Enquanto gigantes como o Google abandonam seus planos de investir em tecnologias de geração de energia limpa, o mestre geek Bill Gates anunciou que tem planos de construir um novo tipo de reator nuclear, capaz de funcionar “por 40 ou 60 anos” sem precisar ser reabastecido.

“A ideia é criar um novo tipo de reator, de baixo custo, seguro e que gere uma quantidade muito pequena de resíduos”, afirmou Gates à rede de notícias canadense CBC.

Fora da Microsoft desde 2008, Gates agora se dedica a projetos de filantropia e é presidente de uma startup chamada TerraPower, dedicada a projetos de geração de eletricidade a partir de urânio empobrecido — subproduto do processo de enriquecimento de urânio atualmente usado como lastro em aeronaves, escudo contra radiação e a nada nobre fabricação de munição por alguns exércitos.

De acordo com Gates, a China é um grande candidato a receber um “reator ecológico”. “A TerraPower está tendo boas conversas com ministro de Ciências e Tecnologia e outros membros do governo chinês”, afirmou o ex-aposentado executivo.

Gates também disse que seus reatores são capazes de funcionar “por décadas” usando urânio empobrecido e de gerar “quantidades ínfimas de resíduos quando comparado a reatores comuns”. “Esse projeto é incrivelmente seguro e pede por nenhuma intervenção humanada para se manter sob controle” afirmou, além de assegurar que o sistema não gera qualquer perigo mesmo em situações adversas como tsunamis e terremotos.

Caso de tornem realidade, os reatores serão construídos em uma parceria da fundação Bill & Melinda Gates com o governo da China, com a intenção de levar eletricidade aos pontos mais distantes do país.

Com informações CBC, Mashable

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@esan_br
Ué, e não vai ser problema de hardware se vazar urânio? ;)
Ractor..M
Pessoas com mentes pequenas tem muito mais risco de problemas..
Yangm
Dever ter sido por causa do a, na próxima vez é melhor dar uma separada.
Marcos Paulo Furlan
Bill Gates sempre teve boas ideias. Para quem ainda não conhece leia o segundo livro dele A empresa na velocidade do pensamento. Quanto a grande quantidade de piadas e criticas ao Windows, é engraçado que a grande maioria que eu conheço e que critica, entupia o sistema de programas mal montados ou piratas que faziam a maior bagunça no registro do SO. E gostando ou não ele ajudou a popularizar a microinformatica no mundo.
Kowalski
:lol:
Kowalski
@Yangm: Eu fechei a "tag", mas não deu certo. :( A partir desse meu último comentário, o seu "nick" e de todos os outros ficaram em negrito... Isso tem ocorrido também quando uso a "tag" para que o texto fique em itálico. :shock:
Marcelo
tiu bill ta querendo arrumar sarna pra se coçar!
Yangm
"Enquanto gigantes como o Google abandonam seus planos de investir em tecnologias de geração de energia limpa, o mestre geek Bill Gates anunciou que tem planos de construir um novo tipo de reator nuclear, capaz de funcionar “por 40 ou 60 anos” sem precisar ser reabastecido." Porém não continuamente, afinal o reator vai estar sempre precisando ser reiniciado para aplicar as atualizações automáticas.
Yangm
Hmmmmm, estava uma delícia!
Yangm
Meh, não deu certo. Algum tecnolouco poderia fechar a tag b dele e apagar esses 2 comentários meus?
Victor
Caraca. o Tanto de vazamentos radioativos que vai ter com a tela azul da morte..... Coitado de quem morar por perto. PS : Estou zoando. Eu sei que Tela azul da morte é problema de hardware.
Yangm
Fechando a tag b que o Kowalski largou aberta .
Victor Mello Floriano
WTF?? Você usa windows e fala mal dele?? Eu uso dual boot de Linux Debian com KDE e FreeBSD e nem por isto vou ficar falando mal de outros sistemas. Simplesmente uso eles, pois eles são os que mais me agradam.
Kowalski
@Fernando: Veja essas declarações de Jony Ive, chefe de projetos industriais da Apple, sobre como Steve Jobs "trabalhava": ;) “ele vai analisar minhas ideias e dizer: ‘Esta não é boa’… ‘Eu gosto dessa’… Mais tarde eu vou estar sentado na plateia e ele vai estar falando sobre isso como se fossem suas ideias. Dói quando ele leva o crédito por um de meus projetos.” Fonte: http://glo.bo/tddo2V
Leandro de souza
Diz q o Mobilão vai compra as patentes pra apple nao processar...
Exibir mais comentários