Início » Celular » Google anuncia aplicativo de GPS para Android e faz ações da Garmin e TomTom despencarem [atualizado]

Google anuncia aplicativo de GPS para Android e faz ações da Garmin e TomTom despencarem [atualizado]

Avatar Por
google-navigation

Navegação de rota no programa

O Google anunciou hoje que irá lançar um aplicativo gratuito de GPS para os celulares rodando a versão 2.0 do sistema operacional móvel Android, cujo kit de desenvolvimento foi apresentado ontem. O aplicativo, chamado Google Maps Navigation, permite navegação de rotas programadas curva-a-curva com voz, pesquisa por voz, visão de satélite e Street View. Muitas dessas funções já são características comums em aparelhos de GPS.

Após o anúncio do aplicativo, as ações de duas grandes fabricantes de GPS, TomTom e Garmin, caíram em queda livre chegando a desvalorizarem, respectivamente, em até 18% e 38%. E isso não é uma surpresa, já que seus aparelhos custam em média de 100 a 200 dólares e o primeiro celular com o aplicativo do Google custará por volta de 300, com contrato de 2 anos.

Como a maioria dos serviços e produtos Google, o Maps Navigation ainda está na fase beta e por enquanto só trará mapas dos EUA. Ele deverá ser lançado junto com o celular Droid da Motorola através da operadora americana Verizon no dia 22 de novembro. O download do aplicativo será gratuito para os demais aparelhos, mas só funcionará, obviamente, naqueles que tenham um chip de GPS e a versão 2.0 do Android. [PCWorld / Engadget]

[Atualização às 17:18]: O repórter Tom Krazit da CNET afirma que na apresentação do aplicativo para a imprensa, o Google também revelou que está trabalhando com a Apple para trazer o aplicativo para o iPhone também.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wesley
Dois anos depois desse lançamento já dá pra dizer: o navegador é uma droga. Acabei de comprar meu TomTom e agora sim posso contar com um GPS que não me deixa na mão.
João
Essa navegação é por 3g (que é cara, inclusive em países de 1º mundo não é todo mundo que tem). Já a navegação do Tom Tom e semelhantes é atraves de Satélite. Não acho q seria bom em florestas, desertos, etc. Já o GPS por satélite funciona muito bem. Tehno um HTC com antena para GPS (por satélite) e é ótimo!
Ricardo Macari
Teus argumentos sao interessantes Gui, espero que realmente estejas correto, afinal o preço que cobram por um dispositivo GPS e mapas decentes também não é algo convidativo. Abracos!
Rafael Silva
Gui, A informação que temos é de que os mapas que o aplicativo suportará serão apenas dos EUA. Ele pode sim funcionar nos outros países, mas o Google precisa permitir que isso seja feito.
gui
bom, nao acredito que seja somente para os estados unidos...o mapa está lá, é só usar o roteamento. E quanto ao uso 100% do tempo de banda, vejo duas solucoes. a primeira é baixar esses mapas, por ser opensource, será poss[ivel, creio eu. Segundo ponto, a internet via celular é cara sim, ainda. mas não dou 2 anos para aparecerem planos 3g a preços competitivos, ou mesmo pacotes juntando a internet de casa a do celular. ou cobrar o trafego a precos plausiveis. a internet pelo celular com certeza vai migrar de servico extra, para essencial, e isso influencia em muito no preco
Ricardo Macari
É interessante, mas ao mesmo tempo não é. Eu não utilizaria pelo simples fato de necessitar 100% do tempo de uma conexão de internet. Não tem como confiar na cobertura de celular em 100% do Brasil, muito menos velocidades decentes, sem contar o preço absurdo pelo serviço de dados. Continuaria com a Tom Tom e/ou Sygic sempre. Abracos!
Juarez Lencioni Maccarini
[Comentário pós atualização] É, isso causaria sérios danos à TomTom e Garmin MESMO. Não vou esperar que seja tão bom quanto os aplicativos/aparelhos dedicados, mas provavelmente será suficientemente bom para uma parcela significativa dos consumidores de GPS.
Rodrigo
E eu quero hackear meu N95 para instalar o Android!!!
Thiago Mobilon
Amazing. Eu quero um Android! :D