Início » Games » Xbox ganha nova dashboard a partir de amanhã

Xbox ganha nova dashboard a partir de amanhã

Por
6 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Em 24 horas, os felizes proprietários do Xbox 360 terão uma grande surpresa quando ligarem o console. Muito antecipada, a nova Dashboard do dispositivo está programada para entrar no ar na terça-feira, dia 6 de dezembro. E a Microsoft tem algumas promessas interessantes para quem possuir o console de geração atual.

Em primeiro lugar, o Xbox 360 dá as mãos ao Windows Phone. A empresa liderada por Steve Ballmer optou por reproduzir a interface com Tiles (os quadradinhos do WP) no console. Não fica com cara de smartphone gigante, no entanto, e eu considero que o resultado foi bastante positivo frente à interface anterior do dispositivo. Trata-se da maior mudança de visual do Xbox em cinco anos, de acordo com alguns veículos especializados.

Algumas categorias de recursos foram reorganizadas. “Social” aparece para dar vazão a essa necessidade contemporânea de compartilhar o que estamos pensando, fazendo e comendo nas redes Twitter e Facebook. O usuário poderá visualizar a timeline e atualizar o próprio perfil a partir do videogame.

Com a atualização de amanhã, a Microsoft pretende dar mais um passo rumo à televisão inteligente do século 21. Não por acaso, os aplicativos merecem destaque: tem Netflix, YouTube, Rango, Epix, Last.fm e vários outros. Dependendo do serviço de televisão por assinatura que o gamer assina, o Xbox 360 ainda dará acesso a canais ao vivo e funcionalidades que a operadora de TV paga fornece. Nos Estados Unidos, clientes da ComCast têm 10 mil filmes à disposição e os clientes da Verizon FiOS poderão assistir alguns conteúdos especiais.

Especificamente para o Brasil, a Microsoft confirma a disponibilidade de telenovelas da emissora mexicana Televisa no ano que vem. Também teremos conteúdo da MLB.tv relacionados a baseball. E só.

Xbox 360: conteúdo

O Bing marca presença na nova Dashboard. O buscador da Microsoft não leva o usuário diretamente para pesquisas na web. Em vez disso, aparece como opção para quem quer buscar por conteúdo armazenado no próprio console. Filmes, aplicativos, produtos disponíveis pelo Marketplace etc.

Também tem melhor integração com o Kinect. Quem tiver o acessório conectado ao console pode usar os gestos ou ainda comandos de voz para acessar aplicativos e fazer pesquisas (usando o Bing, claro) no Xbox 360. De acordo com o jornal The Guardian, a busca por filmes de “Harry Potter” depende de falar “Xbox, Bing, Harry Potter”.

Assinantes do Xbox LIVE Gold ganham o recurso de salvar jogos na nuvem, bem como filmes que estão assistindo. Dessa forma, basta colocar a Gamertag em outro console para puxar as partidas salvas e os filmes a serem vistos direto da nuvem da Microsoft.

A atualização da Dashboard não custa nada e deve entrar automaticamente nos consoles Xbox 360.

Mais sobre: , , ,