Para oferecer uma localização mais exata nos mapas, seja na versão web ou em aplicativos móveis, o Google rastreia e armazena locais de certas redes WiFi. Certas instituições de proteção à privacidade, principalmente na Europa, não gostaram desse rastreamento, o que gerou uma enorme revolta. Por causa disso o Google anunciou essa semana que vai oferecer a opção de donos de rede sem fio impedirem o rastreamento. Mas vão fazer isso por meio de uma gambiarra.

Em um post intitulado “Maior escolha para donos de pontos de acesso sem fio” no blog oficial, o Google diz que quem não quiser ter a sua rede WiFi rastreada e inserida na sua gigante base de dados poderá fazer algo simples: adicionar um “_nomap” no final do nome (SSID) da rede. Se a rede tiver o nome de “Rede Pessoal Do Fulano”, por exemplo, ela tem que virar “Rede Pessoal do Fulano_nomap” para que o Google não registre sua localização.

Exemplo de rede criado por alguém que não goste do Google

Além de fazer essa sugestão, o Google também diz que espera que no futuro essa gambiarra se torne algo padrão para as demais empresas da rastreamento. Ou seja: não só a gigante da web espera que o _nomap seja adotado amplamente por donos de redes sem fio como também espera que demais serviços de mapas, como o Bing Maps e similares, usem esse atributo para não rastrear redes também. Um pouco convencido, talvez?

Pessoalmente, não tenho problema com o Google rastreando o local onde a minha rede sem fio está, o nome dela ou até seu endereço MAC. Afinal de contas, se ela não foi atrelada a um nome específico de uma pessoa, qual o problema? Se esses dados vazarem ou caírem nas mãos erradas, o que de mal pode acontecer? Mas não parece que os europeus estão ligando muito para a lógica nesse caso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

WicCaesar
Quer privacidade? Saia da Internet.
@xrenan
Duas coisas: 1. A rede é minha. Eles que deveriam pedir permissão para mapear, não eu que devo "tomar a iniciativa" e informá-los. Isso já está implícito. 2. Prevejo um novo meme (mas não quero que o Google saiba_nomap) :D
Leandro de souza
Mais um comentario sem noção...
@rodrigorsena
(Risos) Acho que perto da minha residencia, tem um leitor do Tecnoblog, a nome da rede dele e "c:\word.acdl.32.exe" Para quem não lembra da matéria que eu estou me referindo: http://j.mp/t2A3ZT
Yangm
E pra mim continua sendo, tem a tag meta para quê?
John
É claro que tem culpa. A rede é pessoal e o dono é que tem que se virar para que sua rede não seja rastreada? Por acaso o Google pediu alguma autorização? Tá ficando cada vez mais ridículo isso. Tiram fotos de satélite de nossas casas, fotografam a frente das mesmas, rastream nossas redes sem fio... Daqui a pouco, inventam um aparelho que mapeia o interior de nossas residências. E a privacidade, onde fica?
Rodrigo Soracco
Pois é. Todo mundo quer ter o site indexado pelos sites de busca. Mas quase ninguém, de boa vontade, vai querer oferecer sua rede como referência para o Google Maps.
Rodrigo Soracco
A finalidade é determinar a localização do usuário através das redes que estão ao seu redor, sem precisar de gps.
@AntonioVeras
Aí tira a graça de se ter um SSID criativo.
@AntonioVeras
É só mandar o link deste post pro administrador. Simples e indolor.
Dekamaster
Eu não teria nada contra ser escaneado, mas eu ainda não entendi a finalidade disso. Se for pra aparecer no google maps como pontos com wifi é uma idiotice sem tamanho, porque isso é uma coisa muito dinâmica, todo dia entrando e saindo redes wifi, em menos de dois meses a lista já estaria defasada... agora se é pra fazer algum tipo de censo de quantas pessoas usam wifi é até interessante e não vai mudar em nada a vida de ninguém se foi escaneado ou não.
Thiago Sousa
Se você é o dono você tem que der privilégios de adm, se não tem, não vai fazer diferença na sua vida mesmo... Quer dizer, não vai fazer diferença de qualquer forma.! =o)
Thiago Sousa
Engraçado, mas nada, nada, nada... absolutamente nada a ver!! =o)
Blek Zarioky
Antes isso que você não poder escolher. Pra mim realmente tanto faz, eu desativei o broadcast do SSID faz tempo.
Emmanuel Fotógrafo
Eu tenho privilégios de administrador na Wi-Fi do meu vizinho. XD
Exibir mais comentários