Joia rara de Steve Jobs em seu último ano de reinado frente à Apple, o Lion aparentemente não vai tão bem das pernas como alguns analistas supunham até então. Dados levantados pela firma Chitika, especializada em métricas de publicidade, mostram que o OS X mais recente ainda está distante de tomar o primeiro lugar do Snow Leopard como sistema preferido dos usuários de Mac.

Review: Testamos e aprovamos o Mac OS X Lion

Os números da firma mostram o Snow Leopard com 56% de market share entre os donos de computadores da grife Mac. Em seguida aparece o Leopard, versão do sistema anterior ao leopardo das neves, com 22%. Já o Lion, versão mais atual do OS X, figura apenas na terceira posição com 16% de participação de mercado. É um sistema novo, certamente. Mas daqui a pouco completa 6 meses na Mac App Store para comprar e baixar sem ganhar musculatura como alguns esperavam.

Cabe lembrar que Chitika tem uma forma própria de mensurar e projetar essas informações. Pode ser que um ou outro número esteja em dissonância com a realidade, mas a diferença de percentuais — essa sim — é muito grande para desconsiderar.

Mission Control: novidade do Lion
Mission Control: novidade do Lion

O Instituto Tecnoblog de Pesquisas (!) declara que, entre o público que acompanha o site, o Lion já é maioria. Está em 55% das máquinas rodando o sistema da Apple. O Snow Leopard aparece na segunda colocação com 40% de participação (ainda é bastante).

Considerando-se os números gerais de sistema operacional, o Google Analytics instalado em nossas páginas mostra que o Windows continua líder com 75,6% de nossa audiência. Já o Mac OS (como era chamado anteriormente), em todas as suas versões, é adotado por somente 8,13% dos nossos leitores. Linux está ainda pior, com 5,25%.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados