Depois de um longo período de discussão interna, que foi amplamente divulgada pela mídia nos Estados Unidos, o Facebook e a Federal Trade Commision (Comissão Federal do Comércio, a FTC) selaram um acordo que regula algumas das condições para que o Facebook continue a operar como a rede social que nós conhecemos. O mais importante dos termos visa a auditoria bienal das práticas de privacidade do site.

Isso significa que, a cada dois anos, auditores terão acesso a documentos e ao sistema por trás do Facebook para averiguar se a empresa realmente está cumprindo a sua palavra quando diz que protege a privacidade do internauta que utiliza a rede social como forma de se relacionar com amigos, familiares e empresas com presença na internet.

Mais: Facebook (de novo) na mira das autoridades europeias

O Mark Zuckerberg, criador e atual CEO do Facebook, publicou um artigo bastante longo no qual fala dos acertos e dos erros do Facebook nesses anos todos de existência. Zuckerberg diz que houve erros em momentos recentes, mas que eles não podem colocar de lado o histórico de respeito à privacidade e ao usuário. Ele diz estar pessoalmente comprometido com a privacidade, e dá boas vindas ao acordo com a FTC para chegar nessa finalidade.

Controle de privacidade

Além das auditorias bienais pelos próximos 20 anos, o Facebook não poderá manter dados de usuário após 30 dias do encerramento da conta. Caso o façam, a empresa terá que pagar a multa de US$ 16 mil por infração e por dia, até que o problema seja resolvido. Pode parecer bastante, mas cabe lembrar que a rede social planeja para 2012 atingir um IPO (a oferta pública de ações) na casa dos US$ 100 bilhões. Estamos falando de cifras altíssimas a todo momento.

Outro termo do acordo com o governo americano prevê que o Facebook torne cada mudança em seu site opcional. Ou seja, o usuário teria que concordar ativamente para ver novos recursos em funcionamento. A decisão vale para o que está em desenho nos escritórios do site e para o que o Facebook ainda nem tem ideia de que vai inventar. Dessa forma, a tendência é que os usuários fiquem mais protegidos.

Diversas das reclamações endereçadas pela FTC ao Facebook dizem respeito a episódios antigos, de mais de dois anos atrás. O CEO do site diz isso claramente em sua defesa dos interesses do Facebook. E ainda afirma que todos eles foram resolvidos prontamente — à FTC coube dar mais explicações.

Zuckerberg diz que o Facebook cometeu alguns enganos, mas vem acertando continuamente faz dois anos. O mais recente lançamento da empresa em termos de privacidade dos dados do usuário foi o novo controle que permite definir quais grupos de usuários vão ver cada única atualização publicada na rede social. Nesse aspecto, tenho que concordar com ele: finalmente nós temos controle total daquilo que compartilhamos.

Recomendo a leitura do artigo de Zuckerberg defendendo o Facebook e comentando o acordo com a FTC. Parece que os usuários estão realmente mais protegidos de futuras mudanças de humor na administração da rede social. Inclusive, o CEO nomeou dos executivos de privacidade, que assumem cargos relacionados a produtos e a serviços, novamente com o objetivo de proteger a tão almejada privacidade.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados