Início » Ciência » Telas em lentes de contato ficam mais próximas da realidade

Telas em lentes de contato ficam mais próximas da realidade

Avatar Por

Cada vez mais as telas que assistimos tentam imitar a realidade, ganhando maior resolução e incorporando itens como 3D. Já faz algum tempo também que elas telas ficaram mais próximas dos nossos olhos, mais precisamente em 2008, que foi quando pesquisadores da Universidade de Washington criaram um protótipo com circuitos de luzes em uma lente de contato. Essa semana os mesmos pesquisadores mostraram um novo avanço no projeto, colocando finalmente uma tela nas lentes.

Antes que você ache que a lente de contato vai mostrar imagens em 3D com 1080p de resolução, é bom dizer que na verdade a tela tem apenas 1 pixel e inclui também uma antena para receber sinais que mudam o estado desse pixel. Essa lente foi criada como teste de conceito e testada em coelhos durante 40 minutos, com resultados animadores: eles não mostraram rejeição ou reação à lente durante o contato.

Os usos dessa tecnologia são variados, mas os mais divertidos incluem: games, realidade aumentada e... bom, não consigo pensar em nada mais divertido do que esses dois. E também já existem lentes de contato desse tipo (e disponíveis comercialmente, por sinal) de uma empresa chamada Sensimed e que tem usos mais nobres, como por exemplo para medir o nível de glaucoma em um paciente.

Só falta mesmo elas ganharem telas. De preferência, maiores do que 1 pixel.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bestknighter
Valeu o incentivo!
@LBKatan
Então mete as caras e faz. Não pare por nada! =)
@LBKatan
Mas aí a lente faz isso virtualmente, não? Caso contrário ela seria mais como um projetor. Se for virtual, não tenho certeza se dará certo. Mas quem é estudado nessas coisas são os caras que estão desenvolvendo. Eu acho.
Marcos Jahn
Primeira coisa que lembrei lendo essa notícia: http://www.youtube.com/watch?v=EaHUpWuqNHY hahahahaha!
Yangm
A a única função que eu vejo nisso: colar na prova.
Turdin
Quero ver a usabilidade disso...
j2k
Não me referi especificamente ao conceito da palavra. Só de ver aquele olho de coelho ali já desisti da idéia hehehe.
Bestknighter
Perfeito! Agora só preciso que isso se torne uma tela de verdade pra começar o meu projeto. P.S.: Uma das aplicações é o uso militar!
Bestknighter
Este é o meu alvo. Ainda vou desenvolver uma parada dessas. Tô falando sério.
Bestknighter
Na verdade isso não é intrusivo. Seria só se você precisasse de cirurgia para colocar.
Vinnicius
"O poder de luta dele é de mais de OITO MILLL". ok, chega.
Guilherme Macedo C.
última vez que vi pesquisas descobriram que as lentes de realidade aumentada dava câncer e não era suposição, mas ficou comprovada durante as pesquisas. Espero que tenham arrumado o "bug" de alguma maneira.
Rafael Silva
@mnetto, Como eu citei no texto, a pesquisa não é nova, mas o progresso que eles fizeram é. ;)
j2k
você me fez lembrar do filme 'invasor de mentes' (hardwired). Quem não assistiu ainda eu recomendo, é bem interessante...
@iltonalberto
E em breve, a vida terá seu próprio HUD.
Rodrigo
E os coelhos não ficaram doidões depois de 40 minutos com uma ¨&@#¨$%* de um pixel piscando no meio do olho?
@vandersonlma
Estamos mais perto de ter as lentes iguais a do Tsuna de KHR. ^^ http://images1.wikia.nocookie.net/__cb20100804104334/reborn/images/thumb/d/dc/D_Eyes.PNG/300px-D_Eyes.PNG
@mnetto
OLD... (só pra ser chato) http://tecnocracia.com.br/694/realidade-aumentada-voce-sabe-o-que-e/
@amsalau
Este teste de conceito foi justamente para projetar a imagem longe do olho, de forma holográfica para que o olho pudesse focalizar em um objeto longe do olho e não direto sobre ele. Imagine a imersão visual que isso poderá proporcionar daqui uns 10 anos.
chuvadenovembro
Já consigo até imaginar a versão MPTODOS dessas lentes, que vem com radio, tv analogica e 6 sim cards hauhauhauahuah
RubensBrilhanteJr
Porque os pesquisadores mesmos não testaram? Isso ai deve ter um risco alto de dar um choque direto no olho da pessoa. Eu não uso.
Fernando Santos
Minha única dúvida é se o olho conseguiria estabelecer foco num objeto tão perto. Pelos meus humildíssimos e ignorantes conhecimentos sobre o olho humano, creio que ficaria tão desfocado que não se definiria nada. Mas pensem, poderiamos ter lentes de contato com GIFs animados! :D
@guyilherme
Só me vem na cabeça um tipo de realidade aumentada só que nos olhos... Muito massa.... Imagina, você digita restaurantes no Smartphone e quando você olha pra frente aparece setas e indicações... Viva a tecnologia...
@ilbolzan
Só no óculos já fica bom, hehehe
j2k
Interessante... Mas a princípio não gosto de métodos muito intrusivos hahaha!