As lojas de e-commerce brasileiro que não cumprem seus prazos de entrega ou deixam de entregar os pedidos já sabem que os bem informados consumidores brasileiros vão reclamar. Seja em sites especializados, no Procon ou até mesmo xingando muito no Twitter, a reclamação será feita. E um nome que se tornou recorrente nesses casos de falha de entrega no Procon é o da B2W, a empresa controladora da Americanas.com, Submarino.com e ShopTime. Por causa disso, o órgão determinou a suspensão das atividades dos sites por 72 horas.

Captura do Diário Oficial da União

A decisão foi publicada no Diário Oficial de hoje e pelo que consegui decifrar com meu porco advoguês, ela diz que além de sair do ar, as empresas devem bloquear a compra de produtos por parte de consumidores que moram em São Paulo, o que parece ser um pouco redundante. (Atualização: a suspensão das atividades parece valer apenas para os sites e para o estado de São Paulo e, como bem lembrou o leitor Carlos Alves nos comentários, a B2W também vende pelo telefone).

Outro item importante na determinação é o pagamento de até R$ 2 milhões em multa por causa da não entrega de produtos, que vai de encontro ao artigo 48 do Código de Defesa do Consumidor. Como forma de embasar o pedido de suspensão das atividades o Procon cita que em 2010 a B2W registrou 1,4 mil reclamações no órgão, enquanto que até o primeiro semestre de 2011 esse número já passou de 3,6 mil.

Já tivemos determinações da justiça para tirar sites do ar antes, mas não lembro de nenhum grande site de comércio eletrônico sofrendo tal sanção (Atualização: a atenta leitora Inês lembrou que a Americanas.com já foi proibida de vender produtos no RJ), que certamente vai refletir nos lucros da empresa. A B2W, no entanto, ainda pode recorrer da decisão.

Com informações: Gemind, Estadão.

Atualização às 11:23
| A decisão diz que os sites devem suspender as atividades, mas não informa se eles devem sair do ar ou não. O texto e título do artigo foram modificados para refletir essas informações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Elayne Monte Alves
Eu comprei um produto nas americanas e já faz mais de 1 mês e nada . Decepcionada
O Velhinho in:

NÃO ACREDITO QUE NO MUNDO INTEIRO EXISTA UM LIXO DE ATENDIMENTO PIOR DO QUE O DAS LOJAS AMERICANAS!.... RECLAMEI DO ENDEREÇO ERRADO, CULPA DO VENDEDOR, A MENSAGEM FICA AVISANDO QUE A MENSAGEM ESTÁ SENDO ENVIADA, MAS NÃO É NUNCA, E A BOSTA DO TELEFONE É E PURA PERDA DE TEMPO E DINHEIRO!.... É SÓ ATENDIMENTO ELETRÔNICO PERGUUNTANDO A PUTA-QUE-PARIU E NÃO SE FALA O QUE REALMENTE SE QUER COM PESSOAS!
RESULTADO, PREJUÍZO, POIS TIVE QUE, ALÉM DE PAGAR FRETE CARÍSSIMO, LEVAR DE TÁXI O PRODUTO PARA O ENDEREÇO CERTO!

O Velhinho in:
NÃO ACREDITO QUE NO MUNDO INTEIRO EXISTA UM LIXO DE ATENDIMENTO PIOR DO QUE O DAS LOJAS AMERICANAS!.... RECLAMEI DO ENDEREÇO ERRADO, CULPA DO VENDEDOR, A MENSAGEM FICA AVISANDO QUE A MENSAGEM ESTÁ SENDO ENVIADA, MAS NÃO É NUNCA, E A BOSTA DO TELEFONE É E PURA PERDA DE TEMPO E DINHEIRO!.... É SÓ ATENDIMENTO ELETRÔNICO PERGUUNTANDO A PUTA-QUE-PARIU E NÃO SE FALA O QUE REALMENTE SE QUER COM PESSOAS! RESULTADO, PREJUÍZO, POIS TIVE QUE, ALÉM DE PAGAR FRETE CARÍSSIMO, LEVAR DE TÁXI O PRODUTO PARA O ENDEREÇO CERTO!
Bruno Almeida

Então você é mágica porque o Submarino foi fundada em 1999 e 20 anos atrás a Internet nem existia de maneira comercial no brasil.

Deidy Lopes
Gentee..não sei mais nem o que fazer realizei uma compra no site da shoptime e agora estou quebrando cabeça pois não consigo acessar o site com o e-mail que efetuei a compra,não consigo acompanhar meu pedido apenas entrei em contato por telefone ,e eles falarão que o produto estava com a transpostadora e que chegaria dia 19/11/15 mais estou sem saber o que fazer pois não posso nem aconpanhar o status do meu pedido,a minha primeira compra no site e já estou quebrando cabeça já reclamei no RECLAME AQUI aguardando a bondade da mesma para resolver meu problema!!
Maria Clara Brito Leão
Mercado livre não adianta comprar por que não entrega. Só casas Bahia, Americanas, Ponto Frio etc... que entrega......;
leila
Sou cliente SUBMARINO há mais de 20 anos, nunca tive problemas, inclusive minhas últimas compras chegaram sempre ANTES DO PRAZO, a última na semana passada, 16 de julho de 2015. Acho que esta notícia é plantada, manipulada e fantasiosa. Não acredito no poder do PROCON. Aliás, este sim, não serve pra nada, só para alardear e nada fazer. Não tem poder.
Joao Cordeiro
Mas promotor de justiça é para isso. O nome já diz. Mas no Brasil milhares são lesados e esses caras reclamando que não tem tempo (mas entram ao meio dia no serviço, recebem do estado, mas dão aula pela manhã, de noite e as vezes nos dois turnos. E recebem novamente. Como ter tempo para trabalhar no estado? Não precisamos ir muito longe para ver os abusos nas vendas pela net, é só ler os jornais e ver sites de reclamações.
Joao Cordeiro
Estamos em 2015 e algumas empresas continuam na mesma. Cobram o frete e para enviar uma caixa de 5 kg demoram mais de 10 dias dentro do estado de SP., onde o sedex não demora mais de 24h.
nara
Compro no shoptime a 15 anos ,sempre recebi tudo ,até antes da data marcada ,e quando algo deu problema foi rapidamente trocado .eu amo o shoptime.
Mariuza
O Shoptime é uma empresa que só pensa em vender, quanto a entrega não estão nem ai.
Claudio
Existem muitas outras empresas "com problemas". Algumas chegam até a usar o mesmo código de rastreamento dos correios para mais de uma entrega/cliente. Assim, o cliente só descobre “o engano” depois de muito tempo esperando. - Pesquisem no “Reclame Aqui” as empresas Cidade Urbano e Importa Eletro - http://www.reclameaqui.com.br/busca/?cx=008144464031947637647%3A7airzwxfigw&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=Cidade+Urbano&id=32664&BuscaTipo=E&x=47&y=25&BuscaTipo=G - http://www.reclameaqui.com.br/busca/?cx=008144464031947637647%3A7airzwxfigw&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=Importa+Eletro&id=32665&BuscaTipo=E&x=24&y=27&BuscaTipo=G
Luiz
Esse pessoal da B2W não perde por esperar, logo logo teremos amazon no Brasil ;) O Nível de serviço desse pessoal é ridículo, eles apostam na terceirização do principal eixo de seus negócios, a distribuição. Será que não aprendem a lição?
bruno
Eu acho é bom!
marigeli
Comprei através site de compra coletiva Clickon.com.br um tablet , NA loja www.apetrexo.com, desde o dia 29/09/2011, liguei inumeras vezes, mas nunca atende,só duas vezes que me atenderam- Camila e Vanessa - gravei as ligações, disseram que houve problemas na postagem, enviaram novamente o mesmo codigo SW255996135BR para ganharem tempo na malandragem. Se aparecer alguma propagranda dessa empresa no seu computador para comprar caiam fora que é fria. Já com americana.com sempre comprei e nunca tive problemas, às outras nunca comprei.
Exibir mais comentários