Início » Internet » Google Wave será aberto para hospedagem própria

Google Wave será aberto para hospedagem própria

Por
10 anos atrás

google-wave-servidorQuem usa o Google Wave já pode ter percebido que ele tem potencial para ser uma ótima ferramenta de colaboração em massa. O serviço, porém, está sofrendo com o crescente número de usuários, o que causa as mais diversas e obscuras falhas como a tal ‘exploding wave‘, entre outras. A ocorrência desses problemas poderá diminuir quando o Google liberar o código do serviço para download e hospedagem em servidores de terceiros.

De acordo com o blog The Next Web, essa característica do Wave deverá ser revelada ainda hoje pela empresa. Lars Rassmussen, um dos criadores do serviço, disse ao blog que “a possibilidade de abrir o código do Wave e disponibilizá-lo para hospedagem em servidores além daqueles dentro do Google sempre existiu”. Tais instalações, no entanto, deverão ser autenticadas através do Google Wave Federation Protocol, já disponibilizado pelo Google.

A abertura do Google Wave vai tornar o serviço mais parecido com o Raindrop, da Mozilla, que tem funções similares com as do Wave mas não pode ser acessado através de um site específico: precisa ser compilado e hospedado em servidor próprio. O The Next Web afirma, no entanto, que a única estrutura do Wave que será aberta pela empresa será a versão sandbox, disponível apenas para desenvolvedores cadastrados. [Foto por JohnSeb]