vai fazer a mínima falta para mim.
Rafael
*coice*
eduardo
Silverlight não é para fazer site... É para desenolver aplicações empresariais. O SL4 tem no mínimo 12 meses de suporte ainda e o SL5 terá também no mínimo 12 meses. Então nos próximos 2~3 anos SL continua sendo uma boa opção para sistemas que não vão rodar mobile (o que vem se tornando cada vez mais raro)... E os desenvolvedores Silverlight não precisam se horrorizar, pois desenvolver para Metro é quase igual a SL. Quem desenvolve pra WPF sem orientação a serviços que pode cair do cavalo. O SL foi uma ótima tecnologia da MS. Pena que ela vai morrer.
Vinicius Kinas
Como ter apenas uma opção de linguagem é uma coisa boa? Windows tem a infinidade de aplicativos que tem hoje porque é possível criar aplicações de C, C++, VB, Delphi, C#, Java, Ruby, Python, Assembly, etc (todos com suas bibliotecas e/ou interpretadores). Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, mas no final, todas se comunicam com o sistema operacional da mesma forma, suportando .NET, COM ou simplesmente a API nativa. Essa história de uma linguagem para todos governar é o que a Apple está implementando no OSX com a biblioteca Cocoa e o Objective-C. Existia uma API para C/C++ chamada Carbon, mas ela nunca foi portada para 64bits e o desenvolvimento foi descontinuado.
Vinícius
Padronização de Apps, boa sacada!
Yangm
Não se esqueça do HTML5 para aplicativos. Vai chover webthings (Web Designer, Web Developer etc) fazendo aplicativos para Metro Style (eu o/). Na verdade a Microsoft poderia simplesmente adotar uma única linguagem para todos os seus sistemas, mas isso demanda tempo e dinheiro além de ser obrigada a manter uma camada de compatibilidade por um certo tempo (olá Windows XP mode, como vai você?) e que no final das contas facilitaria a vida apenas dos desenvolvedores. Mas como sabemos que a Microsoft não é perfeccionista, isso vai demorar muito tempo para acontecer, nunca talvez. Enquanto isso ela vai "matando" seus plugins e simplesmente integrando as funções nos SO's. Estranho? Sim. Remendar aqui e acolá em vez de fazer uma revolução verdadeira é uma boa solução? Não. Porém é isso que eu vejo acontecendo.
midnait
A Microsoft acabou de lançar a mais incrível ferramenta de todos os tempos (LightSwitch, é com você!) e é baseada no SilverLight, permitindo rodar o 'compilado' tanto no desktop quanto no navegador. Se o plug-in acabar, como faz!? =D
Luiz Alberto Franco
Sobre isso, li outro dia que a Microsoft confirmou que no Windows phone 8, a base vai deixar de ser Windows CE e passa a ser Windows NT, o mesmo do Windows desktop. ;)
Vinícius
Se eu não me engano foco do Silverlight nunca foi servir como um Plugin para Web, esse era o foco do Flash, o Foco do Silverlight é pra criação de aplicativos
Vinícius
Uma das bases do Windows Phone é o Silverlight.. A base mesmo do Windows Phone é a mesma do software do ZuneHD que é baseado no Windows CE (Compact Embedded) O foco do Silverlight nunca foi servir como um Plugin para Web, esse era o foco do Flash, o Foco do Silverlight é pra criação de aplicativos
Exibir mais comentários