Privacidade é algo que o Facebook demorou para conseguir acertar. Foram vários problemas desde que a criação da rede social, envolvendo coisas como a configuração do que era público por padrão ou não, quais mudanças poderiam ser feitas sem o consentimento do usuário (que gerou até problemas com a FTC) e até o vazamento de dados em aplicativos. Essa lista cresceu com mais uma falha descoberta essa semana, dessa vez permitindo que fotos marcadas como privadas fossem vistas por qualquer pessoa.

O bug foi descoberto por um usuário membro do fórum Bodybuilding.com e é um pouco ingênuo. Ao denunciar um membro do Facebook, uma das opções de denuncia é a de foto inapropriada. Depois de selecionar essa opção uma outra lista aparece, pedindo detalhes da foto. Ao selecionar qualquer item nessa lista e denunciar o usuário, o Facebook deverá então mostrar a opção de marcar qual foto especificamente é inapropriada, como mostrada aí acima. E é aí que está o truque.

Escolhendo essa opção, as fotos marcadas como privadas do usuário que está sendo denunciado eram exibidas para que pudessem ser anexadas na denúncia. Era, por que segundo o próprio descobridor do truque esse método já foi corrigido pelo Facebook hoje e não deve funcionar mais.

O Facebook não é o primeiro a ter esse tipo de problema. Em meados de 2007 uma falha no Orkut permitia que membros da rede social do Google visualizassem álbuns de fotos marcados como privados. Mas devido ao histórico de problemas com privacidade, vou chutar que a rede de Mark Zuckerberg que vai se sair um pouco mais queimado por causa disso.

Dica de um dos três mosqueteiros. Valeu, Athos!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados