Google passa a mostrar gráficos de equações nos resultados

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Matemática. De acordo com o instituto de estimativas aleatórias do TB, essa é a matéria considerada das mais difíceis por 9 dentre 10 estudantes. Se não tiver mudado muito desde a última aula de cálculo que tive, eu imagino que ela ainda continue bastante complicada nos dias atuais. Hoje o Google lançou uma novidade que pode ajudar os estudantes que estejam passando por um leve martírio na tentativa de entendê-la.

A partir de hoje quem colocar uma equação bem formatada na busca do Google verá na página de resultados também um gráfico representando essa equação. E pode-se usar toda a sorte de funções, constantes e operadores matemáticos, desde potencialização a seno, cosseno, logaritmos, pi e sabe-se lá mais o quê. Só não invente de colocar uma equação polinomial ou símbolos loucos que o Google não consegue interpretar. E obviamente, todas devem ser inseridas em inglês. Veja esse exemplo e esse outro aqui para mais detalhes.

Vale lembrar que o Wolfram|Alpha, ferramenta de busca semântica lançada em 2009, já tinha essa funcionalidade desde que estreou na web e ela consegue ser bem mais complexa por resolver equações polinomiais também. Então de uma certa maneira o Google só está balanceando o seu lado com algo que já foi feito em buscadores. Mas para os estudantes que precisam entender matemática mais facilmente, continua sendo uma mão na roda.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados