Início » Internet » Por que a chegada do Amazon AWS ao Brasil é importante

Por que a chegada do Amazon AWS ao Brasil é importante

Avatar Por

Finalmente temos um datacenter em São Paulo do Amazon Web Services (AWS). Agora o que a chegada do AWS por aqui significa para desenvolvedores, consumidores e para o mercado de TI no Brasil?

A premissa básica do Amazon AWS é a computação nas nuvem (cloud computing). Todos os serviços disponíveis rodam em uma rede de servidores que dividem, alocam e otimizam o uso de recursos. Mas pra falar melhor dos recursos, é preciso responder uma pergunta: o que a Amazon, uma empresa de varejo, está fazendo no mercado de tecnologia?

Datacenters da Amazon nas Américas

Por conta da plataforma de computação nas nuvens, a queda de um servidor não significa a interrupção de nenhum dos serviços. O modelo “pague pelo que usar” também permite que o custo operacional seja bem menor.

Para ter uma ideia, se você precisa de um servidor extra temporário, o modelo tradicional de negócios exige que seja contratado um servidor por um mês e o preço vai pago de acordo com o conjunto de recursos selecionado. Já no AWS, o usuário pode alocar 10 máquinas para um trabalho pesado, desligar todas depois de finalizado e seguir com seu site, serviço ou produto no ar sem interrupções, demoras e pagando apenas pelo que usou.

O impacto do AWS no Brasil

Um dos grandes problemas de infraestrutura de TI no Brasil é o custo. O aluguel de um servidor no Brasil, para qualquer fim, custa de 2 a 10 vezes o preço de uma configuração parecida no exterior. Tanto que não é rara a opção por contratar serviços no exterior (como é o próprio caso do Tecnoblog, um site brasileiro hospedado nos EUA).

E não se engane, grande parte das empresas que oferecem serviços de hospedagem no Brasil praticam revenda. Contratam um servidor nos Estados Unidos, colocam uma roupagem em português e vendem com lucro em cima do consumidor desavisado.

Por estar hospedado mais longe, consequentemente o acesso a um site vai ficar mais lento do que se acessado por um link nacional. Para o caso de grandes empresas que dependem de uma agilidade, para controle de estoque, logística e qualquer outro tipo de operação, um atraso de milisegundos pode custar um bom dinheiro. Essas empresas acabam gastando mais pra contratar um serviço caro nas bandas de cá.

O lançamento do AWS no Brasil vai permitir uma nova onda de contratação de serviços de baixo custo e alta qualidade em território nacional. Isso significa sites mais rápidos, serviços melhores e custos menores. Consequentemente, o impacto disso pode afetar outras empresas de hospedagem, que vão ter que investir mais em qualidade e otimização de recursos. Indiretamente, isso tudo pode influenciar no bolso do consumidor e na qualidade dos serviços prestados.

E o quão grande é esse AWS de que estamos falando? Foursquare, Instagram, Reddit, Hootsuite, Minecraft, Dropbox e Tumblr são só alguns sites famosos que usam algum serviço deles. No Brasil, identifiquei a Globo.com e o Busk utilizando.

A operação da AWS em território nacional também é sinal de um primeiro passo da operação da Amazon no Brasil. Não vai me surpreender se ano que vem eles começarem de vez as vendas de varejo por aqui, uma vez que o cenário de e-commerce nacional só cresce. Neste ano o crescimento no segmento já é de 35% em relação a 2010.

Netflix, Amazon, World of Warcraft. O ano de 2011 vem mostrando que a nova corrida do ouro começou e se dá em território nacional. Bom pra eles, que ganham dinheiro, e para nós, que ganhamos mais opções de serviço, entretenimento, compras etc.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro Cardoso
Exagero? Fala isso para quem trabalha no back-end de corretora de ações e moedas.
@fredantunes
Tendências, tendências..... Vão me chamar de pessimista, mas vou ser bem realista. A idéia surge, cresce e ao ser colocada em prática fica no nível do mesmo lixo existente com um . a mais para diferenciar. Para que investir muito e cobrar pouco em um país que paga caro pelo lixo? Eles vem para cá para ganhar mais dinheiro ainda. Então venda o lixo +1, cobre mais caro que o que está no mercado pelo +1 e faça a festa. Isso serve para tecnologia, automóveis, construção civil, telefonia, serviços bancários, vestuário, etc, etc, etc.
@eumarcosv
Primeiramente a Amazon não tem data center no Brasil, eles estão na estrutura da TIVIT, a antiga Optiglobe. Sim, irá melhorar e muito com a chegada. Porquê vai fazer com que a UolHost e cia melhorem seus serviços.
@brunogdb
Dependendo do serviço, pode sim. Se for algo em tempo real, um atraso mínimo que seja pode atrapalhar qualquer coisa.
Gus Fune
Geralmente o processo é rápido e indolor. Só criar uma conta na Amazon mesmo e habilitar o AWS. Depois disso: manda bala. Eu tenho uma conta pessoal, além de tratar com mais duas corporativas na AWS. A diferença entre elas: nenhuma. Só que, pra quem não entende de hospedagem e infraestrutura, vai acabar te dando mais dor de cabeça criar um blog em wordpress lá. Pra quem é curioso, recomendo essa leitura: http://wp.tutsplus.com/tutorials/scaling-caching/deploy-your-wordpress-blog-to-the-cloud/
Elison Gomes
Almy, atendem todo tipo de pessoa. So se cadastrar e ter um cartao internacional.
@dtuler
Servidores no Brasil também é uma boa notícia por questões legais. Há determinados segmentos de aplicações que inviabilizam que as mesmas estejam hospedadas em território estrangeiro, por questões legais e de sigilo.
Carlos
La fora eles atendem pessoa física tambem, e não tem distinção de preços. Outra grande vantagem. Vamos ver se aqui tambem vai ser assim.
Almy Fróes
ué, meu comentario sumiu.. Enfim..minha duvida é:ela somente oferecerá serviços corporativos, ou também atenderá pobres mortais como eu que só querem hospedar seu blog em wordpress?
ricardo
"um atraso de milissegundos pode custar um bom dinheiro" - Exagero.
Diego Duarte
Porra TB, se superaram no post pago heim? Fora a quantidade absurda de erros... Mas enfim, alguem tem que vender o peixe, né?
@marksborn
É realmente ótima esta noticia. A tendencia nas áreas de TI das empresas é a virtualização, a vantagem é muito grande. Além das empresas se livrarem da "dor de cabeça" de ter pessoal interno cuidando da manutenção, atualização, eles ganham em valor, pois o custo de manter esse pessoal e ainda arcar o hardware é grande. Como a internet está cada vez mais rápida, mais acessível, esse será o futuro, a TI dentro da empresa se resumirá em profissionais capacitados nos softwares que a empresa usa, e o hardware e como, e como é armazenados esses dados, deixa para os outros cuidarem. Mas não podemos nos esquecer que tem um fator muito importante que, apesar de estar bom, termos que melhorar mais, é a questão da segurança dos dados, até por que, o sucesso de uma empresa está baseada em suas informações.
Yangm
O conceito Brazil=Monkey está mudando para Brazil=Money. Interessante.
Yangm
Bota a mão na cabeça que vai começaaaaaaaaar o rebolation tion o rebolation...
Thiago Mobilon
Baixa latência você sente até em conexões de 500Kb/s. A latência do TB geralmente fica abaixo dos 180ms. Chegamos a fazer testes em servidores nacionais onde a latência batia de 10ms a 30ms e a diferença na velocidade de carregamento é bastante grande. Você bate enter na barra de navegação e o site já está carregando, agora com o server lá fora às vezes dá pra contar um segundo antes dos elementos começarem a serem renderizados...
Exibir mais comentários