Início » Gadgets » Japoneses criam o primeiro cabo de energia que estica

Japoneses criam o primeiro cabo de energia que estica

Por
6 anos e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Diferente dos demais eletrônicos, cabos de energia não acompanham a evolução tecnológica. Sim, concordo que talvez eles não precisam acompanhar, só mesmo mudar de formato para serem encaixados em buracos diferentes. Mas sabemos que podem ter funcionalidades diferentes, como a Apple demonstra com o seu magsafe, que já está no mercado há anos. Foram os japoneses (sempre eles!) que finalmente trouxeram algo diferente para essa área: os cabos de energia elásticos.

A invenção é da empresa japonesa Asahi Kasei e eles dizem que a inspiração do projeto partiu do tecido Spandex (ou elastano, em bom português), que foi criado para se expandir e contrair de acordo com as curvas do corpo humano. Eles descobriram que esse tecido se estica por um fator de 1,5, que foi o alvo que eles almejaram com a criação do cabo. Isso facilita a criação de equipamentos eletrônicos específicos para serem usados no corpo, além de ajudar no caso de robôs humanoides.

Um dos próximos passos da empresa será expandir a tecnologia para outros cabos, como cabos USB por exemplo. Veja o vídeo abaixo demonstrando o funcionamento de alguns protótipos.


(Vídeo no YouTube)

Com informações: Engadget.

Mais sobre: , ,