Início » Brasil » TIM anuncia banda larga por fibra ótica no Rio e São Paulo

TIM anuncia banda larga por fibra ótica no Rio e São Paulo

Conexão de 50 Mbps ou 100 Mbps tem investimento inicial de R$ 500.

Lucas Braga Por

RIO DE JANEIRO — Em evento para a imprensa e acionistas, a TIM revelou seu próximo investimento. Por meio de uma nova empresa chamada TIM Fiber, a operadora italiana irá ofertar serviços de banda larga fixa nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo a partir de julho do ano que vem.

Inicialmente, a operadora irá vender duas velocidades: 50 Mbps e 100 Mbps. Toda essa velocidade chegará nas casas dos clientes por meio de uma rede de fibra ótica, que chegará até o poste ou o prédio. A partir de então, entram em conjunto com a rede de cobre pré-existente na residência, por meio de um conversor VDSL. Os exigentes que optarem pelas velocidades maiores receberão a fibra diretamente em suas casas.

Luca Luciani, CEO da TIM e Rogério Takayanagi, CEO da TIM Fiber

A rede de fibra ótica da TIM Fiber percorre praticamente toda a cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, bem como algumas cidades nas redondezas. Isso se deve ao fato da compra da AES Atimus pela TIM em julho desse ano, que adicionou para a operadora uma malha de 5.500 km de fibra ótica nas duas capitais.

A aposta da TIM é conquistar os clientes das operadoras concessionárias (Oi e Telefônica), que, devido à distância entre a residência e a central, são impedidos de possuírem banda larga de mais de 2 Mbps. O investimento para cada cliente é de aproximadamente R$ 500. Esse valor engloba todo o processo de instalação, desde a mão de obra até as caixas que deverão ser afixadas no poste.

A ambição é grande: a operadora planeja ser dona de 20% do mercado de banda larga em 4 anos de operação nas capitais. Para isso, irá trabalhar com dois seguimentos de mercado: “posso pagar, mas não tenho disponibilidade técnica” e “quero mas não posso adquirir”. Juntamente com a banda larga fixa, a operadora também irá criar uma rede de hotspots, a la Vex.

http://www.youtube.com/watch?v=69vuni3sN3U
(Vídeo do YouTube)

Entretanto, preços e planos não foram divulgados. Rogério Takayanagi, CEO da empresa TIM Fiber, afirmou que as ofertas serão similares as da concorrência, exceto na forma de cobrança: não será necessário possuir um telefone fixo para adquirir a banda larga. A operadora não aposta em convergência nos dois serviços, por possuir um plano pré-pago com tarifas mais baratas que as de um telefone fixo.

Na apresentação, havia um modelo de casa conectada. Um computador ligado ao serviço estava disponível para testes, e consegui 45 Mbps de download e 30 Mbps de upload. Pude conversar com Takayanagi, e ele me afirmou que o upload deve permanecer na entre 10 e 15 Mbps.

HSPA+

A TIM também aproveitou o evento para anunciar seus projetos em HSPA+. A operadora irá operar com a tecnologia em três portadoras e em três setores para cada site, o que possibilita um total de até 378 Mbps teóricos para cada antena. Esse link será provido por meio das redes TIM Fiber e Intelig, importantes para retirar o gargalo previamente conhecido: só para efeito de comparação, cada antena possuía apenas 8 Mbps.

Ao contrário da Vivo, não haverá planos específicos para o acesso à internet por meio dessa tecnologia. Clientes poderão navegar na rede HSPA+ sem a necessidade de trocar seus pacotes de dados.

Takayanagi fez questão de destacar que a implementação da infraestrutura da Intelig e da TIM Fiber é fundamental para a expansão da rede móvel: os sites que estão recebendo os upgrades estarão aptos em LTE, com velocidade de até 300 Mbps para cada cliente. “Agora, a TIM tem essa capacidade”, garantiu.

Tecnoblog viajou ao Rio de Janeiro a convite da TIM.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Robson Ferri
Xará, tb moro em Ferraz e acho realmente absurdo essa ¨lerdeza¨da internet daqui...
Robson Leal Santos
E eu que moro em Ferraz de Vasconcelos -SP e aqui nem fibra ótica tem, só a famigerada telefonica (vivo) com seu planos de merda de 2 megas, aqui quem tem não consegue aumentar a velocidade e quem não tem fica a ver navios, mas infelizmente isto é Brazil, kkkkkkkkkkkkk.
Bruno Alexandre
Caio vc é um cara de sorte então pq... a nete esta a 3km da minha rua e não tem uma previsão.....aqui infelizmente sou REFE dessa PORRA da VIVO.... Sempre ligo para ver se tem pacotes disponivel para pode contratar mas é dificil eu estou fodido com essa operadora...
Carlinhos
Espero ansioso e que chegue logo, pois a Oi velox é a pior banda larga do Brasil, oferecem serviços de velocidade de Download de 15 ou 10 Megas que nunca chega a velocidade contratada! Lentidão e quedas eram constantes com oi velox, hoje tenho GVT e desde então não tive mais esses problemas problemas
caio
cara morro em são miguel paulista e ja tem net virtua... e também os caras da tim tavam colocando os cabos aqui na rua de baixo e so espera mais uns meses que vo ter muita opção de internet...
philippi
Pior que é verdade.... sera que aki no extremo leste tem essa rede de fibra otica??? to vendo q tenho é q mudar de endereço mesmo...
Bruno Alexandre
Eu já não suporto mas a Telefonica/VIVO e como sempre o extremo Leste de São Paulo será esquicida. Pessoal Devevos abrir reclamação contra todas as operadoras que tem esta tecnoligia inclusive a ANATEL é ela que monitora esse tipo de serviço. Não aguento mas ligar nessa merda e pediar um pacote melher do que eu tenho 1m e ter sempre a resposta (SENHOR INFELIZMENTE NÃO TEMOS NENHUM PACOTE DISPONIVEL). Eu me sinto discriminalizado sempre a disculpa dos tecnicos de rua é que a empresa informa que area de (RISCO) pelo o meu conhacimento area de (RISCO) é onde nem o CORREIO entre e por aqui o CORREIO faz suas entregas normais... Gostaria de ter algo melhor que eu ja tenho não aguento ficar mais como refem de uma unica empresa que não tem um serviço legal e sim só tem serviço de (MERDA)..........
pontes
se fosse a gvt aqui iria mandar 35mb por 89,90, eu vou te falar mais a gvt esta doida pra vim em sao paulo, só não chegou porque a telefonica paga para a prefeitura difcultar a entrada da gvt em sao paulo, pesquise no google que vc tera mais detalhes
Marcio Lecy
A idéia é ótima, iria mexer com a qualidade dos serviços prestados por outras empresa, porém...a porém, com certeza esse serviço só ira atender a região central do Rio e São Paulo, os bairros certamente serão esquecidos e como sempre, será monopolisado pelas mesmas empresa que o fazem até hoje e com serviços de péssima qualidade e preços absurdos, Gostaria muito , de coração que chegassem até a periferia, mais isso só vai ocorrer quando todo o mundo tiver uma tecnologia muito superior a essa ai o que sobrar vem para a periferia.
Bruno
Nilópolis onde eu moro só consigo oi se eu pagar 400 pila pro tecnico e msm assim e´net de 500kbts a 50 pila é um roubo se a tim tiver uma net de 2 mega a 60 reais eu pego na hora.
Paulo
se realmente funcionar: a comcorrencia vai derubar o preço, seja o que for ,melhor que a telefonica ate sinal de fumaça vale ,eu sei o que estou falando sou cliente dessa porcaria a 5 anos
Rodrigo
o investimento de 500 R$ vai sair deles eu li que esse será o custo que eles irão gastar em equipamento paracada assinante nós iremos pagar a partir de 100 R$
edson
O q adianta o preço ira ser uma fortuna
edson
Verdade, essa TIM vai ser caro pra caraioooo 100 megas custara uns 500, prefiro Telefonica por 229
mateus
Pois é enquanto muito tem internet a escolher aki na baixada fluminense Duque de Caxias nao tem nada. eu fico imaginando como pode as coisas, ja esta lançando ate internet 4G e aki na baixada nada. ate quando vamos eperar pela total inclusão digita? ate quando vamos ter de esperar? ate quando?
Exibir mais comentários