Início » Comportamento » Descaso com a desgraça alheia na era digital

Descaso com a desgraça alheia na era digital

"Falo da às vezes irresistível vontade de despejar ódio, rancor e até inveja diante de uma pessoa fragilizada."

Avatar Por

Tem dias que paro para refletir sobre as consequências sociais de toda essa tecnologia que nos cerca. Na maior parte das vezes, só tenho elogios. Por exemplo, por aproximar as pessoas. Há quem ache o contrário. Contudo, pela quantidade de famílias separadas pela distância, que conta apenas com a tecnologia para matar a saudade, o saldo é positivo. São um respiro de alegria para parentes que vão estudar ou trabalhar fora. E para certos avós, cujos filhos e netos estão espalhados pelo país, significa até a cura de quadros depressivos. Sou uma otimista defensora da tecnologia fortalecendo laços humanos.

Porém, quando se trata de redes sociais e a desgraça alheia, até meu eterno otimismo fica abalado.

Vou confessar para vocês: meu uso do Twitter, que já andava meio morno desde que adoeci, sofreu um sério abalo desde a morte da Amy Winehouse. Não que eu fosse fã da cantora, ao contrário: só conhecia 2 hits, e minha opinião era apenas que ela tinha algum potencial. Quanto ao comportamento da moça, sempre fiz pouco caso. Acho que cada um faz o que quer da sua vida. Mas o que eu li — ou melhor, caiu no meu colo — naquele dia deixou-me infeliz.

Sei que não dá para levar a sério os juízes da internet, já que basta um teclado para todo mundo virar formador de opinião. Mas foram postagens tão baixas que minha na humanidade arrefeceu.

Algum tempo depois o fenômeno se repetiu com a morte de Steve Jobs. Neste caso, no geral, o clima era mais de comoção, de dor, com muitas homenagens. Mas sempre tem aqueles dispostos a polemizar para aparecer. Pena que prefiram a sordidez em vez de argumentos.

Mais recentemente veio o anúncio do câncer do ex-presidente Lula. Felizmente, esses posts eu não li. Não me refiro a críticas sobre o uso da rede pública ou particular de saúde, uma discussão que é até coerente. Falo da às vezes irresistível vontade de despejar ódio, rancor e até inveja diante de uma pessoa fragilizada. Só de ouvir falar do tamanho da repercussão na web, e que grandes portais de notícias até suprimiram a seção de comentários dos artigos sobre o tratamento do ex-presidente, resolvi tirar uns dias de férias das redes sociais.

Lula decidiu raspar cabelo e barba

Não acredito que situações de doença, miséria e abandono sejam castigo por alguma coisa. Todos estamos sujeitos a padecer dos mais diversos males, pois somos imperfeitos por natureza. Quanto ao câncer, em especial, todos estamos expostos à poluição, aos alimentos industrializados e ao DNA de nossos genitores. Sem contar o consumo de álcool e tabaco. Já tive a infelicidade de ver as pessoas mais bondosas e generosas que conheci morrerem deste mal.

Outro dia, pesquisando na internet sobre síndrome de Crouzon (conheço há 18 anos um portador do problema), fiquei sabendo que um casal de celebridades há pouco tempo teve uma criança com o mesmo mal. Fiquei sabendo da pior maneira possível: dei de cara com os juízes da internet apontando o “castigo” pela “arrogância dos pais”.

E a cereja do sundae das bizarrices digitais escancarando desgraças humanas veio com a morte do ditador Muammar Gadaffi. Pela quantidade de fotos e vídeos que se alastraram na rede, tive certeza que todo rebelde libiano justiceiro carrega sempre consigo, além de fuzis, celulares com câmera e internet. É a tecnologia móvel nos levando de volta à Idade Média!

Achava que, por ter me especializado em odontogeriatria e pacientes especiais, e estar em contato permanente com pacientes terminais, fiquei mais sensível às discussões sobre morte e padecimentos alheios. Mas num recente bate-papo com amigos, soube que a baixaria na web sobre a desgraça dos outros incomoda muito, muito mais gente. Mas elas não se manifestam. Assim como eu, preferem passar longe.

Como os bons se calam, só nos resta filtrar os maus.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cesar
Concordo com o post, MAS também acho descaso com a própria saúde fumar, beber até cair e encher a pança de churrasco. Não só o Lula como milhares de pessoas tem estes hábitos, então também não sinto pena.
Alexandre
"Only the good die young, all the evil seems to live forerver" Ja dizia o Iron Maiden
Ruy Lobo
Querer que o Lula se trate pelo SUS é descaso com a desgraça alheia? Puxa, coitados dos pobres que morrem na entrada e nos corredores dos hospitais... O primo de minha mulher, aos 28 anos de idade, morreu esperando um exame para verificar o câncer no quadril. Ele sim, foi vítima do descaso. Odeio os "politicamente corretos" de plantão, para quem o doente é o "coitadinho". Nunca respeite ninguém pela cor dos cabelos, os canalhas também envelhecem. E adoecem também, não por castigo, mas pela condição de humanos, coisa que esquecem quando estão saudáveis e no poder. Quem pede que Lula se trate no SUS, o faz para que ele pudesse sentir na pele o que o povo, que ele diz adorar, sente. "Afirmo que o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional. Corrupção tanto mais nefasta por servir à compra de congressistas, à politização da Polícia Federal e das agências reguladoras, ao achincalhamento dos partidos políticos e à tentativa de dobrar qualquer instituição do Estado capaz de se contrapor a seus desmandos. Afirmo ser obrigação do Congresso Nacional declarar prontamente o impedimento do presidente. As provas acumuladas de seu envolvimento em crimes de responsabilidade podem ainda não bastar para assegurar sua condenação em juízo. Já são, porém, mais do que suficientes para atender ao critério constitucional do impedimento. Desde o primeiro dia de seu mandato o presidente desrespeitou as instituições republicanas. Imiscuiu-se e deixou que seus mais próximos se imiscuíssem, em disputas e negócios privados". Por que Lula nomeou Roberto Mangabeira Unger, autor de acusação tão séria em 2007, ministro da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, especialmente constituída para abrigá-lo? Eu respondo: porque é um safado! E o Mangabeira Unger é outro. Sabe por que os países desenvolvidos não possuem um sistema público de saúde? Porque não cobram os impostos absurdos que pagamos aqui. Porque possuem políticos muito, mais muito mesmo sérios, cujos desvios de conduta, não raramente são punidos com rigor. Quanto à liberdade de expressão, a democracia prevê que quem sentir-se ofendido possa tomar todas as medidas legais para reparar o dano. O que não pode existir é censura prévia sobre qualquer assunto. As "idéias" que surgiram aqui sobre "controle" são um desserviço à democracia.
Leonardo M Leite
O cancer em determinados politicos é pouco pela qtd de pessoas que morrem e sofrem por causa das suas roubalheiras.
Antonio Alves
Cara com todo o respeito: Se quer defender essa escrotice do Lula se tratar no SUS, é um direito seu, mas mentir não é. O hospital de Base em Brasília atende pelo SUS, mas sempre teve o atendimento particular... Adivinha por qual porta Tancredo entrou? Mário Covas... Tratado no Incor, pelo seu médico particular. Outro problema da Internet, é que as pessoas não fazem pesquisas para ter informação correta, e espalham mentiras achando que as pessoas não são capazes de verificar a verdade.
@Joaofouyer
Existe e sempre existiu dois tipos de piadas, as boas e as más. Acontece que as redes sociais apenas "divulgam" essas piadas. Sempre existiu e sempre irá existir.
Diego
Ótimo post. É por essa e outras que cada vez menos eu perco tempo com esse tipo de coias. Meu Orkut nem entro mais, Twitter é só pra participar de promoções e Facebook tá ficando abandonado também. A tecnologia é boa (visto campos da medicina, física, química), mas essa tecnologia que dá voz à qualquer um, me dá nojo.
d.eg.
Existe uma diferença quando se trata de pessoa pública. Voce sabia que Mário Covas, 6 meses antes de morrer de um cancer agressivo e já diagnosticado foi agredido por petistas na rua? Onde estava o respeito dele? Nós, brasileiros, somos tão protegidos pelo presente governo que não entendemos a consequencia do que falamos e do que fazemos. Não há problema nenhum em comentários que falam para Lula se tratar pelo SUS porque ele mesmo disse que gostaria de ficar doente para se tratar pelo SUS. Mário Covas tratou-se pelo SUS, Tancredo Neves tratou-se pelo SUS (e nenhum deles afirmou com convicção que o SUS está perfeito como nosso ex-presidente Lula o fez). Questão de bom senso e memória.
@victoygor
O que acontece é a falta de uma só coisa, com o próximo: RESPEITO!!!!!!!!!!!!!!! Coisa que foi extinta em plena era "high-Tech"
raulindo
Concordo com vc, no que diz respeito ao lula. São sou fã dele, tão pouco eleitor, não o acho o melhor presidente do Brasil, na verdade, ele traiu todo um povo que um dia acreditou nele...Eu era um!Qdo ele ganhou pela primeira vez, eu chorei, pq vi nele a mudança que todos nós brasileiros esperávamos.Mas voltando o foco dessa matéria...Tb acho descenessário as postagem negativas sobre a doença dele. Ninguém pode tripudiar de alguém que está doente. Isso pra mim e falta de humanidade, de amor ao próximo!Mas entendo a revolta do povo, qdo fala que ele deveria fazer o tratamento no SUS...O meu pai morreu no corredor do hospital público(SUS) de Fortaleza, por falta de oxigênio...é por isso que o povo reclama, mesmo de forma equivocada, a qualidade do serviço dos hospitais publicos brasileiros. Se lula fosse pobre, talvez ele ja tivesse morrido ou esperando em uma fila interminável(#fato)! Desejo a ele mta força e saúde!
romatias13
Bia eu nao acho certo quando eles barram uma criança de entrar em alguma escola pq tem algum problema fisico ou mental , mas no caso de crianças fazerem isso com ela mesmas (mau tratrar)é um problema sério porque criança é um ser ridivulo de certo ponto adora cuidar da vida do outros e falar oooooolha ele tem boca torta por exemplo pra mim os pais deveriam criar seus filhos melhor !
Janiffer
Loira Responde: Será que é QUIMIOTERAPIA numa Universidade Pública ou Privada !
@vitorcesario
Lula está fazendo quimioterapia. Nunca é tarde para fazer um curso superior.
@egrubim
Acho que dá para expandir essa ideia de "despejar o ódio e o rancor". Ultimamente tenho visto, em qualquer tipo de notícia, comentários bastante sádicos e violentos. Em certos momentos, acredito que a liberdade de expressão não deve se sobrepor a privacidade e integridade moral dos outros. Se filtrar o que vemos na internet é uma arte, então, filtrar o que pode sair e nossas bocas (ou ponta dos dedos) deveria ser inato.
jaison
muros de palavras.
Exibir mais comentários