Em abril a Motorola Mobility abriu um processo contra a Apple na Alemanha por (adivinhe só!) infração de patentes. Hoje, como parte desse processo, a corte alemã responsável por ele concedeu à Motorola uma liminar que não vai fazer muito bem à Apple. Segundo a liminar, a Motorola pode pedir a proibição de venda de todos os gadgets iOS que infringem a patente, o que inclui todos os modelos de iPhone e iPad com 3G atualmente vendidos.

Apesar da liminar já estar nas mãos da Motorola e a proibição das vendas já poder ser aplicada, a empresa ainda não decidiu se vai mesmo requisitar o banimento dos aparelhos na Europa ou não. Caso a Motorola decida aplicar a liminar e o resultado do processo seja à favor da Apple, ela deverá pagar uma multa de 134 milhões de dólares à empresa da maçã. E esse valor também foi decidido pela corte: a Apple queria que fossem 2,7 bilhões de dólares.

iPhone 4S: amazing, mas pode sumir da Europa

Como vários outros casos do tipo, a Motorola pede um enorme montante de indenização e a retirada das características que estão infringindo a patente ou o pagamento das licenças relacionadas à tais patentes. Elas estão relacionadas, aliás, à um método de transferência de dados via GPRS, pelo que entendi. Então por isso os iPods Touch e iPads com WiFi não estão incluídos na proibição.

O problema é que, apesar de ser uma tecnologia já defasada hoje em dia, o GPRS parece ser essencial para suportar outras tecnologias como o 3G e Edge. Mas eu posso estar errado, e nesse caso eu apreciaria muito uma correção nos comentários.

Com informações: 9to5mac.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

GustavoUNQ
Ô "Entretanto" (anonymous), Se for comparar com a Samsung tem que comparar com a divisão de celulares apenas. Além disso você sabe quem é a dona da Motorola Mobility?
Yangm
Motorola Mobility Samsung.......... Tá vendo como Motorola Mobility é maior que Samsung?
Tiago Coimbra de Araújo
Acho é pouco, se estivesse no comando da Motorola ja teria proibido venda de gadgets APPLE. Ja esta na hora da APPLE pagar pela tecnologia que não inventou, mas que utiliza em seus gadgets.
Marcelo
@lemontante, não tem como a Apple ganha o processo sendo que não há nenhuma farsa ou coisa do tipo relacionada a afirmação da Motorola , a patente pertence a ela, e a Apple deveria feito um acordo para o uso do mesmo. Querendo ou não como o @Thiago Silve informou acima, a patente da motorola é essencial para o GPRS como padrão, sendo assim ou a Apple faz um acordo ou paga o que deve, ou não fabricará mais aparelhos que "desfrutem" desta frequência. Ou paga , ou Paga!
Marcelo
Que briga ridicula!
@lemontante
Você que não leu o artigo. Se a Apple ganhar, a Motorola vai ter que pagar uma graninha pra empresa do Jobs...
@LeoO_Ooliveira_
Essa tecnologia foi criada pela Motorola, assim como a tecnologia de transmissão 3G(o que é estranho, porque a Apple paga essa patente)
@LeoO_Ooliveira_
Esse é o motivo de eu não gostar da Apple, ela quer se achar superior as outras sendo que nem a parte dela ela fez! Sou um fã de carteirinha da Motorola,e acho certo ela ter processado, afinal se as concorrentes pagam porque a Apple não paga?Ela não é diferente das outras; oferece os mesmos produtos com a mesma tecnologia!
Ramon Melo
E agora vemos o primeiro contra-ataque da Google na guerra das patentes. A liminar foi só um tiro de aviso para a Apple: concentre-se na tecnologia e deixe as parceiras do Android em paz. Não custa lembrar que uma derrota, para a Apple, é muito mais significativa que para a concorrência, já que ela escolheu a estratégia de se apoiar numa linha limitada de produtos.
Yangm
@Vinicius Kinas: Obrigado, é sempre um prazer trazer entretenimento de qualidade para vocês Tecnoleitores ^^
Vinicius Kinas
Mas esse é o dever dele aqui. Trollar. :)
Vinicius Kinas
Tu não leu o artigo? =P É a Motorola que tá processando a Apple. E a Apple pediu pra que isso acontecesse.
Thiago Silva
Pelo que falaram no The Verge, a patente da motorola é essencial para o GPRS como padrão. Creio que seja essencial para os padrões 3G, etc, até porque o GPRS foi criado pra uso com GSM e CDMA.
Yangm
Opa, se eu ganhasse como um executivo da Google já estava ótimo =D
Matt
MEU DEUS, não passa UMA NOTÍCIA da Apple que eu SEMPRE vejo você nos comentários chingando. Meu Deus, você só pode ser executivo da Google, ou algo assim. Sem maldade, estou falando sério
Exibir mais comentários