Início » Internet » Google começa a integrar Gmail com Google+

Google começa a integrar Gmail com Google+

Avatar Por

Primeiro o Google enfiou goela abaixo recursos do Google+ no Reader. Desde ontem, somos nós, felizes usuários do Gmail, que somos incomodados com algo que não faz parte do serviço de email. Colocaram os Círculos da rede social na barra lateral do webmail, como forma de acessar mais rapidamente as mensagens trocadas com membros dos círculos sociais criados por nós mesmos. O Google anunciou a chegada do recurso ontem.

Círculos, esses intrusos

O Gmail puxa exatamente a mesma lista de círculos presente no Google+. Ao clicar nas opções, incomodamente posicionadas antes das minhas tags no serviço de email, eu consigo ver as trocas de mensagens mais recentes com pessoas que frequentam os grupos de contatos do Google+.

De acordo com a empresa, a informação fica mais bem organizada. Se os círculos forem bem construídos, dá até para ter certa lógica na hora de buscar mensagens.

Dá até para mostrar os círculos na listagem de mensagens, assim como acontece atualmente com as tags — opcional, felizmente.

Pelo menos uma coisa foi boa nessa história todos. As imagens enviadas como anexo ganharam mais uma ação, além de visualizar ou baixar. Com um clique o usuário manda a imagem para o Google+, escolhendo os círculos nos quais deve aparecer e o comentário que achar mais pertinente. Perfeito para quando recebemos fotos engraçadinhas de gatinhos fofinhos e temos o desejo imediato de mostrá-las para o mundo.

Compartilhamento fácil

Outra utilidade da integração: as informações de contato dos amigos no Google+ serão atualizadas automaticamente no Gmail conforme esse pessoal mudar de telefone ou de endereço. Bem mais prático do que ter que mandar um email perguntando qual é o número de telefone novo ou para qual endereço deve encaminhar aquele belo cartão de Natal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus
Hoje em dia eu uso o Gmail praticamente via aplicativos justamente através do imap e do exchange para dispositivos móveis. O problema é que o gmail não se comporta tão bem assim em aplicativos, principalmente no que se refere à busca de mensagens no servidor.
Robson
Desabilitado.
@benzadeus
Tinha uma época que eu achava o Google a empresa mais impressionante, quando foi a época do Google Maps, Google Earth e aprimoramento do GMail. No entanto, há algum tempo, infelizmente o termo googlice está sendo cunhado lentamente como: "Viram só a última googlice do Google? Fala sério". O Hotmail, segundo pesquisas recentes, está na frente do GMail. Vai deixar isso mesmo, Google?
HOOG
Portabilidade, não. Mas se vc quer mesmo deixar de usar o gmail, isso é muito fácil. Basta ir nas configurações e fazer o encaminhamento para o email que quiser. Se quiser mover os email antigos, da pra fazer usando imap. Pronto, Matheus!
Turdin
Existe, só clicar na setinha para baixo ao lado do circulos e marcar: ocultar. Já fiz aqui no mesmo instante!
@felipebruni
Fabiano, eu também gosto muito do Gmail e uso bastante essa integração do Android com os serviços do Google. O que eu não gosto é quando isso é mais introduzido, e a vítima é quase sempre o Gmail. Eu uso BASTANTE o gerenciador de contatos do Gmail, e a cada novo serviço integrado que o Google coloca no Gmail, eles bagunçam toda a lista de contatos. É isso que incomoda.
@danieltwist
Eu não entendo até hoje o pessoal que vem em blogs e foruns reclamar do Google+ sem ao menos usa-lo ou testa-lo. Como vocês conseguem dizer que algo é um fracasso se vocês não usam? O meu G+ é bem movimentado, estou seguindo vários blogs, pessoas e empresas, além de meus amigos. Minha timeline tem muita coisa nova todo o dia e vejo SEMPRE muita gente postando e ativa, com muitos +1 e muitos compartilhamentos. Se o de vocês não é assim, a culpa não é do Google, a culpa é que ao invés de entenderem o que é o site, perdem tempo fazendo mimimi e chamando o G+ e fracasso. O sistema de gerenciamento de Fotos e a maneira de compartilhar conteúdo da de 100 a 0 no Facebook, o qual tb uso todo o dia e posso então comparar.
fabiano ?
Antes estava confuso quanto ao que a Google queria dizer com: "Google+, Compartilhamento da vida real, repensado para a web". Hoje eu descobri como essa plataforma de compartilhamento vai dominar a internet em alguns anos. Quem utiliza, quem circula, quem compartilha, sabe do que estou falando, e sabe onde o teu negócio pode chegar. Cerca de 11% do tráfego dos meus sites estão vindo do G+, contra 41% do Facebook.
fabiano ?
Realmente o teu ponto de vista é sólido. Porque nem todo mundo gosta de uma coisa. Isso é fato. Eu por exemplo, não largo o Gmail pra nada, ou qualquer outro serviço do Google. Com meu Android, capturo uma imagem e a envio para o Google Docs ou G+ rapidamente, sem nenhum cabo. Estou mais adaptado aos serviços do Google do que nunca. É até dificil imaginar um mundo sem as ferrametnas por ela criadas. Mas gosto agente não discute. Uso o Gmail há dois anos, e pra mim é a platforma de email mais segura da web.
@felipebruni
Ele não desativa a integração, só esconde os marcadores. Depois de zoar a agenda de contatos nem faz mais diferença. Tentei limpar a bagunça da minha lista de contatos que os círculos causaram e acabei removendo todo mundo dos meus círculos do Google+.
@RicardoFraga
Notei que alguns leitores reclamaram da impossibilidade de desativar a nova opção da sidebar do Gmail. Na verdade, os círculos podem ser retirados a qualquer momento. Para o Gmail, eles são apenas mais alguns marcadores. Acessando a opção Marcadores https://mail.google.com/mail/u/0/?shva=1#settings/labels , o usuário pode não somente ativar/desativar a opção como um todo, mas também escolher quais círculos serão listados na sidebar do Gmail.
Camilo
Achei util a opção de exibir os email relacionados aos circulos, vou utilizar isso no meu dia a dia
Matheus
Ah se tivesse portabilidade de email! Já tinha deixado o Google há tempos.
Felipe
Achei interessante e útil, e pra quem não usa o plus concordo que seria interessante a Google permitir remover nas configurações do email.
Johnny Jonathan
Eu gostei. Não uso o G+ ams tenho amigos que adicionaram por curiosidade. Consigo achar as menagens dele com bastante facilidade, principalmente as mais antigas. É só clicar em cicles e ver qual circulo eu coloquei ele e vai ter todas as ultimas mensagens. A busca já fazia isso. Mas é bom poder ter um segundo opção usando só o mouse. ( Às vezes pra preguiça de digitar XD)
Exibir mais comentários