A Oi resolveu contrariar o plano de negócios que têm mantido há algum tempo. A operadora pretende voltar a vender celulares e demais aparelhos atrelados a planos, além de retomar também a fidelização na adesão desses planos de serviços. O motivo? A procura por smartphones aumentou consideravelmente, algo que a Oi não previu ao adotar a estratégia de abolir o subsídio de aparelhos.

Sem multa? Não mais.

Um dos motivos é que, na escolha de operadoras, a oferta de aparelhos é um fator considerado importante para o clientes. Como a Oi vende aparelhos com preço cheio, os clientes em potencial acabam desanimando e contratam o serviço de outra. Vendendo aparelhos subsidiados a chance de conquistar novos clientes torna-se maior, fora o fato de que a compra de um smartphone promove a adesão de um pacote de dados.

Não há data especificada para as novas ofertas entrarem em vigor, mas Maxim Medvedovsky, diretor do segmento de varejo da Oi, afirmou em entrevista ao Valor Econômico que a operadora está em negociações com fornecedores. A estratégia da empresa é tentar recuperar o mercado que foi perdido nos últimos três anos.

Essas mudanças radicais vindas da Oi revelam algumas posturas iniciadas com a mudança da direção. Logo que Eduardo Valim assumiu o posto de CEO a oferta de dados passou a ser mais ampla, o programa de pontos ganhou mais destaque e até o site foi redesenhado. Não sei como será o subsídio de aparelhos, mas espero que seja uma mudança positiva. Afinal, que ainda há muito o que melhorar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Paul Polles
Olha só! Vejamos aqui o Android começando a virar Windows Mobile...
Frederico Sotero
A Oi está enganando seus clientes! Sou cliente Oi Conta Total (37-8822-5264), mas estou decepcionado com esta operadora. Fiquei aguardando vários meses para usar milhares de pontos acumulados no programa de fidelidade, mas para minha surpresa a Oi teve a coragem de "ofertar" um Iphone4 ou Galaxy S2 em troca de troca de 16 mil pontos (equivalente ao gasto de 16 mil reais em serviços) combinado com o pagamento de 12 parcelas que totalizavam um valor de aproximadamente R$ 1.500 reais, ou seja, fidelidade para a Oi é lhe vender 16 mil reais em serviços e depois lhe "presentear" com a compra de um smartphone no preço de mercado! (Hoje no Buscapé o menor preço é 1.497,00: http://compare.buscape.com.br/apple-iphone-4-16gb-gsm-desbloqueado.html?pos=1). Gostaria de saber o que os senhores Maxim Medvedovsky e Eduardo Valim tem a dizer sobre essa proposta enganosa!
@glaucobueno
Não sei sei é verdade isso, afinal, a TIM não subsidia aparelhos e continua crescendo. Então a estratégia de subsidiar aparelhos para voltar a crescer, é conversa fiada! O que está fazendo a OI perder clientes é a sua péssima qualidade nos serviços prestados.
Mozart
Eu sabia que essa idéia da oi nao iria durar muito...
Angelo da Costa
O mercado hoje em dia exige este tipo de postura, o cliente brasileiro gosta de moleza e a operadora que não se adequar perde ... tenho Oi a mas de 15 anos: fixo,móvel,dados e TV não troco por nenhuma outra é olha que a concorrência aqui no RIO tá grande ... confiabilidade e tudo !!!
@shaolinmaru
O meu Milestone 1 comprei na Vivo, bloqueado, aí só precisei fazer um procedimento indicado no site dela e pronto, telefone livre. Atualmente uso chip da Tim nele sem problema algum
Micael Silva
O próprio fato de não ter boas promoções tem sido uma vantagem para se usar a Oi em SP. Apesar da menor cobertura dentre as concorrentes, a infra-estrutura é recente e pouco congestionada. Nunca tive problemas com as ligações ao contrário de todas as outras operadoras.
gnchaves
O povo é tão burro que acha que a Oi vai voltar a vender aparelho bloqueado. Maldito analfabetismo funcional que não permite o cidadão sequer ler e entender a matéria. Não tem nada a ver com bloqueio e sim com fidelidade. Óbvio, com benefícios em troca.
gnchaves
Culpa da mentalidade atrasada de algumas pessoas de focar o plano e não o serviço oferecida. Trabalho com telefonia e conheço 200 pessoas que tem aparelhos TOP e sequer mandam SMS. Mas tem orgulho de dizer que tem o aparelho TAL, que ele faz isso, aquilo, etc etc... Infelizmente a operadora vai seguir a lei de mercado, que é o que o consumidor quer. Pagar uma assinatura mais cara e ficar fidelizado só pra ter um aparelhinho bonitinho que não sabe usar. Ainda bem que a Oi vai manter ainda planos SEM fidelidade.
Rafael Miranda
Ninguém quer ser ligador mais não?! kk
Oscar
No meu caso, possuo linha da Oi desde que ela entrou em operação no RN e aqui em minha cidade Natal, no interior do estado e litoral, o sinal dela é muito bom, nunca tive problemas. Já a Claro, em alguns bairros aqui na capital, o sinal é péssimo! No interior do estado, tem algumas cidades que não tem sinal e quando tem, é muito ruim. A TIM, Deus me livre! o sinal dessa operadora é um horror! não é a toa que ela foi multada pelo Procon do RN em mais de R$ 16.000.000,00!!! A Vivo é a segunda melhor operadora, pelo menos aqui em Natal e no interior do RN.
@benzadeus
Lembro que um amigo meu disse isso, pelo menos é engraçado: "Oi é a Apple brasileira fracassada... tentou criar uma geração de bichas moderninhas, mas nao deu certo."
Kadu
Fixa muitas vezes por falta de concorrências (em algumas cidades só a Oi opera com telefonia fixa), agora móvel também não entendo... Geralmente onde pega Oi, pega Claro, Vivo e TIM (ou, pelo menos, uma das três!)
Turdin
Oi? Simples assim.
@AntonioVeras
No ML eu só compro cartão de memória, fone de ouvido e cabo de dados. Só. Sempre há um e-mail com promoção das lojas oficiais. E muitas vezes mais barato que o ML.
Exibir mais comentários