O governo cubano parece começar a pensar em novas maneiras de afunilar a informação que circula pelo país. Recentemente Sandro Mairata, que escreve sobre assuntos relacionados à América Latina para o Tumblr do canal Univision, publicou alguns screenshots do projeto chamado ‘Red Social’.

O website é visivelmente igual ao Facebook, onde até mesmo a mesma sequência de botões, layout e identidade visual pode ser facilmente reconhecida. O logotipo até meio que se embola com a antiga versão dos ícones do MySpace.

Facebookcubano1

O projeto é supostamente liderado pelo ministro de Educação, embora seja sempre difícil confirmar essas informações quando o assunto é qualquer ação do país. Colocado no ar praticamente sem nenhum ruído, a Red Social já levantou questionamentos sobre o seu verdadeiro propósito.

Na homepage o website substitui a imagem do mapa-mundi comumente utilizada pelo Facebook por aquela da ilha de Cuba, assinado pela frase “Um ponto de encontro virtual para Universidades Cubanas”.

O blogger Carlos Alberto Benítez do La Chiringa* de Cuba informou em um de seus posts que o projeto funciona como uma espécie de intranet-online, com acesso restrito à apenas conexões de internet locais, sendo impossível acessa-lo de outros países.

Muitas fontes confirmaram não poder acessar o domínio http://facebook.ismm.edu.cu em diveros países. Daqui do Brasil, aparentemente, é igualmente impossível .

Facebookcubano2

Curioso o fato do url de base incluir inicilmente a palavra “facebook” como subdomínio, fato que já aventou implicações de uso indevido de marca e possíveis problemas ligados à patentes. Por mais restrito e controlado que seja o fluxo de informação por conta do regime político do país, é difícil acreditar que uma cópia-carbono tão literal da maior rede social do mundo poderia ser tão ingenuamente elaborada sem qualquer tipo de justa retaliação.

Pessoalmente, acredito que a rápida entrada-e-saída estratégica tenha aquele típico toque Cubano, onde a polêmica parece sempre atrair a atenção necessária. Não sendo assim, onde o projeto deveria ter sido lançado longe do radar das interwebs, então alguém cometeu erros bastante amadores já nas primeiras fases da rede.

Imediatamente após a publicação de Benitez sobre o endereço acima, aparentemente preocupados com o tipo de resposta que o Facebook, os engenheiros por trás do projeto criaram um novo domínio para a rede em http://neko.uclv.edu.cu/index.php/, igualmente inacessível, exceto senão a partir da própria ilha.

Entretanto, a provável problemática ligada à toda a parte visual e funcional da rede pode ainda persistir. Por ora o Facebook não manifestou qualquer parecer a esse respeito.

Facebookcubano3

Há um ano, Cuba já havia empreendido na construção do EcuRed, que dá sua versão – tanto em formato quanto em conteúdo – da enciclopédia online Wikipedia sobre.. tudo.

Com informações: The Huffington Post.

Nota: Chiringa* em Espanhol quer dizer “kite” em Inglês ou “pipa, quadrado, papagaio”, dependendo de que lugar do Brasil você estiver. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato Silveira

Top mais Rede Social muito legal hoje em dia com certeza é a Xiglute.com eu uso e indico a todos.

loumier27
Afinal, essa matéria tem 3 anos e só agora fui ver. O quê aconteceu com esse projeto? Alguém tem notícias?
Francisco Diasis Gonsalves Rodrigues
cuba é muito legal conheçam havana não se arrependerao vai ser muito legal eu prometo q valera cada centavo gasto.
Francisco Diasis Gonsalves Rodrigues
cuba é muito legal conheçam havana eu recomendo vocês não vão se arrepende eu prometo valera cada centavo que for gasto na viagem.
Francisco Diasis Gonsalves Rodrigues
porque tanta admiração vocês acham os cubanos incapaz o brasil inventou o telefone e o aviao em uma epoca em q ninquem acreditava no brasil cuba não é tão atrasada assim não é?
Adriel Isac Andrade Mendes
http://manynet.tk/ igual essa de cuba !
ghost13
mete um proxy har ou anony que pega, até me cadastrei, hehehe proxy de CUBA e quem quer solidão em rede social vai pro google + =P
@LBKatan
Por mais que o Orkut seja uma rede legal, é muito sujo. Estou dando um tempo do FB por causa da modinha que virou. Mas ainda não consegui me adaptar ao G+. Acho que nem voltarei ao Orkut pq o FB tem coisas que muito me agradam, como as notificações lá em cima, em vermelho. Coisa simples, mas que faz uma grande diferença.
@brunogdb
Esse domínio podia ser um encurtador UAEUHAEAHE
@TatoGomes
Mexe no proxy, faz máscara no IP... E vamo que vamo! =D
ricardo
Me parece uma rede voltada às universidades, portanto, sem o mesmo propósito do facebook. É uma rede controlada pelo governo cubano, assim como o facebook, que é controlado pelo governo americano.
ricardo
Você acha mesmo? O facebook, por exemplo, sofre controle constante, não do seu governo, mas do governo dos Estados Unidos. E nós, ingênuos, criticamos a rede social cubana.
Rodrigo
@VinicuisKinas, eu conheci gente que mora lá. Sei como é a situação. Não preciso que um jornal ou um cineasta ianque venha me catequizar com histórias de comunistas comedores de criancinhas. Agora, se tu acreditas em tudo que a passa na televisão, está na hora de conversar com mais gente pela internet. Do mundo inteiro...
Gabriel
E a classe média brasileira tentando fugir para os EUA, mas não tem dinheiro... Aí passa a vida reclamando dos impostos brasileiros, com a bunda sentada na cadeira e vendo os governos do nosso país deteriorarem cada vez mais a educação e a saúde... Enquanto lá eles querem a liberdade política, aqui se pratica o marasmo frente à tudo o que acontece. Se tem uma coisa que admiro nos cubanos é essa garra que falta ao brasileiros. Marcha da corrupção não vai resolver absolutamente nada, é necessário que a população se engaje politicamente de verdade e não somente ache tudo ruim, que aqui não existe desigualdade e que temos educação de qualidade desde que se desembolse uma mensalidade por ela. Discutir política no Brasil é coisa de gente chata, de "forever alone", bom mesmo é discutir futebol (infelizmente). E a Veja não discute política. Aliás, não é preciso que ninguém diga o que é política, é necessário que todos enxerguem com os próprios olhos. Mas parece muito mais fácil se noticiar somente pela Veja e pela Globo. Ou seja, sem querer apontar o dedo para o país dos outros, convoco aos indignados com o estilo político cubano a participarem do que ocorre no seu próprio país, e não somente xingar o governo quando o novo iPhone começar a ser vendido por aqui a preços exorbitantes.
Yangm
Esse governo CUbano é uma piada, guardam raivinha dos EUA até hoje, mas adoram copia-lo...
Exibir mais comentários