Mais uma versão do Silverlight, o plugin multimídia da Microsoft, foi disponibilizado no fim da semana passada. O Silverlight 5 chega ao mercado com a decodificação por hardware de vídeos em H.264, o que deve trazer mais rapidez para quem tem placa de vídeo compatível com esse tipo de aceleração. O download pode ser feito tanto no Windows como no OS X da Apple.

O Silverlight chegou aos computadores como opção produzida pela Microsoft para o Flash da Adobe. A ideia era fornecer uma plataforma interessante para exibição de conteúdo e aplicações interativas. Nos últimos tempos, o foco do Silverlight mudou bastante. A Adobe continua reinando no segmento de multimídia, enquanto a Microsoft aposta suas fichas numa plataforma que possibilite a criação de aplicações baseadas na web para empresas.

Em sua encarnação mais recente, o Silverlight funciona com os principais navegadores. Entram na lista Chrome, Firefox, Safari, além do próprio Internet Explorer – antes que perguntem, não sei se ele é compatível com o Opera. O instalador no Windows tem pouco mais de 7 MB, sendo, portanto, um arquivo inicialmente bastante leve para o computador.

Silverlight no Lion

A Mary Jo Foley, jornalista especializada no universo da Microsoft, levantou a bola em seu blog: seria o Silverlight 5 a última atualização grandiosa do plugin? Mary Jo aponta que a versão será suportada pela MS até 2021, período particularmente extenso para um software. Ela põe em dúvida se teremos o Silverligh 6 de fato ou se o desenvolvimento do plugin já era.

Atualizado às 13h53.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
Sim, um milhão de vezes, cada vez que você ignora pra sempre e bani ele pro submundo ele volta!
Guilherme Macedo C.
Tinha. Microsoft confirmou. Mas parece que a moda do zumbi chegou à Microsoft.
Vinicius Kinas
Ele sempre apareceu como opcional do Windows Update. :)
Rafael
Não é compatível com o Opera oficialmente mas funciona (tem erros em algumas páginas). Somos excluídos. :P Mas #$#@$%$#¨ não quero esse plug-in fechado mesmo que fica se enfiando pelo Windows Update!
Marcelo
ainda não, mas está próximo da morte.
Alexandre
Mas o silverlight na tinha "morrido"?
Marcelo
Era melhor que flash '-'
Lucas Meneses
O que é isso mesmo? É de comer?
midnait
Eu acho que a morte do Flash e o futuro/quando tiver pronto eu acredito/HTML5 causou confusão nas pessoas sobre o SL, achando que ele também irá desaparecer como plugin. Mas quem desenvolve no universo MS percebe que o SL tem uma finalidade diferente de Flash, e que HTML5 nem arranha as necessidades de desenvolvimento, achando que o foco se resume a mídia, animação e transição. Um exemplo é o LightSwitch, uma ferramenta nova da MS que gera sistemas de gerenciamento de dados (os populares contas, estoques, cadastros, etc...) que rodam tanto como 'sistema.exe' quanto dentro do navegador, sem alterar uma linha de código. Mais fácil a MS a cada dia redirecionar e convergir suas tecnologias do que simplesmente matá-las, nem que seja com a leitura/execução do SL nativamente pelo IE.
Smess
SILVERLIGHT??? Não quer por quê? ?????? Vou não, instalo não, rodo não, HTML5 não deixa não... ??????
Thássius Veloso
Tens razão, nobre leitor. Troquei de "plugin" para "arquivo" na frase. Assim evitamos futuras confusões. Obrigado.
Guilherme Macedo C.
Microsfot já confirmou que o Silverlight já era. Desistiram?
Guilherme Macedo C.
Moonlight.
Jr. Hames
O que você escreveu foi: "[..]sendo, portanto, um *plugin* inicialmente bastante leve para o computador." Se a palavra plugin não estivesse presente, poderia dizer que a informação era sobre o instalador. Estando ali, fica entendido que a informação é sobre o plugin. E, o fato de ter utilizado a palavra inicialmente ou não pouco importa. É impossível determinar o grau de complexidade de uma aplicação para chamada de "leve" levando em consideração somente o tamanho do instalador.
Thássius Veloso
Considere que não é um instalador de 1 GB, mas de 7 MB. Eu chamo isso de leve. E repare que eu escrevi "inicialmente".
Exibir mais comentários