Início » Celular » Executivo da Nokia promete tablet com Windows 8

Executivo da Nokia promete tablet com Windows 8

Avatar Por

O gerente-geral da Nokia deu entrevista a um jornal francês na qual faz uma promessa bombástica: a empresa finlandesa planeja lançar um tablet rodando o já adorado Windows 8 até meados do ano que vem. Paul Amsellen trabalha com a provável data de junho de 2012 para lançamento do futuro tablet, sobre o qual não sabemos absolutamente nada.

Eu estranhei a história porque tive a oportunidade de conversar com executivos da Nokia durante a conferência Nokia World, que aconteceu em outubro na cidade de Londres. A quem perguntei sobre o assunto, a resposta foi de que Nokia não se deu bem em sua única investida no mundo dos tablets. Eles ainda afirmam que não há planos para tentar novamente com algum slate mais moderno.

A resposta oficial da Nokia para a questão quando procurada pelo The Verge é a de sempre: não anunciaram nem estão anunciando no momento qualquer produto com as características alegadas por Amsellen.

Se a informação for verdade mesma — sempre existe a possibilidade de um executivo trollar a mídia especializada do jeitinho que o nosso querido Wozniak gosta de fazer — como o francês alega, de quebra a gente tem mais uma pista sobre o lançamento da próxima versão do Windows. A Microsoft não lançaria um sistema incompleto ou ainda em vias de produção. Caso a Nokia anuncia um tablet para junho de 2012, nessa data com certeza já teremos o próximo sistema das janelas em nossas mãos. Devidamente moldado para interfaces touchscreen, como você bem sabe.

http://www.youtube.com/watch?v=1-KIhrmeVLA
Windows 8: Microsoft prova que sistema foi projetado pensando nos tablets

Vale lembrar que a Nokia está amiguinha da Microsoft. Stephen Elop, o atual CEO da finlandesa, atendia como alto executivo e braço direito de Steve Ballmer na MS. No mês passado foram anunciados o Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710, ambos rodando o Windows Phone 7.5 "Mango".

Mais sobre: , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Macedo C.
Pq só geeks comprariam? Nokia é forte e tem um bom relacionamento com desenvolvedores. Com a força da Intel ainda poderia ser mais forte na parceria com grandes desenvolvedoras. Juntando isso e um sistema amigável, tinha tudo pra fazer sucesso (N9 tá aí pra provar).
@AntonioVeras
Não rola um com Symbian? : D
Gaba
Pra que um tablet com meego... só pros geeks comprarem???
Ramon Melo
Marcelo, você não sabe o que é NOKIUM porque nunca deve ter tido nenhum aparelho Nokia que tenha caído no chão, na piscina, na privada, no mar, do terceiro andar, do teto do carro, escada abaixo...
Turdin
O da Nokia quero ver se vai valer a pena, ela é foda!
Gabriel Fernandes
"Todos os mercados que alguma versão do Windows participa já estão dominados. Os PC’s pela própria Microsoft, os smartphones pelo Android e os tablets pela Apple." ...e os SERVIDORES com o Linux, claro! rs Windows não vai sumir, as aplicações de trabalho (esqueçam office, etc) e sim ERP, sistemas empresariais, aplicativos comerciais, etc... é tudo windows... Quer ver Windows sumir? Remodela completamente, fazendo com que o padrão .exe pare de funcionar e entre outro diferente... alias nem vai sumir, vao continuar com o XP / 7 forever!!! Afinal maquina de produção, tem que produzir... e as boiolagens de botão bonitinho e piscando coloridinho que fiquem de lado...
Gabriel Fernandes
"Todos os mercados que alguma versão do Windows participa já estão dominados. Os PC’s pela própria Microsoft, os smartphones pelo Android e os tablets pela Apple." ...e os SERVIDORES com o Linux, claro! rs
j2k
que que é isso... esse sabe hein...
Guilherme Macedo C.
Dominado eu diria só PCs, com o Windows, e supercomputadores, com Linux. Smartphones, tablets e servidores até que tem muita concorrência :)
@rodrigorsena
Vinicius, verdade, eu que to meio desatualizado :P (Windows Vista...)
John
Deixa pra lá, é cada uma que aparece... O cara faz um discurso de "estou escutando esse papinho faz tempo" como se fosse um cara que se mantém por dentro do mundo tecnológico, depois fala tamanha besteira.
John
Resumindo, até ano que vem um "outro sistema operacional" já vai ter dominado o lugar do Windows? Ah vá.
Vinicius Kinas
NADA ACONTECEU? OMG OMG. A Nokia acabou de lançar dois celulares com WP7, que começaram a ser vendidos na Europa agorinha, e tem planos de lançar outro modelo na CES 2012. "Quando pensarem em lançar a próxima versão do Windows um outro sistema operacional já vai ter dominado o mercado." Todos os mercados que alguma versão do Windows participa já estão dominados. Os PC's pela própria Microsoft, os smartphones pelo Android e os tablets pela Apple. Não tem nenhum mercado novo para "dominar" hoje com algum Windows novo, tem mercado a se ganhar.
Fernando
A Microsoft parou no tempo, estou escutando este papinho de Microsoft e Nokia já faz um tempão e NADA aconteceu. Quando pensarem em lançar a próxima versão do Windows um outro sistema operacional já vai ter dominado o mercado.
Pedro Cardoso
Não vejo como um anúncio bombástico, para mim é um caminho natural, visto que a Nokia adotou o Windows Phone para seus smartphones. É claro que, se ela for lançar um tablet, vai querer que os seus gadgets se comuniquem com perfeição (ou quase isso). Abraços.
Yangm
Tá meio atrasadinho já... Mas é Nokia+Windows 8 que está ficando mais ou menos bom. Vamo que vamo.
G. Holmes
Em resumo...o futuro é o touchscreen e pra isso vão enfiar a tecnologia goela abaixo para uma adesão rápida.
Vinicius Kinas
*de repente. Não sei se você não entendeu mesmo, ou é só sarcasmo =P Mas enfim, NOKIUM é só uma brincadeira com o nome da empresa, e ele seria o material usado nos dispositivos feitos pela finlandesa, que normalmente apresentam uma durabilidade maior que os concorrentes.
Guilherme Macedo C.
Não era conceito não. Já estava na fase de testes e faltava muito pouco, muito pouco mesmo, para ser lançado como produto final. A rasteira que a Nokia deu na Intel que fez as coisas irem por água abaixo e todo o projeto ir agora pro Tizen: Esse vídeo, por exemplo, é bem antigo e já mostrava bem o MeeGo para tablets: http://www.youtube.com/watch?v=iVIKYF7MOzU
Marcelo Maia
Nokium? eu estranhei, pesquisei no google e so apareceu resultado para Nokia mesmo. Tem algo especial nesse nome NOKIUM? OU É A PALAVRA NOKIA EM OUTRO IDIOMA? DERREPENTE...
@virsso
pra quem nao tem um monitor touchscreen vai ficar na mesma do windows 7, porque os apps metro são bem sem graça com mouse e teclado. no mais, achei que eles dificultaram muito pra quem vai usar mais a interface desktop substituindo a funçao do "iniciar" por um equivalente à um home button.
Vinicius Kinas
Isso não passou da fase de conceito, certo? Descontando o mouse que aparecia em qualquer lugar que se tocasse, até poderia se tornar interessante se fosse levado a sério por alguém. Mas os vários painéis na tela inicial (que me pareceu um conjunto de smartphones lado a lado) me passaram uma certa estranheza.
Ramon Melo
Se for feito do incrível NOKIUM, estaremos falando do primeiro tablet "de verdade"!
Guilherme Macedo C.
Nokia perdeu a chance de um tablet com MeeGo e se diferenciar no mercado: http://youtu.be/c1JalTArdKI
Rafael
Quem é esse The Verge que está dominando o mundo agora?
Rafael
É, e isso a gente já sabia antes.
Vinicius Kinas
Já ué... quando sair vão ter passados 3 anos desde o lançamento do Windows 7. O ciclo geralmente é esse, só o Vista foi exceção.
Vinicius Kinas
Tá, todo mundo quer fazer tablet com Windows 8 agora... Mas eu ainda quero saber se vai valer a pena em um PC com teclado e mouse...
@rodrigorsena
Ano que vem já vão lançar o Windows 8?????