Início » Jogos » Valve admite invasão da base de dados do Steam

Valve admite invasão da base de dados do Steam

Avatar Por

O ano não está sendo muito bom para quem curte games. Em abril a base de dados da PSN foi invadida e acabou resultando no roubo de logins, senhas e outros dados dos seus usuários. Essa semana foi a vez da Valve, criadora e administradora da plataforma de jogos digitais Steam, sofrer um ataque similar. O ataque começou nos fóruns da empresa, mas pode ter comprometido bem mais do que apenas essa base de dados específica.

O ataque aconteceu no dia 6, mas em uma atitude um pouco Sony-style, assim que foi detectado pela Valve os fóruns foram tirados do ar supostamente “para manutenção”. Apenas ontem, depois de uma investigação e análise, a empresa admitiu que sua base de dados de jogadores. além da base de dados do fórum. podem ter sido comprometidas. E a palavra-chave aqui é mesmo “pode”: a Valve disse que não há evidências de que a base de dados foi roubada, mas não podem ter certeza de que ela não foi comprometida também.

Ainda assim, a empresa garante que todas as senhas e números de cartão de crédito estavam criptografados e armazenados com segurança, o que pode dificultar o uso deles pelos invasores. Segundo estatísticas públicas, o Steam tem picos diários de 3,8 milhões de usuários nos servidores e mais de 35 milhões ativos, então ataque de hackers é algo para o qual a Valve se prepara. Mas ainda assim uma brecha foi encontrada e usada para atacar a plataforma.

Outro alerta que a empresa deixa envolve a conhecida atitude de usar a mesma senha para vários sites. A internet é um lugar vasto então muitos usuários sucumbem à essa tentação. Mas como vimos com o caso da Sony em abril, essa não é uma atitude das mais inteligentes. Por isso a Valve diz que seria prudente que os usuários que usam a mesma senha no Steam em outros serviços as mudem de imediato. E eu adiciono que seria mais seguro mudar de atitude também.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Ainda bem que eu compro as edições de colecionador físicas e não online...
Kowalski
Eu prefiro jogar "offline" pois me junt com os amigos e a gente se diverte muito. É uma oportunidade de me socializar. Além disso, minha conexão não permite que jogue "online". Sem dúvida, é melhor do que ficar sozinho no PC, jogando contra pessoas desconhecidas, solitárias do mundo todo...
@virsso
ainda bem que eu pago a steam pelo paypal :P
@AntonioVeras
E a minha só tem letras.
Marcelo
Anonymus dinovo ?
Vinnicius
PSN fazendo escola?
Rodrigo Fante
tentei editar, mas não deu, tenho 27 para ser mais exato, acabei de conferir.
Rodrigo Fante
No meu caso, apareceu 8, mas tenho mais de 20.
marcoscs
vc ta enganado, cara, minha senha do steam tem 9 dígitos e é alfanumérica
marcoscs
baixe o keepass e seja feliz
marcoscs
tem alguns jogos que offline voce nem consegue jogar, como TDU2, por exemplo.
Smess
Valve tem que lançar o Half Life 3 neste mês e com 50% de desconto como pedido de desculpas.
@AntonioVeras
Mas a graça dos jogos hoje em dia é o on line. PC sem internet = peso de papel.
Vinicius Kinas
Não faz muito sentido isso, né? É como dizer que não come em um restaurante com medo de intoxicação alimentar =P
Rogerio Skylab
O numero de usuarios do Steam esta errado, Rafael. É tipo 10 vezes esse numero
Exibir mais comentários