Se você sempre se preocupou com os avisos da Microsoft — ou os ignorou totalmente — sobre como remover um pen drive com segurança, esses dias acabaram. Isso porque todos os conselhos sobre a importância de ejetar com segurança uma unidade flash USB não valem para versões mais recentes do Windows 10. Quem está dizendo é a própria Microsoft e você pode apenas puxar o drive (com delicadeza, é claro).

O Windows 10 tem um recurso chamado “remoção rápida” (ou quick removal) que permite que você retire o pen drive da máquina a qualquer momento (desde que não esteja gravando arquivos nele), e agora essa é a configuração padrão para a versão 1809. Basicamente, a “remoção rápida” impede que o computador continue tentando gravar dados em uma unidade flash, o que pode ajudá-lo a desconectá-lo rápido.

“O Windows define duas políticas principais, remoção rápida e melhor desempenho, que controlam como o sistema interage com os dispositivos de armazenamento externo, como unidades USB ou discos externos ativado por Thunderbolt. A partir do Windows 10 versão 1809, a diretiva padrão é a remoção rápida”, diz o texto do suporte.

Mas você pode alterar a configuração da política para cada dispositivo externo e a que você definir permanece em vigor se desconectar e conectar novamente na mesma porta do computador. Também vamos explicar como você pode fazer, rapidamente.

Qual a diferença?

Remoção rápida: essa opção gerencia as operações de armazenamento de uma maneira que mantém o dispositivo pronto para remover a qualquer momento. Você pode remover o dispositivo sem usar o processo de “Remover Hardware com segurança”. No entanto, para fazer isso, o Windows não pode armazenar em cache as operações de gravação de disco. Isso pode prejudicar o desempenho.

Melhor desempenho: essa opção gerencia as operações de armazenamento de uma forma que melhora o desempenho do sistema. Quando estiver em vigor, o Windows pode armazenar em cache as operações de gravação para o dispositivo externo e você deve usar o processo de “Remover Hardware com segurança”. O processo de Remover com segurança protege a integridade dos dados no dispositivo, certificando-se de que todos os dados em cache concluíram operação.

O que você precisa saber é que a Microsoft mudou a regra em outubro, quando a versão 1809 começou a ser lançada no modo Fast Ring. Agora, a empresa está notificando os profissionais de TI de que a atualização está sendo implantada.

Também é verdade que a Microsoft vem enviando mensagens mistas sobre a necessidade de remover unidades com segurança e o sistema operacional ainda mantém o recurso. A diferença é que agora o processo de remover o pendrive com segurança ficou no passado. E você pode definitivamente relaxar com isso.

Como alterar entre Remoção Rápida e Melhor Desempenho

Esqueça o tutorial do suporte da Microsoft, vamos aos passos rápidos.

pendrive pt-br remoção windows 10
  1. Conecte o pendrive ao computador;
  2. Selecione o “Explorador de Arquivos”;
  3. Identifique a letra da unidade USB e abra-lo;
    Ou, dê um clique duplo no atalho que vai aparecer no dekstop.
  4. Clique com botão direito do mouse no nome do pen drive e em “Propriedades”;
  5. Lá dentro, na aba “Hardware”, selecione novamente o pen drive e “Propriedades”;
  6. Em “Geral”, clique em “Alterar Configurações”;
  7. Selecione “Políticas” e, em seguida, selecione a que você deseja usar.

Você pode, com razão, não querer ter essa dor de cabeça toda. Mas é bom saber que o tempo de “remover com segurança” já passou e pode arrancar o pen drive sem medo.

Lembre-se de que a remoção rápida só se tornou padrão no Windows 10 e a partir da versão 1809. Antes disso, o default ainda era a opção melhor desempenho e as notificações de remover pendrive com segurança faziam algum sentido naquele tempo.

Com informações: The Verge

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados