Início » Aplicativos e Software » Lançado Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Lançado Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Avatar Por
10 anos atrás

Ubuntu logoConforme já era esperado, hoje foi lançada a mais nova versão do Ubuntu, possivelmente a distribuição de Linux mais amada atualmente.

De codinome Karmic Koala, a versão 9.10 promete trazer tempo de boot menor, interface de usuário melhorada e ferramentas de programação que facilitam o desenvolvimento de software.

O novo Ubuntu está sendo oferecido com uma variedade de ambientes gráficos que integram aplicativos de uso diário, como software de mensagem instantânea, navegador, visualizador de documentos e reprodutores de mídia. As opções oferecidas incluem as populares Gnome, KDE e XFCE.

A versão 9.10 também inclui um novo “Ubuntu Software Center”, através do qual os usuários poderão facilmente adicionar e remover programas. O sistema também corrige diversos bugs de versões anteriores do Ubuntu e traz mais drivers para ampliar o suporte a hardware.

Outro destaque da nova versão é o serviço associado "Ubuntu One", que provê facilidade para backup e compartilhamento de arquivos através dos 2 GB de armazenamento online disponibilizados gratuitamente pela Canonical — e quem precisar de maior capacidade de armazenamento pode optar por um plano pago.

“O Ubuntu 9.10 dá aos usuários mais razões do que nunca para considerar seriamente o Linux como seu sistema operacional, justamente em um momento em que muitos usuários estão repensando as suas opções”, disse Jane Silber, chefe de operações da Canonical.

O Ubuntu pode ser baixado na página de downloads do sistema. De graça, é claro. 😉