Como saber em qual agência dos Correios está a minha encomenda

Destinatário pode receber pacotes na agência mais próxima de casa; veja como descobrir em qual agência está a encomenda

Paula Alves
Por
• Atualizado há 11 meses
Agência dos Correios (Imagem: Correios/Divulgação)
Como checar em qual agência está a encomenda (Imagem: Correios/Divulgação)

Seja porque as tentativas de entrega em sua casa não tiveram êxito ou porque você preferiu retirar a sua encomenda diretamente nos Correios, é preciso descobrir em qual agência da instituição está o seu pacote. Para te ajudar nessa missão, abaixo explicamos em detalhes como descobrir em qual agência dos Correios está a sua encomenda e como funciona o serviço “Clique e Retire” da empresa.

Se você é um dos destinatários que escolheu retirar uma encomenda nos Correios ao invés de mandá-la para a sua residência (veja mais informações sobre o programa “Clique e Retire” abaixo), é muito provável que ela tenha sido enviada para a unidade mais próxima da sua casa. Mesmo nesses casos, no entanto, é importante que você confirme oficialmente a informação, assim como o endereço do local.

Tempo necessário: 5 minutos

Para descobrir, portanto, em qual agência dos Correios está parada a sua encomenda, siga os passos abaixo:

  1. Pesquise pelo código no app dos Correios:

    Encontre e baixe o app dos Correios no Google Play (Android) ou na Apple Store (iPhone). Na home do aplicativo, no campo “Rastreie o seu objeto”, digite o código do seu pacote e clique no ícone de lupa para pesquisar;Como saber em qual agência dos Correios está a minha encomenda / Correios / Reprodução

  2. Encontre a unidade:

    Na tela seguinte, você conseguirá observar todo o trajeto do pacote, inclusive sua localização atual e em qual unidade ele se encontra.Como saber em qual agência dos Correios está a minha encomenda / Correios / Reprodução

Se desejar, você também pode utilizar o site dos Correios para fazer sua pesquisa. Nesse caso, abra a página da instituição e, na caixa “Acompanhe seu Objeto”, digite o código do pacote. Em seguida, clique na lupa e veja todo o trajeto da encomenda, descobrindo em que unidade ela está.

Como funciona o Clique e Retire dos Correios

O “Clique e Retire” é um serviço disponível nacionalmente para quem deseja receber suas encomendas em uma das unidades dos Correios.

Para utilizá-lo, no momento da postagem deve ser informada a agência mais adequada para fazer a retirada, o CEP do “Clique e Retire” da respectiva agência e um número de celular válido do destinatário. Dessa forma, é possível avisá-lo, por SMS, quando o item estiver disponível.

Neste texto explicamos em detalhes como utilizar o serviço e resgatar a sua encomenda, além de tirarmos as principais dúvidas sobre o seu funcionamento.

O que significam as siglas das agências dos Correios

É comum que os Correios utilizem siglas para indicar as funções desempenhadas por cada uma de suas agências. Se você se deparou com essas nomenclaturas, mas não sabe o que elas representam, abaixo montamos uma lista com seus significados.

  • AC – Agência de Correio
  • ACF – Agência de Correio Franqueada
  • AGF – Agência de Correio Franqueada
  • CDD – Centro de Distribuição Domiciliar
  • CEE – Centro de Entrega de Encomendas
  • CTC – Centro de Tratamento de Cartas
  • CTCE – Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas
  • CTCI – Centro de Tratamento de Correio Internacional
  • CTE – Centro de Tratamento de Encomendas
  • CTE-SEI – Centro de Tratamento de Encomendas – Setor de Encomendas Internacionais
  • CTO – Centro de Transporte Operacional

Como fazer uma reclamação sobre entrega atrasada

A entrega do seu pacote está atrasada? Nesse caso, é possível fazer uma reclamação formal no setor “Fale Conosco” dos Correios. Aqui você encontra um passo que explica como fazer essa reclamação e confere também como funciona a indenização de atraso, caso se comprove que a demora tenha sido causado por uma falha da empresa.

Como saber se os Correios entregam no meu CEP?

Ainda é bastante comum encontrar endereços e regiões do Brasil em que os Correios não fazem entregas. Nessas situações, as encomendas são enviadas para a unidade mais próxima daquele que seria o seu destino.

Para descobrir se a sua localização é atendida ou não pela empresa, é necessário fazer uma pesquisa no site dos Correios, assim como explicamos aqui. Neste texto você confere também o que é necessário levar para fazer a retirada do pacote e qual é o tempo disponível para sua retirada na agência.

Com informações: Correios

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Correios na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados