Início » Celular » Google anuncia aplicativo de GPS para Android e faz ações da Garmin e TomTom despencarem [atualizado]

Google anuncia aplicativo de GPS para Android e faz ações da Garmin e TomTom despencarem [atualizado]

Avatar Por
10 anos atrás
google-navigation

Navegação de rota no programa

O Google anunciou hoje que irá lançar um aplicativo gratuito de GPS para os celulares rodando a versão 2.0 do sistema operacional móvel Android, cujo kit de desenvolvimento foi apresentado ontem. O aplicativo, chamado Google Maps Navigation, permite navegação de rotas programadas curva-a-curva com voz, pesquisa por voz, visão de satélite e Street View. Muitas dessas funções já são características comums em aparelhos de GPS.

Após o anúncio do aplicativo, as ações de duas grandes fabricantes de GPS, TomTom e Garmin, caíram em queda livre chegando a desvalorizarem, respectivamente, em até 18% e 38%. E isso não é uma surpresa, já que seus aparelhos custam em média de 100 a 200 dólares e o primeiro celular com o aplicativo do Google custará por volta de 300, com contrato de 2 anos.

Como a maioria dos serviços e produtos Google, o Maps Navigation ainda está na fase beta e por enquanto só trará mapas dos EUA. Ele deverá ser lançado junto com o celular Droid da Motorola através da operadora americana Verizon no dia 22 de novembro. O download do aplicativo será gratuito para os demais aparelhos, mas só funcionará, obviamente, naqueles que tenham um chip de GPS e a versão 2.0 do Android. [PCWorld / Engadget]

[Atualização às 17:18]: O repórter Tom Krazit da CNET afirma que na apresentação do aplicativo para a imprensa, o Google também revelou que está trabalhando com a Apple para trazer o aplicativo para o iPhone também.

Mais sobre: , , ,