Início » Internet » ICANN aprova mudança nos domínios da internet, com algumas restrições

ICANN aprova mudança nos domínios da internet, com algumas restrições

Por
10 anos atrás

tecnoblognet-chines-coreanoA proposta que permitirá domínios com caracteres não-latinos da qual falamos na segunda-feira foi aprovada hoje pelo ICANN, o orgão regulamentador dos domínios. Existirão, no entanto, algumas restrições: inicialmente apenas um domínio de topo com caracteres não-latinos poderá ser requisitado por língua oficial por nação. Ou seja, países que tenham duas línguas oficiais poderão pedir ao ICANN dois domínios de topo, um para cada língua.

Já os domínios de topo .com e .org por exemplo não terão versões em caracteres não-latinos ao menos por alguns anos, enquanto o ICANN resolve se cada país que não usa o alfabeto latino deve ter direito a controlar o equivalente do .com ou .org na sua própria língua. Na China, entretanto, o domínio de topo .com já é usado com caracteres especiais, mas só funciona dentro das fronteiras do país.

Também será necessário que os fabricantes de navegadores (e outros programas que acessam a web) adaptem seus aplicativos à nova regra. E não está claro se pessoas não residentes desses países poderão comprar domínios com os caracteres especiais. Caso isso seja permitido, vou sugerir ao chairman do Tecnoblog comprar os dos domínios da imagem que ilustra esse post. São as palavras tecno e blog em chinês e coreano. Diversificação de público é isso aí. Mais ou menos. [NYTimes]