iOS 5.0.1 permanece com problema na bateria para alguns

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

A atualização 5.0.1 do iOS chegou na semana passada e listava, dentre outras coisas, a resolução do problema de vida de bateria dos iPhones. Desde a atualização para essa versão do sistema alguns usuários dos três últimos modelos de celular da Apple reclamaram da vida de bateria menor do que a esperada. E isso inclui até o 4S, que é vendido com o iOS 5 já instalado. Mas parece que nem todos os iPhones tiveram sua vida de bateria restaurada para o normal.

Atualização OTA: resolve bugs, causa outros

Algumas horas depois da atualização, usuários já reclamavam nos fóruns da Apple. Alguns relatavam melhorias, mas outros diziam que os problemas continuavam. Eu tenho um iPhone 3GS e estou incluído no grupo dos que não viram melhorias na vida de bateria. Já o Thiago, editor-chefe do TB e dono de um 3GS também, disse que notou algum progresso depois do update. Ou seja: a Apple pode ter corrigido algumas falhas com o iOS 5.0.1, mas ainda deixou alguns bugs passarem..

Dentre os bugs que passaram sem serem notados, há um novo e sem muita relação com a bateria. Ele está na agenda de contatos de um grupo bem seleto de iPhones: aqueles modelos 4S que foram comprados na operadora americana Verizon e que foram atualizados para a versão 5.0.1 do iOS via OTA. Eles passaram a não exibir os nomes de contatos da agenda quando alguma ligação era recebida ou feita, apenas os números apareciam. Não chega a ser um bug sério, só irritante.

A falha é definitivamente no software

Como o 4S foi vendido com o iOS 5 já instalado, existia a possibilidade de (ao menos nesse modelo do aparelho) um componente de hardware específico estar causando os problemas de vida de bateria. Um desenvolvedor contactado pelo site ZDNet quis testar essa teoria e usou dois iPhones 4S comprados na mesma época em um experimento. Um deles tem o problema de dreno de bateria, enquanto o outro não.

Ele fez o backup de ambos e, ao restaurá-los, inverteu os arquivos, de modo que o iPhone 4S que tinha o problema de bateria recebesse o backup do iPhone 4S que não apresentava o problema e vice-versa. Ele percebeu que o problema da bateria acabou migrando com o backup, trocando de aparelho. Ou seja: realmente não é algo envolvendo hardware. O problema está no iOS. E a Apple está caçando um por um, pelo jeito.

Com informações: CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados