Início » Demais assuntos » Um ano depois da crise, Vale do Silício é "cidade fantasma"

Um ano depois da crise, Vale do Silício é "cidade fantasma"

Avatar Por
10 anos atrás

Mesmo depois de um ano, o Vale do Silício ainda parece sentir na pele os efeitos da “grande recessão pior que a crise de 1929”. De acordo com o site Sillicon Alley Insider, uma das maiores evidências é a excessiva quantidade de imóveis desocupados na região, transformando a então próspera região numa espécie de cidade-quase-fantasma.

No auge da crise, em que startups "evaporaram" e a taxa de desemprego no Vale do Silício atingiu “altíssimos” 12%, haviam pelo menos 109 mil pessoas sem condições de pagar suas contas – e o aluguel.

De acordo com o jornal local Mercury News, 20,5% dos imóveis locais estão vagos, a maior taxa desde 2003. Já em Sunnyvalley, área residencial de alto padrão, a desocupação chega a “preocupantes” 53,4%. Além disso, existem pelo menos 277 escritórios de desenvolvimento e outros 39 prédios comerciais completamente vazios. Somada, a área dos prédios abandonados chega a 12,7 milhões de metros quadrados.

A aquisição de grandes empresas também parece não estar sendo benéfica para o mercado imobiliário local. Em frente ao prédio em que ficava a Sun Microsystems – adquirida pela Oracle – por exemplo, hoje há uma placa de “aluga-se”.

Alguém aí se habilita?

Mais sobre: , ,