Início » Games » Coreia do Sul proíbe adolescentes de jogar videogame durante a madrugada

Coreia do Sul proíbe adolescentes de jogar videogame durante a madrugada

Menores de 16 anos têm que ficar longe dos jogos de meia-noite às 6 da matina.

Por
7 anos atrás

Num país de poucas preocupações e com a melhor internet banda larga do mundo, legisladores decidiram que é hora de instaurar o toque de recolher para jogos eletrônicos. É isso mesmo, a Coreia do Sul determinou nessa semana que os adolescentes menores de 16 anos sejam impedidos de jogar games a partir da meia-noite. A restrição vai até as 6 horas da manhã.

A Lei da Cinderela, como vem sendo chamada, foi proposta pelo Ministério de Igualdade e Família. Algumas agências reportam que pais começaram a bombardear o site do Ministério com reclamações acerca da publicação, em especial porque ela violaria os direitos individuais do jovens. E sabe como adolescente é: vai arrumar algum jeito de burlar a determinação do governo.

Até parece uma criancinha feliz, mas Bill Gates não vai enfrentar o bloqueio quando estiver na Coreia

De qualquer forma, a Sony já aderiu à ideia. Seguindo as ordens locais, iniciou o bloqueio de acesso à PSN para quem tem menos de 16 anos. Para eles é muito fácil impor a restrição porque a PSN requer que o usuário informe nome e data de nascimento no momento do cadastro. O detalhe é que já tem jovem usando os dados dos pais para criar conta de PSN e aproveitar a jogatina, não importando o horário.

Por sua vez, a Microsoft está com mais dificuldade para efetuar o toque de recolher eletrônico. Na Xbox LIVE não é necessário informar a data de nascimento para fazer o cadastro, então a MS não tem como saber quem está se logando nos servidores para aproveitar títulos como Halo CE Anniversary, lançado na semana passada com direito a um novo modo multiplayer.

As empresas têm dois meses para se adaptarem à nova legislação. A Microsoft estudar adotar o cadastro com data de nascimento ou simplesmente bloquear o acesso aos servidores da LIVE durante o período de meia-noite às seis do dia seguinte.

A restrição também vale para jogos de celular e de computador. Basicamente, qualquer tipo de game fica proibido durante o horário. Só que fica mais difícil ainda fiscalizar e obrigado que um jovem de 14 anos desligue o seu nostálgico N64 herdado do pai em determinado horário.

Lá na Coreia do Sul estima-se que 8% da população com idade entre 9 e 39 anos apresente sintomas de vício em internet. Algo totalmente aceitável quando se tem a melhor conexão do mundo.

Com informações: O GloboEstadão Link, Joystiq e Gamasutra.