Início » Brasil » Oi e CTBC preparam suas redes HSPA+

Oi e CTBC preparam suas redes HSPA+

Lucas Braga Por

Nessa semana, a Vivo anunciou o upgrade da sua rede de dados para a tecnologia HSPA+, que, inclusive, é reconhecida como 4G pelo ITU-T. Pelo visto, a concorrência está bem atenta: a Oi anunciou que está fazendo o upgrade da sua rede e a CTBC também irá lançar seus serviços em HSPA+.

Galaxy S II: já com suporte a HSPA+

A Oi afirma testar a tecnologia desde outubro de 2010 e que já iniciou o upgrade na rede. O HSPA+ utilizado pela operadora será de portadora única: a velocidade teórica máxima suportada pela rede será de até 21 Mbps de downstream e 5,8 Mbps de upstream. Não há previsão de quando o serviço será comercializado, mas, de acordo com o que a operadora informou ao Teletime, o objetivo do HSPA+ é “melhorar a qualidade do serviço de banda larga móvel para seus clientes de maneira progressiva”. Assim esperamos.

De outro lado, a CTBC também realiza seus testes da tecnologia HSPA+ há algum tempo, em dez antenas na cidade de Uberlândia. E, logo no dia do lançamento do HSPA+ da Vivo, a controladora da CTBC, Algar Telecom, anunciou que dará início à comercialização de seus novos serviços em alta velocidade a partir da próxima segunda feira, 28 de novembro. O upgrade de toda a rede deverá ser concluído em meados de 2013, com equipamentos da Huawei e da Ericsson.

A CTBC também irá utilizar HSPA+ de portadora única, seguindo o padrão adotado pela Oi e pela Vivo. O que nos resta é aguardar, e torcer para que a conexão melhore mesmo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Paul Polles
Oq adianta 21 Mbps de downstream e 5,8 Mbps de upstream se os planos são vendidos até no máximo com velocidade de 1Mbps? Grande coisa ter 3.5G, 3.75G ou 4G se as operadoras não vendem planos que use toda a velocidade que a rede permite?
@xucrutao
gostaria de saber a fonte da noticia sobre a CTBC, pois entrei em contato com a mesma e me disseram que o serviço ainda não será comercializado, talvez nem esse ano...
Turdin
Se fosse um blog geral até daria para entender isso. Mas um blog de tecnologia com esse tipo de ~~erros~~? =/
LeonardoNerd
Esperarei chegar na TIM.
@mos_axz
Tô vendo que sou sortudo, A velox aqui em casa, chega a bater 10Mb/s, o dobro da velocidade contratada e não fica abaixo de 2Mb/s nunca... Apesar que ter que ter fixo é uma porcaria...
Thássius Veloso
Breno, entendo a sua preocupação. É algo que deveria ser levado às operadoras para avaliação. Do ponto de vista da comunicação, entendo que é natural simplificar as coisas para chegar a um denominador comum. Às vezes funciona junto ao consumidor médio, às vezes não.
@yagogabriell
Não generalize, no nordeste a Tim é bem mais rápida..
@yagogabriell
moro 1 km da torre da tim, do lado de cá (minha casa) tem cobertura 3G do lá de lá (depois da torre) é Edge e só fica melhor depois de alguns metros.. tem essas coisas tbm..
Rodrigo Fante
@Breno, exato, é natural uma empresa tentar vender seu produto com uma realidade alternativa, mas ao passar informações um blog deveria tentar ser mais preciso, linguagem mais popular é comum e normal, mas unidades padrão para algo devem ser respeitadas, siglas etc. É o mesmo que um blog de carro dizer que carro X atinge de 0 a 100 Quilo em 3 segundo, Quilo o quê?
Breno Caldeira
Sim, Thássius, é Megabits. Mas a questão é, eu fico naquela sensação de que eles fazem isto de propósito. Você pode entrar em qualquer site dessas telecom vc não vai encontrar facilmente nada falando se a velocidade é bytes ou bits. O problema é que muuuita gente faz confusão: ahhh eu contratei 10 "Mega" e aqui só tá vindo 1. E olha que até gente que entende a diferença entre os megabytes e megabits se confundem. Porque os malditos não falam isto hora nenhuma nas propagandas e nem no Site. Agora entrei no site da única empresa dos EUA de telecom, e tá lá, bem explícito os megabits. http://www.comcast.com/Corporate/Learn/HighSpeedInternet/highspeedinternet.html
Thássius Veloso
Breno, 10 Mega é o termo comercial para "Megabits por segundo" nesse contexto.
Breno Caldeira
Eu prefiro ano.mes.dia, perfeito para ordenar as coisas :)
Breno Caldeira
Pior ainda Thássius, a mídia brasileira adota o termo "Mega". Aí a gente fica sem saber o que.. Mega o que? Megabytes? Megaman? Ahh, é Megabits (safados!).
C. Emanuel Laguna Jr
Também prefiro dia*.-/mês*.-/ano, mas na engenharia tenho que seguir normas cruéis… :lol:
bruno cabral
A Vivo já foi ótima para 3G, mais decaiu bastante, mais é melhor que essas Claros e OIs da vida. Isso sem falar que no nosso 3G é o pior 3G do mundo!!! :(
Exibir mais comentários