Antes de permitir que suas inovações sejam copiadas sem controle, as empresas sabem que precisam pedir patente delas. Foi o que a Apple fez com a sua técnica de deslizar para desbloquear, implementada em dispositivos móveis rodando iOS e patenteada recentemente. Ontem foi a vez do Google receber a patente do seu próprio método de desbloqueio no Android, que no lugar de números usa padrões gráficos com nove pontos na tela.

O pedido de patente foi registrado no dia 14 de maio de 2010, mas apenas ontem foi concedido e pode ser visto aqui no site do escritório de patentes dos EUA. E embora algumas fabricantes usem seus próprios, o padrão de desbloqueio ainda está presente na maioria dos aparelhos, basta ser ativado.

A divulgação da patente acabou revelando também potenciais futuras funcionalidades do Android. Ela descreve um método que executaria certas funções na tela do Android, mesmo com ele bloqueado, caso um certo padrão fosse desenhado na tela de desbloqueio. Seria possível exibir, por exemplo, a widget de tempo ou a agenda, desde que eles tivessem desenhos de padrão específicos associados à elas.

Esse método de desbloqueio, aliás, não é ainda tão seguro quanto o uso de uma sequência numérica. Quem lê o TB há tempos já sabe que com um pouco de esperteza e tempo é possível para uma pessoa bem informada (e com o equipamento certo) descobrir qual é o padrão para desbloquear um aparelho Android em algo chamado smudge attack. Desde que a tela não tenha sido limpa antes.

Com informações: 9to5google. Imagem por BoyGeniusReport.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kantaro
Eu tenho esse aparelho! Realmente, essa é uma função que ajuda bastante. Apesar dele ser "lerdinho", é um ótimo celular. :D
Kantaro
Acho a tela de desbloqueio do ICS tão elegante... Se forem usar apenas essa forma, que integre com a atual e deixe tudo bonitinho, ein Google?
Vinicius Kinas
Mas tu sabe que não importa quão limpos estejam seus dedos e a tela, depois de encostar o dedo, vai ficar marcado de qualquer jeito, né? E só vai dar pra ver o reflexo, se quem usar pegar logo depois de você desbloquear, ou se você não rola a tela, faz pinch-to-zoom etc.
César
E também, nem precisa daquele "Smudge attack" pra tela, só vira ela contra a luz e tu vê a gordura dos dedos na tela... Isso se a pessoa for muito animal de deixar ela suja, de gordura ainda por cima. Se a pessoa não é esperta o suficiente pra limpar a tela com uma simples camiseta, nem precisa de bloqueio mesmo ou nem do celular, porque não tem nada de smart nela pra ter um smartphone... D:
César
Melhor do que esse tipo de desbloqueio, é o leitor de digital do Atrix ATRIX RULZ ALL 100% funcional e seguro, e qualquer coisa, use a senha numérica junto, PIN ou a senha padrão :D
Yangm
O da foto consiste em desbloquear a tela e não usar o celular para nada nem colocar no bolço, afinal apaga as marcas.
Gaba
Esqueci de dizer... também tinha a opção de criar diversas patterns para diversos aplicativos... era só desenhar a pattern com o cel bloqueado que abria o respectivo aplicativo...
Gaba
No meu antigo LG Cookie Plus (Fresh fora do brasil) eu usava um método parecido para desbloqueio de tela... você tinha que desenhar alguma pattern que já vinham predefinidas no sistema, e você só escolhia qual teria que desenhar... Ele foi lançado em 2010 em março...
Gabriel
Para mim, esse é o melhor método com melhor relação custo/segurança. Se você tiver películas foscas, o problema some também, certo?
Rodrigo Fante
ahaha ambos tem teto de vidro, só falta agora o Google corrigir o problema da foto, que o da smart já foi corrigido.
Guilherme Macedo C.
Patentes de métodos é algo EXTREMAMENTE RIDÍCULO. Sobre patetens um famoso site já saiu um pesquisa que a "trollagem de patentes" já é responsável por prejuízos bilionários e estão acabando com a inovação tecnológica.
Gabriel Fernandes
Desde o dia que comprei meu Android isso sempre esteve ativado. É útil pois qualquer retardado sabe mecher uma barra pro lado, porém ninguem vai saber a combinação dos pontos que criei.
@michelblopes
Eu sempre utilizei este padrão, tanto no Motofail quanto no SGS. Mas sempre limpo a tela, até porque acho muito nojento a tela toda manchada. Quando esta guerra de patentes irá acabar?
Felipe W. Smith
E nem à smart cover!!!! =)
Marcos Jahn
Pelo menos esse método de bloqueio não é vulnerável a fotos! :P huauhahuhuauha
Exibir mais comentários