Gingerbread é maioria. Por enquanto.

As quase 1 milhão de ativações diárias (estimativas de outubro) fazem com que o cenário no mundo dos Androids mude de maneira notável em curtos períodos de tempo. O canal de desenvolvedores da plataforma serve muito bem para mostrar essa mudança. Os dados mais recentes, liberados no começo do mês, acusam que o Gingerbread (2.3) finalmente passou o Froyo (2.2) como versão mais usada do Android.

A Gingerbread chegou a 50,51% de popularidade enquanto que a versão Froyo, que no mês passado detinha a coroa de encarnação mais popular do sistema, viu sua participação diminuir de 45,3% para 35,3%,. Ela está à frente da 2.1 Eclair (9,6%), 1.6 Donut (1,3%), 3.2 e 3.1 Honeycomb, com, respectivamente 1,2% e 1,1%. As versões menos usadas do Android são a 3.0, com 0.1% e o 1.5 Cupcake, com 0,8%. Apenas as duas versões mais recentes da plataforma, Gingerbread e Honeycomb (desenvolvida para tablets), ganharam participação no período.

Ainda que o Gingerbread tenha conquistado mais de metade do território nos smartphones Android, o feito não arrefece as discussões em torno da fragmentação da plataforma. Com cinco versões na rua, a plataforma ganha um novo líder de uso pouco depois da apresentação de uma nova versão, que irá integrar as estatísticas. Além de, em breve, aumentar ainda mais a distância entre a versão mais recente do programa e de aparelhos congelados em suas atualizações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados