Início » Curiosidades » Bill Gates: “Steve Jobs tinha inveja do sucesso do Windows”

Bill Gates: “Steve Jobs tinha inveja do sucesso do Windows”

E Woz disse que chorou ao ler trecho da biografia do iCEO.

Avatar Por

Steve Jobs passou boa parte de sua vida falando mal dos produtos da Microsoft, mas foi apenas depois de sua morte que Bill Gates se dignou a dar qualquer reposta às críticas de seu antigo amigo e arquirrival.

Durante em uma entrevista a uma rede de televisão australiana, o fundador da Microsoft afirmou que quando Jobs o chamava de “pouco imaginativo” e o acusava de roubar ideias, ele o fazia porque “as máquinas da Microsoft vendiam muito mais do que as da Apple”, disse, completando em seguida que, tirando este detalhe, o guru da empresa da maçã era “uma pessoa brilhante”.

“Muitos motivos fizeram com que o trabalho da Microsoft tivesse sucesso e Steve fez muitas contribuições. Nos últimos anos ele foi mais gentil, mas muitas vezes disse coisas muito duras.”

Aposentado da Microsoft desde 2006, desde então dedicando todo seu tempo a projetos de filantropia, Gates aproveitou a entrevista para desmentir um boato levantado pela revista Fortune em novembro de que ele poderia voltar ao comando da MS.

“Eu ainda sou envolvido com a Microsoft em alguma parte do meu tempo e até estive em contato com eles recentemente, mas minha aposentadoria não é algo que vá mudar. A Fundação Bill e Melinda Gates pede muito da minha energia e é o que eu quero fazer o resto de minha vida.”

Outro que andou falando de Steve Jobs nos últimos dias foi seu antigo parceiro Steve Wozniak. Na noite de quarta-feira a rede de TV CBS exibiu um documentário sobre o falecido CEO chamado Billion Dollar Hippy (ou O Hippie de Bilhões de Dólares, em uma tradução livre) em que Woz disse ter “chorado um pouco”  ao descobrir, lendo a biografia escrita por Walter Isaacson, que Jobs embolsou para si boa parte de um dinheiro recebido da Atari nos anos 70 por conta de um jogo que desenvolveu.

Na ocasião Woz foi recrutado por Jobs para fazer um novo jogo para empresa de consoles. “Ele pediu que o jogo estivesse pronto em quatro dias (…) mas não mencionou o bônus prometido pela Atari”. Passaram-se 10 anos até o gordinho descobrir que tinha direito a um dinheiro extra por seu trabalho, mas em seguida disse que “recebeu menos do que a metade” que foi paga a seu (muy) amigo.

Com informações Fairfax Media, IBItimes

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LeiaMaisSuaAnta

Faltou história factual. Um bom (e difícil de achar) livro é o MS-DOS Enciclopedy. O Windows se "inspirou" em outros ambientes do tipo e principalmente, a IBM alavancou (quase que como um capitalismo sem risco) o MS-DOS, já que achava desprezível os computadores pessoais. E como programador da época, que fazia seus próprios jogos e ambientes em assembler, Turbo C, e outros, muita coisa (vide as planilhas) foram inventadas por pessoas que simplesmente são anonimas e nunca ganharam dinheiro ou fama com isso. Software era coisa de "eletrônico" e pasmem, de hippies. Quem leu O Capital no Séc XXI (aprovado pelo próprio Gates) sabe das doses de "sorte" e certos "arranjos" convenientes para se tornar um monopólio. Infelizmente a rapaziada acha que são nerds é quem escovam de fato os bits e que tudo foi feito visando o lucro. Ledo engano, o mundo é construído por pessoas que buscam o conhecimento livre e o bem comum, e apenas nas últimas décadas é que a amoralidade tomou de assalto "os mercados" e "os ganhos", criando uma sociedade corrupta em sua essência e que se desmorona diante dos olhos mais rápido do que qualquer outra civilização. Se conhecer a história e as sociedades, a ruína está apenas a um passo.

werykrthrg

que menina justa é vc hein biba!

Paulo Oliveira
que menina justa é vc hein biba!
Airton Neto
Concordo com vc cara não é atoa que a Apple hj é a marca mais valiosa do mundo e tem osmartphone mais vendido também.. E um computador que dá um banho na concorrência.. Stive arrogante ou não deixou o seu legado...já Bill só continua enriquecendo nas costas dos outros.
Tayna Rodrigues Do Nascimento
A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período... Bill Gates
Lucas
FATO, por isso que windows domina o mercado ate hoje com 90% de usuários, e merece pois esse Steve Jobs era um arrogante, recusou ate pensão para prórpia filha. e se o Windows fosse um sistema ruim, não era usado em cirugias, bancos, servidores de grandes empresas e várias outras coisas.
moisés felipe dos santos
duas pessoas geneais no qual me adimiro muito, bill gates e steve jobs usaram sua criatividade não só para arrecada mais para inovar... por isso que eu os adimiro.....
Rodrigo
POXA JOÃO BRUNELLI, NÃO FAZ ISSO COM OS LEITORES NÃO! No título você anuncia deturpadamente que Gates disse que Jobs tinha inveja do Windows. Mentira sua, ele não falou nada disso. O que ele falou foi muito diferente da frase absurda usada no título. O artigo continua e você vem com essa: "mas foi apenas depois de sua morte que Bill Gates se dignou a dar qualquer reposta às críticas de seu antigo amigo e arquirrival." Outra grande mentira! Um sempre criticava o outro, Gates não era nada simpático. Em uma entrevista, quando foi perguntado se desenvolveria para o NeXT, ele falou: "desenvolver para aquilo? eu MIJARIA naquilo". Então não me venha com essa de "só agora que o Steve Jobs morreu Bill Gates aproveita para meter o pau", porque é mentira, no passado já foram muito mais rudes. Por favor, escreva os artigos de maneira mais sensata e transparente. Tem gente que não manja muito da história dos dois gênios da informática e criam ideias bem erradas em relação a eles. Basta ler os comentários para ver isso.
Rodrigo
Como assim não produz nenhum bem físico?? Absurdo. Seu valor de mercado é especulativo graças às altas vendas de seus produtos.
Rodrigo
Sua analogia está errada. Não se trata do preço do produto - computador ou maçã, e sim de valor de mercado. A Microsoft está em decadência. Vale um terço do que valia a dez anos atrás. Já a Apple é a empresa mais valiosa do mundo, em vez de estar decaindo, não para de crescer. Para mim sucesso é isso. Crescimento.
@andersonrohden
Os comentários sobre Jobs são parciais, pejorativos e tendenciosos... o nível de escrita do tecnoblog já foi melhor... #triste
@mos_axz
Meu ponto é justamente esse: Todas as grandes empresas copiaram algo. Não disse que a MS é original, mas que a apple TAMBÉM COPIOU.
Tweener
Edit que faz falta: Ou seja: O Windows 7 deveria se chamar: WindOSx já que o windows 7 tem muitos recursos copiados da Apple. . .
Tweener
Você também deve procurar: OS, Interface, Fontes, Recursos. Sem contas as coisas que estão incluídas em cada um desses quesitos: Barra de tarefas do Windows 7, Aero Peek, Jump List, Prévia de arquivos, Disc Image Burner, Feeds RSS, Sticky Notes, Gadgets, Compartilhamento na rede, Saved Searches. Essas últimas 10 coisas são só do Windows Vista/7 que foram postadas no sitehttp://pcworld.uol.com.br.
@LBKatan
Mais um "Thumb Up" aqui por comentário, porque essa foi demais! \o/
Exibir mais comentários