Conhecida mundo afora por conta de seus tradicionais discos rígidos, a Seagate apresentou nesta terça-feira a mais nova geração de seus HD da linha Momentus XT. Os HDs dessa linha são conhecidos por serem unidades híbridas, que combinam armazenamento com discos tradicionais com uma pequena unidade de memória flash que faz as vezes de cache.

Disponível no tamanho de 2,5 polegadas e com 500 GB ou 750 GB de capacidade, os modelos contam com 8GB de memória flash escondida em suas entranhas e destinada a identificar e armazenar os arquivos mais acessados pelo usuário. Isso ajuda a reduzir não só o tempo de inicialização do sistema operacional como o carregamento de programas. De acordo com a fabricante, o Momentus XT é capaz de alcançar taxas de transferências de 6 Gb/s, ou 70% mais rápido que sua geração anterior e até 3 vezes mais rápido que um HD comum.

Momentus XT: rápido, muito rápido.

A Seagate afirma que o novo modelo é mais rápido por conta de uma tecnologia batizada de Fast Factor, capaz de dobrar a velocidade de transferência da memória flash em relação a sua versão anterior. A empresa também liberou um gráfico que mostra como seu disco se sai comparado a um HD tradicional de 5400 RPM, contra o HD SSD do Macbook Air e frente ao Intel X25m, disco SSD de alto desempenho.

Momentus XT: híbrido e rápido

Aos interessados, o modelo deverá estar disponível “em algumas lojas selecionadas” nas próximas semanas por preços a partir de US$ 245 (ou R$ 450), lá fora, em sua versão topo de linha.

Com informações Register, VentureBeat

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Fante
Concordo, caso se torne comum e aceito, entre no dicionário, bla bla bla, aí é válido, por enquanto é errado, e embora um leigo falando isso não seja tão feio, em um blog de tecnologia esse tipo de erro deveria ser evitado, é como a discussão que teve esses dias a respeito de usar o padrão americano para medidas como Mb/s (usaram Mbps) ou falar apenas Mega, ou pior megas.
Vinicius Kinas
É do contra só pelo esporte né? :P Em português nós também embarcamos chips em dispositivos. Se tirar o Disk, até vai. Mas enquanto HD for igual HDD e houver a palavra disk, e um SSD não tiver um disco, continua errado.
Guilherme Macedo C.
Bom, pode-se considerar HD em sentido amplo. É como "embarcar". Era pra somente embarcarmos em barcos, mas acabamos embarcando em aviões tbm pq virou uma palavra em sentido amplo :)
Rodrigo Fante
Pensei a mesma coisa quando li, WTF? HD SSD? pô isso passaria no UOL, corrige ai tio. Fora isso eu tinha visto esse HD dia desses pois estava querendo comprar um SSD, é interessante para instalar o sistema sobre ele e os arquivos de sistema mais acessados seriam carregados mais rápido pois estariam no tal cache, mas no dia a dia de copiar um arquivo para lá e para cá, muda pouco se não forem os mesmos sempre.
@tampa_trick
ssd eh runcore, uma das melhores compras que fiz para o netbook do meu pai, a performance mudou drasticamente :)
Turdin
750GB e 8gb SSD? Agora sim eu quero muito um!
Vinicius Kinas
Pois é, disco SSD não existe. Nem HD SSD. Ou é um ou é outro. hahuahua Isso já foi discussão em um outro post há algum tempo (inclusive esse hibrido apareceu pra tentar confundir). Esse hibrido continua sendo um HD normal, que usa memória flash como cache persistente.
Vinicius S
Resta saber se conseguiram arrumar os problemas
Anderson S. Lima
HD SSD? Hard Disk Solid State Disk? OHRLY? :P
GustavoUNQ
Parece uma evolução interessante na utilização do arcaico "disco duro". Talvez seja um dos HDs (especificamente) mais rápidos do mercado.