Já esperávamos que com o anúncio do Android 4.0, também conhecido como Ice Cream Sandwich, uma leva de novidades chegassem com ele. E foi exatamente isso que o Google entregou: uma interface remodelada. um novo navegador web, melhor suporte a compartilhamento em redes sociais e vários outros. Uma das novidades foi o destravamento do celular por reconhecimento facial, que grava o rosto do dono do aparelho e só desbloqueia quando a câmera detecta esse rosto. Ao que parece o recurso pode ser enganado facilmente.

Como um dos primeiros celular a ter o Ice Cream Sandwich, o Galaxy Nexus é um dos aparelhos que pode ter o recurso de reconhecimento facial ativado. Mas de acordo com o vídeo abaixo, encontrado e publicado pelo pessoal do Phandroid, basta que você tire a foto da pessoa dona de um Galaxy Nexus e mostre-a na tela para a câmera frontal no aparelho que ele será desbloqueado.


(Vídeo no YouTube)

O cara que postou o vídeo garante que ele usou o próprio rosto como forma de criar a senha e não a sua foto no Galaxy Note. Mas ainda assim, você espera que os engenheiros de software do Google responsáveis pelo Android teriam pensado nessa possibilidade. Seria necessário um trabalho maior nessa funcionalidade específica, analisando traços do rosto, profundidade e outros elementos para verificar que não era uma superfície plana. Mas seria possível.

Acho que os engenheiros pensaram que destravar o celular com uma foto do rosto seria algo óbvio demais e não se prepararam para essa situação. E deu no que deu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Italo Oliveira Sousa
No meu celular nao tem esse modo de bloqueio como faco pra colocar?e o sistema android dele e:4.0.4
Maria Fernanda Mattos
qual e o nome do aplcativo
Rardgi
Se o cara perder a cara, a ultima coisa que ele vai pensar e no seu celular nesse momento rsrs....
ricardo
Esse recurso é tão promissor quanto o leitor de digitais, que já foi merecidamente abandonado em notebooks. Prefiro usar uma senha, e pronto. Para quê mexer no que já está bom?
Tiago Coimbra de Araújo
Padrão de segurança Android, alguem tinha dúvida ?
@Ronyan_
fail.
Ramon Melo
Não gostaram? O Atrix tem leitor de impressão digital, comprem e sejam felizes.
Ramon Melo
O Kinect não é capaz de diferenciar fotos de rostos verdadeiros. Meu irmão mais novo consegue logar na minha conta usando uma foto minha como "máscara".
@iJeanCarlos
Prefiro o "Slide to Unlocked".
@itsmeLT
Hã, ela pede para a pessoa piscar várias vezes agora, aí sim libera a venda. Comentei isso lá em cima.
@itsmeLT
As máquinas de cigarro no Japão têm reconhecimento facial. Elas, através do rosto da pessoa, detecta se ela é maior de idade. Mas ela pede para que a pessoa pisque várias vezes e bem rápido, assim, a máquina não será enganada se lhe for mostrada uma foto.
@ReiVersuri
Se ladrão roubar seu aparelho e sua carteira estará feito, todos andam com o RG (alguns com fotos da esposa, marido, namorada (o), gato, cachorro, santa, etc).
Rafael The Mist
Grande besteira. Acredito que ninguém achou que esse recurso era uma evolução de algo top secret da CIA. Ou achou?
@brunossn
Ué, se não é forma de segurança, não é mais prático não colocar senha alguma?
Fabio
Porque? se o cara enfaixar a face vai ver o que depois ?. Sentir a vibração do aparelho? kkk aff' isso foi tão #fail
Exibir mais comentários