Internet Explorer 6: Sai pra lá, coisa ruim

Software antigo sempre foi um calo nos pés cansados da Microsoft. Por mais que o pessoal de Redmond se esforce para criar coisa nova e bacana (por vezes eles conseguem, a despeito do que muitos odiadores pensam), não adianta muito ter um Live Messenger cheio de animações bonitas e visualmente interessantes se uma base enorme de usuários ainda utiliza o Windows XP como sistema operacional.

No campo da web a coisa fica ainda pior porque os desenvolvedores e designers se desesperam ao ver as atrocidades que versões antigas do Internet Explorer fazem com páginas criadas amparadas nos mais recentes padrões abertos para a rede. A empresa fica num fogo cruzado. De um lado, os programadores reclamando. Do outro, os usuários menos tecnológicos que não estão nem aí para o problema. E a MSFT sem ter o que fazer.

Felizmente isso está para mudar. A companhia deu hoje uma excelente notícia para quem torce por navegadores sempre atualizados. Começando com Brasil e Austrália, a atualização do Internet Explorer será automática e compulsória. Promessa da MS: fazer algo similar às atualizações do Chrome, nas quais o usuário mal percebe que novo software foi instalado na máquina.

A partir de janeiro do ano que vem as atualizações automáticas do IE chegam por meio da rede para os usuários. Já é assim com as correções de segurança, as quais a Microsoft escoa por meio do Windows Update. No Windows XP, quem tem Internet Explorer 6 ou Internet Explorer 7 será empurrado para o IE8. No Vista (tem quem use Vista?) a versão escolhida foi o IE9. Cabe lembrar que a nona iteração do navegador jurássico foi lançada sem suporte ao também jurássico (e desatualizado) Windows XP.

Pelo que a Microsoft divulgou, as instalações automáticas serão… automáticas. Quer dizer que não vai depender de autorização do usuário, como muitas vezes acontece nas atualizações de segurança fornecidas pelo Windows Update.

“Como sempre ocorre, quando a versão do navegador for atualizada para a versão mais recente via Windows Update, a página inicial, o provedor de busca e o ajuste de navegador-padrão permanecerão os mesmos.” — Afirmou a MS Brasil em comunicado.

Além da maior compatibilidade com HTML5 e outras novidades recentes (ou quase recentes) em termos de desenvolvimento para web, a atualização de navegador garante maior segurança para os usuários. Muita coisa ruim passa despercebida pelo IE simplesmente porque o usuário não mantém o software atualizado.

Internet Explorer 9: bem melhor assim

A mudança de filosofia é mais do que bem vinda. Chega tarde, atrevo-me a dizer. Porém em tempo para garantir que, num futuro próximo, todos viveremos felizes sem nos preocuparmos com versões para aplicativos tão importantes e cotidianos como o navegador.

Talvez para você ou para mim a atitude da MS não faça muita diferença (ou você está com o IE atualizado, ou usa outro navegador mesmo). Mas para a minha querida avó, ainda no XPzão, será uma facilidade a mais. E uma preocupação a menos para o técnico em informática particular da véia — eu.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados