Visa apresenta carteira eletrônica almejando PayPal

Plataforma permite pagar compras sem informar número do cartão de crédito.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Mais uma opção para pagar compras usando dispositivos eletrônicos. A Visa apresentou nessa quarta-feira (com cara de segunda) o serviço V.me. Com apenas uma letra no nome, o V.me chega em beta fechado inicialmente, mas já sonha alto: concorrer diretamente com o PayPal, o sistema de pagamentos de propriedade do gigantesco eBay.

E o que o V.me tem de diferente em relação ao grande inimigo? Por enquanto, nada.

As informações fornecidas pela Visa dão conta de uma plataforma para pagamentos online dependente de nome de usuário e senha. Exatamente aquilo que o PayPal se propõe a fazer tem vários anos. Só que a Visa é uma empresa financeira com força principalmente de marketing e de barganha junto a parceiros que decidam adotar a nova ferramenta, o que de início facilita sua entrada no jogo.

V.me: compras mais seguras, promete Visa

O V.me deve começar as operações de verdade, sem as restrições da fase experimental, no início do ano que vem. Vai funcionar com as principais bandeiras, incluindo MasterCard, American Express e Discover, além da própria Visa. Seu lançamento está agendado apenas para o mercado estadunidense, mas isso não é exatamente uma novidade para nós, brasileiros.

Junto com o anúncio do V.me, a Visa comunicou o lançamento de um programa voltado para desenvolvedores. Diversas APIs ficaram abertas para que o devs criem aplicações baseadas na plataforma V.me. Quando estiver pronto para uso, o V.me possivelmente terá integração com aplicativos móveis e grandes sites de e-commerce.

Um dos desejos da Visa é atrair os publicadores de games para que adotem transações in-game utilizando o V.me. Claro que, pelo menos no iOS e na App Store da Apple isso não é possível — a empresa da maçã não permite esse tipo de coisa, até onde eu sei. O mesmo vale para o Android, que é livre, mas tem o Android Market como loja nativa. Portanto, muito mais fácil de realizar compras in-game usando a loja do Google.

Cabe lembrar que nesse ano o Google lançou uma plataforma para pagamentos que tenta substituir a carteira do internauta. Porém, o Google Wallet depende do celular para funcionar. No V.me é diferente: a plataforma não se restringe a um tipo de dispositivo. Tendo conexão, em tese dá para usar o sistema de pagamentos em qualquer equipamento.

Assim como o PayPal, o V.me não custará nada para o usuário final.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados