Como funciona o Paypal? (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Como funciona o PayPal? (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

O PayPal é uma plataforma digital que permite fazer compras na internet sem ter que ficar digitando os dados do cartão todas às vezes. Saiba quais as suas funções e como elas podem ser úteis no dia a dia. Se estiver procurando saber como usar o serviço, temos outro artigo que pode te ajudar também.

O PayPal foi lançado em 1998 na Califórnia. Desde então, já expandiu sua atuação para diversos países, inclusive o Brasil, como um intermediário para pagamentos e recebimentos digitais.

Como funciona o pagamento e recebimento no PayPal

Na prática, o pagamento funciona dessa forma: o usuário cadastra sua conta bancária, cartão de crédito e débito no site ou aplicativo do PayPal e a empresa guarda esses dados, assim como uma carteira. Quando você for efetuar o pagamento, é só escolher “PayPal” e a plataforma vai finalizar o processo.

Dessa forma, não precisa cadastrar as suas informações em diversos sites e correr o risco de exposição de dados. Além disso, se você usa um mesmo cartão em diversos serviços, não precisará recadastrar um novo em caso de bloqueio ou expiração. É só fazer a alteração no PayPal e a cobrança será feita corretamente.

Durante um tempo, a empresa permitia que usuário depositasse um valor na plataforma para ser usado em compras e pagamentos. No entanto, a função foi suspensa em julho de 2022. Assim, só é possível pagar se tiver um cartão de crédito ou débito cadastrado na carteira digital.

Também é possível receber transferências nacionais e internacionais através do PayPal. Para isso, o usuário deve gerar links de pagamento, ou enviar cobranças diretas por e-mail ou telefone. Porém, com o fim do recurso “Saldo”, os valores recebidos serão transferidos automaticamente para a conta corrente cadastrada previamente na plataforma. Importante: no caso de transações internacionais, existe uma taxa que será descontada devido ao câmbio de moedas.

Tem que pagar para ter conta no PayPal?

Não. O cadastro no PayPal é totalmente gratuito e não há pagamentos mensais, como anuidade e manutenção.

No entanto, dependendo da transação feita pelo site ou aplicativo da empresa, é necessário pagar tarifas extras. 

Saiba mais sobre essas cobranças no tópico abaixo.

Qual a taxa que o PayPal cobra?

O consumidor, basicamente, não paga tarifas. Exceto, quando há conversão de moedas.

Taxas como consumidor

OperaçãoValor da taxa
Compra online ou em LojasSem taxa
Transação PixSem taxa
Pagamentos em outra moedaCobrados acima da taxa de câmbio base [+3,5% (pagamentos em lote) e +4,5% (demais pagamentos)
Retiradas do PayPal (saque para conta corrente)Sem taxa

Taxas como vendedor (comerciais)

OperaçãoValor da taxa
Transações domésticas (taxa + valor fixo na moeda recebida)4,79% + Tarifa fixa (em real são R$ 0,60)
Transações internacionais (taxa + valor fixo na moeda recebida6,40% + Tarifa fixa (em dólares americanos é US$ 0,30) 
Recebimentos parceladosTaxa de transação + 1,92%
Transações por PixSem taxa
Retiradas do PayPal (saque para conta corrente)Sem taxa

Existe cashback ou programa de pontos PayPal?

Infelizmente, essa opção não existe no PayPal, pelo menos até agora. Mas, é bom lembrar que no caso do seu cartão de crédito ter um programa de pontos na qual está cadastrado, continuará acumulando seus pontos. O fato de ser utilizado no PayPal não impede seu acúmulo de pontos com o cartão em outros programas de milhagem.

PayPal é um banco?

Não. O PayPal é uma instituição de pagamento com atuação autorizada pelo Banco Central. Com esse aval, a empresa pode oferecer serviços de compra, venda e movimentação de recursos com foco em pagamentos. A instituição não pode, por exemplo, disponibilizar empréstimos e financiamentos aos usuários.

Onde o PayPal é aceito?

O PayPal é aceito como forma de pagamento em diversos lugares. De e-commerces, como o da Dell e da Xbox, até serviços, como 99 e Disney+.

Qual a diferença para o PicPay?

Diferente do PayPal, o PicPay ainda oferece a função “Saldo” para os usuários. No entanto, não é possível adicionar cartão de débito como forma de pagamento como na empresa californiana. Além disso, o PicPay oferece outros recursos como empréstimos e cashback

Se gostou das soluções apresentadas pelo PayPal, crie sua conta em poucos cliques. Após validação, você já poderá fazer e receber pagamentos de forma mais segura.

Com informação: PayPal.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PayPal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados