Início » Brasil » Claro anuncia rede HSPA+ cobrindo todo o Brasil

Claro anuncia rede HSPA+ cobrindo todo o Brasil

Operadora promete velocidade média de 3 Mbps e picos de 6 Mbps.

Avatar Por

E a corrida pela banda larga móvel de alta velocidade (na teoria) começa. A Claro acaba de avisar que vai oferecer o HSPA+ em toda a sua rede, cobrindo o Brasil inteiro. A operadora diz que não vai cobrar nada a mais dos consumidores ao oferecer internet a uma “velocidade média inicial” de 3 Mbps. De acordo com a Claro, o consumidor corre o risco de acessar a internet com picos de 6 Mbps.

A operadora chama a tecnologia comercialmente de 3G+. De acordo com o comunicado enviado para a imprensa, os clientes terão acesso à internet a uma taxa “até” três vezes superior à atual — considerando-se o download, como de costume. A cobertura inicial do serviço inclui 700 municípios, fazendo da rede da Claro a maior do Brasil com suporte à tecnologia.

Para chegar a esse resultado, a Claro teve que promover atualizações tanto no hardware como no software de sua rede. Em termos de software, a atualização permite transmitir mais dados por um mesmo espectro (salvo engano meu). Já no hardware, claro que a companhia precisava de equipamentos compatíveis com o HSPA+.

Diferentemente da Vivo, que oferece o HSPA+ somente para clientes de um dos diversos plano de dados (o mais custoso), a Claro informa que o 3G+ estará disponível para todos os clientes de planos 3G com dispositivo compatível com a tecnologia.

A Claro deixa muito claro que fez a atualização na rede para o HSPA+, mas está de olho no 4G mesmo. Diz Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor agregado: “Essa tecnologia permitirá oferecer velocidade  com picos de até 6 Mbps antes da chegada do 4G.” Assim, sim.

Em apenas um ano, o tráfego de dados aumentou 40% na Claro. Para dar vazão ao volume de requisições, a empresa diz ter construído uma rede IP com mais de 8.500 roteadores e fibra ótica.

A Vivo anunciou rede HSPA+ em novembro, com comercialização exclusivamente em São Paulo, mas a rede está adequada para a tecnologia no Brasil inteiro. Assim como na Claro, promete velocidade de 3 Mega com picos de 6 Mega. Oi e CTBC por enquanto estão na promessa de fazer o upgrade em suas respectivas redes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon
Mentira que cobre 100% do territorio nacional pois aqui em manaus continua a mesma porcaria de sempre. Deve cobrir 100% de São Paulo isso sim, já que pra essas empresas Brasil se resume a São Paulo e Rio de Janeiro
Leo
Lixo total!! Por isso essas operadoras querem falir!!! E essa t de claro no pré não passa de 250k!!! Por isso não uso mais !!!
@eduardo_baronio
Pelo jeito POA ainda não ta nisso, to no centrão da cidade, e pelo speedtest ta 500k de velocidade, acho que ao invés de aumentar acho que cortaram 50%. Daqui a pouco melhora, ou dobra quem sabe..
@brunogdb
Por isso que eu não fui pra Claro e fui pra TIM, pelas franquias. Do que adianta 6MB se o limite é baixíssimo? Você se empolga por umas horinhas e depois... Adeus. Eu com 1MB na TIM já atingi 300MB até agora, e meu plano zera todo dia 4, imagina se dar picos de 6MB no meu celular que na rua não utilizo muito.
@brunogdb
Depende muito. No Rio de Janeiro só me queixo em algumas localidades, fora isto, a TIM é a melhor depois da Vivo quando se trata de cobertura 3G.
Thiago Sabaia
Pena que meu plano da Claro é de 1GB.
@andrelinod
Em que sentido, TatoGomes? Eu vou pegar um iPad no começo do ano e to considerando qual operadora eu faço o plano de 3G. O plano da TIM realmente me pareceu ter o melhor/custo benefício, mas qual sua experiência com a TIM? Foi ruim? Valeu!
GustavoUNQ
Cara, será que tem tanto valor assim isso? A impressão que dá é que seu objetivo de vida é mostrar para os outros como aplicar unidades de medida de transmissão e armazenamento de dados.
Rodrigo Fante
@Fernando: Compreendo o fato de você não conhecer, afinal, mesmo blogs de tecnologia que deveria ensinar o correto achar certo ensinar errado, como cobrar de você?
GustavoUNQ
Putz, é verdade hahaha! (rindo pra não chorar)
TatoGomes
Antes de entrar na Tim, ela parece perfeita e maravilhosa com seus planos. Aí você entra e vê que a realidade é BEM diferente.
Ramon Melo
Putz, aí já não sei. A maioria dos smartphones da linha 2011 vem com ela, os modems eu já não sei. O problema é que as operadoras costumam emprestar o modem, então elas entregam o que tiverem. Se for um modelo antigo, não deve ser compatível.
Ramon Melo
Yangm, quando você posta, eu já considero que é sarcasmo antes mesmo de ler o que você escreveu. :)
@lucashingis
Realmente! Franquias sempre deixam a desejar. (n)
C. Emanuel Laguna Jr
A foto foi batida pelo Thássius para este post do Tecnoblog e realmente surpreende pelo uso do Internet Explorer… :lol:
Exibir mais comentários