Aposto que ele é uma das primeiras extensões instaladas ao abrir o navegador pela primeira vez. O AdBlock Plus bloqueia publicidade de páginas na internet, permitindo uma navegação livre de distrações e também de empresas que financiam a existência de muitos websites. A partir da versão 2.0 do software, com lançamento marcado para amanhã, a coisas serão um tanto diferentes.

O criador do AdBlock Plus decidiu instaurar os “anúncios aceitáveis“. Uma categoria de publicidade própria que, por padrão, será permitida quando o AdBlock Plus for instalado. Ou seja, mesmo instalando uma extensão para esconder propaganda, algumas vão passar por esse filtro poderoso e continuarão sendo exibidas.

AdBlock Plus no Chrome

Caso o internauta não queira ver nenhum tipo de publicidade, nem do tipo “aceitável”, ele poderá abrir as configurações da extensão para bloquear absolutamente tudo relacionado a propaganda na rede. Mas o criador do AdBlock Plus diz que 25% dos usuários da extensão são totalmente contra a publicidade na rede. Os outros 75% querem navegar sem dar de cara com publicidade intrusiva, defende a nova bandeira da extensão.

No site do AdBlock Plus os “anúncios aceitáveis” são definidos como peças publicitárias sem animações nem som. Não devem ter imagens que chamem demais a atenção, com certa preferência para anúncios em texto. Só pode fazer uma requisição de DNS, não mais do que isso, com preferencialmente somente um script.

Quem eu acho que ganha com essa história toda? O Google e seu AdSense. Desde que esteja ajustado para exibir apenas texto e nada mais. Claro que se o AdBlock Plus pudesse detectar as cores do texto apresentado pelo AdSense seria ainda melhor, para evitar cores muito espalhafatosas.

O AdBlock Plus 2.0, como eu disse, deve chegar ao Chrome e ao Firefox amanhã. Você vai optar por bloquear a publicidade completa depois que baixar o update?

De minha parte, não tenho nenhum software para bloquear propaganda na rede. Claro que a minha perspectiva acerca do assunto é muito particular: vivo de internet e, portanto, respeito e acho justo visualizar as publicidades adotadas pelos sites que eu acesso e dos quais gosto muito.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados