Início » Aplicativos e Software » Microsoft lança Silverlight 5

Microsoft lança Silverlight 5

Por
8 anos atrás

Mais uma versão do Silverlight, o plugin multimídia da Microsoft, foi disponibilizado no fim da semana passada. O Silverlight 5 chega ao mercado com a decodificação por hardware de vídeos em H.264, o que deve trazer mais rapidez para quem tem placa de vídeo compatível com esse tipo de aceleração. O download pode ser feito tanto no Windows como no OS X da Apple.

O Silverlight chegou aos computadores como opção produzida pela Microsoft para o Flash da Adobe. A ideia era fornecer uma plataforma interessante para exibição de conteúdo e aplicações interativas. Nos últimos tempos, o foco do Silverlight mudou bastante. A Adobe continua reinando no segmento de multimídia, enquanto a Microsoft aposta suas fichas numa plataforma que possibilite a criação de aplicações baseadas na web para empresas.

Em sua encarnação mais recente, o Silverlight funciona com os principais navegadores. Entram na lista Chrome, Firefox, Safari, além do próprio Internet Explorer – antes que perguntem, não sei se ele é compatível com o Opera. O instalador no Windows tem pouco mais de 7 MB, sendo, portanto, um arquivo inicialmente bastante leve para o computador.

Silverlight no Lion

A Mary Jo Foley, jornalista especializada no universo da Microsoft, levantou a bola em seu blog: seria o Silverlight 5 a última atualização grandiosa do plugin? Mary Jo aponta que a versão será suportada pela MS até 2021, período particularmente extenso para um software. Ela põe em dúvida se teremos o Silverligh 6 de fato ou se o desenvolvimento do plugin já era.

Atualizado às 13h53.