Intel 4004: para seu computador, é como se fosse o Big Bang

Há exatamente 40 anos, o mundo conheceu seu primeiro microprocessador desenvolvido para fins comerciais. Foi no dia 15 de novembro de 1971 que a Intel mostrou o 4004, chip inicialmente desenvolvido para calculadoras, mas que logo encontraria funções em outros equipamentos e, de quebra, abriu caminho para tudo o que hoje conhecemos como computadores.

Desenvolvido desde 1969 com a missão de ser uma alternativa aos transístores físicos, o modelo compactava o equivalente a 2.300 transístores num pequeno corpo de cerâmica que se conectava a uma placa de circuitos a partir de 16 pinos. Sua potência era de impressionantes – para época – 740 kHz, mas menos que o 1 MHz desejado por seus criadores. Dois milhões de vezes menos potente que um simplório Atom de 1.6 GHz, é lento para os dias de hoje, porém mais rápido do que qualquer outro equipamento da época em que surgiu.

A apresentação do 4004 aconteceu sem qualquer pompa em um anúncio na revista Electronic News. Capaz de realizar “92 mil operações por segundo“, não demorou para que o modelo começasse também a ser adaptado para dar vida aos primeiros computadores pessoais que começavam a ser criados no início dos anos 70.

Em 1974 ele ganharia dois substitutos. O 4040 foi desenvolvido para seguir carreira em máquinas de calcular, enquanto o 8080 foi, este sim, o primeiro microprocessador criado especificadamente para computadores. A produção do Intel 4004 durou até 1981.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados