Novo visual do YouTube dá as caras

Conheça as novidades do site de vídeos mais acessado do mundo.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

Com apenas uma adição de código no Console JavaScript do navegador já dava para ver: o YouTube estava preparando o relançamento de sua página inicial, com novo layout. Ontem à noite o Google liberou de vez a interface renovada, que fica disponível para os usuários imediatamente (pelo menos aqui já abriu logo na primeira tentativa).

Repare que a página inicial sofreu muitas mudanças. A equipe de design do YouTube optou por adicionar um menu na lateral esquerda, a partir do qual o usuário tem acesso a diversos canais que ele assina. E a integração com o Facebook marca presença, de modo que o próprio site de vídeos puxa da rede social aquilo que os amigos estão compartilhando e posiciona isso de uma maneira mais interessante para quem quer apenas assistir ao conteúdo audiovisual.

Claro que também tem integração com o Google+. Funciona de maneira similar à integração com a rede social de Mark Zuckerberg.

Na capa ainda há inscrições, com os vídeos recentemente publicados nos canais assinados. Ao lado, o YouTube utiliza os algoritmos de recomendação para definir vídeos que você gostaria de assistir, considerando o seu perfil de usuário. Cada clique em “gostar”, cada play e cada interação no site aperfeiçoa a maneira como o YouTube constrói o seu perfil de consumo (de conteúdo, no caso).

Seguindo o layout anterior, o YouTube permanece com uma grande área abaixo de sua barra superior na qual anunciantes podem posicionar vídeos interativos e outros tipos de publicidade. Afinal, o Google ainda tem a intenção de fazer dinheiro com o maior site de vídeos do mundo.

A página de canal também mudou. Dá para escolher um vídeo como destaque, além de outras personalizações dependendo do interesse de cada usuário. Para mim, achei mais interessante colocar o vídeo do Lumia 800 em destaque, com reprodução imediata assim que a pessoa abre a página e sem anúncios. Veja o resultado aqui.

Eu já estava com o layout novo do YouTube habilitado faz alguns dias. A sensação é de que a equipe de design colocou ordem na casa. Ficou mais fácil de achar funções, e a página de canal certamente está mais elegante.

E o que você achou?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados