Novo visual do YouTube dá as caras

Conheça as novidades do site de vídeos mais acessado do mundo.

Thássius Veloso
Por

Com apenas uma adição de código no Console JavaScript do navegador já dava para ver: o YouTube estava preparando o relançamento de sua página inicial, com novo layout. Ontem à noite o Google liberou de vez a interface renovada, que fica disponível para os usuários imediatamente (pelo menos aqui já abriu logo na primeira tentativa).

Repare que a página inicial sofreu muitas mudanças. A equipe de design do YouTube optou por adicionar um menu na lateral esquerda, a partir do qual o usuário tem acesso a diversos canais que ele assina. E a integração com o Facebook marca presença, de modo que o próprio site de vídeos puxa da rede social aquilo que os amigos estão compartilhando e posiciona isso de uma maneira mais interessante para quem quer apenas assistir ao conteúdo audiovisual.

Claro que também tem integração com o Google+. Funciona de maneira similar à integração com a rede social de Mark Zuckerberg.

Na capa ainda há inscrições, com os vídeos recentemente publicados nos canais assinados. Ao lado, o YouTube utiliza os algoritmos de recomendação para definir vídeos que você gostaria de assistir, considerando o seu perfil de usuário. Cada clique em “gostar”, cada play e cada interação no site aperfeiçoa a maneira como o YouTube constrói o seu perfil de consumo (de conteúdo, no caso).

Seguindo o layout anterior, o YouTube permanece com uma grande área abaixo de sua barra superior na qual anunciantes podem posicionar vídeos interativos e outros tipos de publicidade. Afinal, o Google ainda tem a intenção de fazer dinheiro com o maior site de vídeos do mundo.

Página de canal no YouTube

A página de canal também mudou. Dá para escolher um vídeo como destaque, além de outras personalizações dependendo do interesse de cada usuário. Para mim, achei mais interessante colocar o vídeo do Lumia 800 em destaque, com reprodução imediata assim que a pessoa abre a página e sem anúncios. Veja o resultado aqui.

Eu já estava com o layout novo do YouTube habilitado faz alguns dias. A sensação é de que a equipe de design colocou ordem na casa. Ficou mais fácil de achar funções, e a página de canal certamente está mais elegante.

E o que você achou?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados