Momentos mais importantes da coletiva com Stephen Elop, CEO da Nokia

"Não somos nós correndo atrás do rabo. São os outros correndo atrás do nosso rabo." – Stephen Elop

Thássius Veloso
Por
• Atualizado hoje às 21:50

SÃO PAULO — Como você já sabe, a Nokia tirou o dia de hoje para anunciar a chegada da família de aparelhos Asha ao mercado brasileiro. Em sua primeira visita ao Brasil, o CEO da empresa, Stephen Elop, comentou o futuro da Nokia agora que ele está no comando.

A grande notícia você já sabe: Asha no Brasil, mas só no ano que vem. Abaixo eu listo alguns pontos importantes da apresentação e posterior sessão de perguntas e respostas feita com Elop e alguns executivos da empresa.

Stephen Elop vem ao Brasil pela primeira vez

Dual. Os aparelhos Dual SIM foram muito bem aceitos pelo mercado. A Nokia diz que não é a primeira nessa seara, mas traz inovação ao permitir que um mesmo aparelho salve perfis para até cinco aparelhos diferentes.

Nokia Brower. O novo Nokia Browser foi citado como excelente opção de navegador que faz a compressão de dados. Dessa forma, consumidores não precisam se preocupar tanto com a conta no fim do mês. E o Nokia Browser chega como uma luva no mercado brasileiro, em que a presença de aparelhos pré-pagos é tão grande. A tecnologia envolvida no Nokia Browser assemelha-se à do Opera Mini para smartphones e celulares. No Nokia World, um engenheiro da empresa me disse que não se trata de licenciamento de tecnologia e que a fabricante finlandesa tem sua própria estrutura para fazer a compressão de dados.

Asha. Na linha Asha — apresentada para o mercado brasileiro hoje —, o sistema S40 abraça as redes sociais porque esse é o desejo do consumidor – tanto em mercados bem estabelecidos, como a Europa, como em mercados emergentes, o caso do Brasil. O acesso a Orkut, Facebook e Twitter é feito a partir da tela inicial aparelho. O mesmo vale para emails.

Local. Em termos de ecossistema, a Nokia diz que seu desejo é trazer mais aplicativos locais para os celulares da marca. São feitos 10 milhões de downloads na Nokia Store, com 52% do total a partir de aparelhos rodando S40 no Brasil.

Para satisfazer o apetite do consumidor brasileiro, aplicativos como WhatsApp, Angry Birds, FourSquare e eBuddy (comunicador instantâneo) estarão em dispositivos nativamente.

Concorrência. “Nós queremos que nossos aparelhos se diferenciem do Android e do iOS”, disse Stephen Elop. Isso vale também para o Windows Phone, e o executivo fez questão de dizer que a combinação de software Microsoft com hardware da Nokia continua sendo a melhor.

Falando dos aparelhos chineses de marcas menos conhecidas ou mesmo sem marcas, a Nokia considera que seus celulares continuam competitivos em termos de preço e em termos de inovação e tecnologia. Almir Narcizo, presidente da Nokia Brasil, afirmou que a marca Nokia permanece como a mais desejada e a mais recomendada em relação aos concorrentes.

Elop e Almir Narcizo, presidente da Nokia Brasil

“Plataforma em chamas”. Comentando a saída da Microsoft e chegada na Nokia, o CEO disse que decisões importantes foram tomadas, incluindo a possibilidade de adotar outros ecossistemas. No fim das contas, Elop diz que a empresa tem a melhor relação possível com a Microsoft.

Brasil. O Brasil é um bom exemplo de país onde a Nokia tem possibilidades de crescer porque a população está comprando agora seu primeiro smartphone ou substituindo um antigo.

Tablets. O mercado de tablets é importante para a Nokia, de acordo com o CEO. Elop sinalizou que o Windows 8 tem uma nova experiência de usuário que se integra com computadores e com smartphones rodando Windows Phone, preferencialmente um aparelho Lumia. Quanto a rumores de um tablet da marca, o CEO disse que não ia comentar.

https://www.youtube.com/watch?v=v9M6zgx5ODQ
Nokia Lumia 800: veja o aparelho rodando Windows Phone 7

Lumia. Chegam ao Brasil no primeiro trimestre de 2012. O Lumia 710, conforme nós noticiamos na cobertura do Nokia World, será fabricado na unidade da Nokia em Manaus. O Lumia 800 virá de fora, devidamente importado.

Made in Brazil. Eu questionei a uma executiva da Nokia se o Lumia 710 está atualmente em produção. Ela deu uma risadinha e disse que não pode comentar o assunto. Entenda como quiser, caro leitor.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados