Início » Curiosidades » Bill Gates quer construir reator nuclear

Bill Gates quer construir reator nuclear

Por
8 anos atrás

Enquanto gigantes como o Google abandonam seus planos de investir em tecnologias de geração de energia limpa, o mestre geek Bill Gates anunciou que tem planos de construir um novo tipo de reator nuclear, capaz de funcionar “por 40 ou 60 anos” sem precisar ser reabastecido.

“A ideia é criar um novo tipo de reator, de baixo custo, seguro e que gere uma quantidade muito pequena de resíduos”, afirmou Gates à rede de notícias canadense CBC.

Fora da Microsoft desde 2008, Gates agora se dedica a projetos de filantropia e é presidente de uma startup chamada TerraPower, dedicada a projetos de geração de eletricidade a partir de urânio empobrecido — subproduto do processo de enriquecimento de urânio atualmente usado como lastro em aeronaves, escudo contra radiação e a nada nobre fabricação de munição por alguns exércitos.

De acordo com Gates, a China é um grande candidato a receber um “reator ecológico”. “A TerraPower está tendo boas conversas com ministro de Ciências e Tecnologia e outros membros do governo chinês”, afirmou o ex-aposentado executivo.

Gates também disse que seus reatores são capazes de funcionar “por décadas” usando urânio empobrecido e de gerar “quantidades ínfimas de resíduos quando comparado a reatores comuns”. “Esse projeto é incrivelmente seguro e pede por nenhuma intervenção humanada para se manter sob controle” afirmou, além de assegurar que o sistema não gera qualquer perigo mesmo em situações adversas como tsunamis e terremotos.

Caso de tornem realidade, os reatores serão construídos em uma parceria da fundação Bill & Melinda Gates com o governo da China, com a intenção de levar eletricidade aos pontos mais distantes do país.

Com informações CBC, Mashable