O Windows XP não tinha lá um processo de instalação dos mais rápidos. Telas e mais telas de confirmação separavam o usuário de finalmente usar o sistema. O Windows Vista e 7, naturalmente, receberam melhorias nesse processo mas ele continua ainda um pouco complicado e pouco descritivo. Ao que parece é no Windows 8 que a Microsoft vai finalmente atacar de frente o problema da complexidade da instalação do seu sistema. E para isso, a empresa planeja mudar coisas simples.

Tela mostra opção de atualizar ou fazer uma instalação do zero

No blog oficial da construção do Windows 8, a Microsoft detalha alguns desses itens. Não será necessário mais, por exemplo, inserir o número serial: a instalação será feita com números de série pré-carregados, incluídos no arquivo de instalação que vai permitir tanto uma atualização do sistema atual como uma instalação limpa.

E diferente das instalações anteriores, a do Windows 8 vai mover pastas inteiras ao invés de apenas arquivos por vez, o que deve acelerar o processo como um todo.

Relatório de compatibilidade mostra potenciais problemas com programas

Além disso o processo para quem está atualizando o sistema também fica mais simples. Segundo a própria Microsoft, com apenas 11 cliques o usuário vai conseguir importar todas as configurações (dependendo da versão do Windows que ele está saindo), dados e programas para o novo sistema. O Windows 8 vai ainda procurar por compatibilidade nos programas instalados e também descobrir qual é a melhor versão do sistema para instalar, provavelmente baseado no hardware da máquina.

Já os usuários corporativos (ou mais corajosos e espertos) terão à disposição certas ferramentas, como o Windows Assessment and Deployment Kit, que vai facilitar a criação de instalações customizadas ou via rede. Aliado à essas modificações, a Microsoft também deixou a instalação mais amigável e detalhada, dizendo o que está sendo feito durante uma determinada tela e dando dicas para o que o usuário deve atentar antes de fazer a escolha de, por exemplo, uma instalação limpa ou um upgrade.

Com informações: Winrumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados