Qual o melhor horário para postar no YouTube?

Entenda melhor horário para postar no YouTube e tente estabelecer uma grade de programação para seu canal na plataforma de vídeos

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Aplicativo do YouTube (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

No YouTube o dono ou dona de um canal pode publicar vídeos a hora que quiser, mas nem sempre pode ser o horário adequado. Entenda qual o melhor horário para postar no YouTube e como usar uma grade de programação em seu favor.

Conteúdo e relevância

O YouTube é uma plataforma de vídeos que funciona com suas próprias regras e algoritmos. Vídeos podem ser promovidos ou pouco vistos, caso o usuário não siga de acordo com o que é solicitado nas diretrizes do site.

É necessário entender como funcionam as ferramentas disponíveis no YouTube e como gerenciar sua comunidade e público.

Mas os usuários do YouTube também prezam por conteúdo e relevância. Se o seu vídeo for bem construído e envolver um assunto que desperte determinado nível de interessante, ele pode ser mais visto do que outros do mesmo gênero.

E mesclar conteúdo e relevância com o horário certo de publicação pode ser uma dica certeira para quem quer tentar fazer sucesso na plataforma – ao ponto de ganhar novos assinantes ou, no mínimo, pessoas que voltam sempre ao canal para assistir novos vídeos.

Melhor horário para postar no YouTube

A grande verdade é definir algo como “o melhor horário para postar no YouTube” é incerto. De acordo com o próprio YouTube, há horários de pico, mas a plataforma não estabelece nenhum tipo de regra para a hora ou agendas.

O dono de um canal pode publicar seu vídeo às 15 h ou às 2 h. A decisão vai de acordo com o desejo de quem publica o vídeo. Ele será eficaz, independente do horário? Aí depende.

É necessário aprender a analisar dados simples para definir qual seria o melhor dia e horário para publicação de um vídeo novo. Ainda segundo o YouTube, “para chegar a esse equilíbrio é preciso testar dias e horários para suas publicações e acompanhar sempre o desempenho do seu canal”.

melhor horário para postar no Youtube / Felipe Vinha / Reprodução

Para isso existe uma ferramenta chamada Analytics, capaz de exibir estes dados a quem administra o canal. E aí entram algumas dicas específicas.

Usando a análise de dados do YouTube

Acesse a página YouTube Studio, todo canal registrado tem uma, e logo em seguida vá em Estatísticas.

Um painel chamado “Estatísticas do canal” mostrará, em detalhes, diversos dados sobre quem assiste seus vídeos.

Aqui dá para saber, por exemplo:

  • Quantas visualizações seus vídeos possuem
  • Quantos inscritos ganhou nas últimas horas
  • Quais vídeos mais receberam acessos nas últimas horas
  • Quanto tempo os seus vídeos foram assistidos
  • Visualização em tempo real de visitantes no canal

Este último item, as visualizações em tempo real, mostra em quais horários seu canal está recebendo visitas. Neste sentido, basta passar o cursor do mouse por cima para verificar qual é o pico de horário.

melhor horário para postar no Youtube / Felipe Vinha / Reprodução

A partir daí é possível traçar estratégias e realizar testes. Uma boa alternativa é passar a publicar os vídeos apenas no horário de pico mostrado no tempo real. As visualizações aumentaram? Então talvez seja uma boa ideia manter neste horário.

Outra possível boa ideia é estabelecer uma grade de programação e seguir durante algum tempo. Assim é possível acostumar seu público a sempre lembrar de visitar seu canal em determinado dia ou horário.

Vale avisar, porém, que cada caso é um caso. Não há “regra de ouro” para o horário certo de publicação no YouTube. É preciso entender seu canal e fazer testes para chegar a um resultado positivo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados